Folk Lusitânia Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial. |
|
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
Selene Morgan Burguês/Burguesa

N. de Mensagens: 68 Idade: 19 Local: Monte da lua Raça: Elfo Elemento: Sombra Deus: Hades (Submundo/Pranto/Morte)
 | Assunto: Re: Racismo Qui Jan 08, 2009 1:11 am | |
| Isto dava um bom topico sobre imigraçao/ emigraçao
Cada vezs isto vai ficar pior, cada vez mais as geraçoes vao ser más devido a demasiada liberdade, a crise economica vai aumentar muito mais devido a escassez que vai haver de alimentos e as doenças vao ser outro factor elevado isto devido ao aquecimento global. Hoje roubamos e lutamos por tecnologias, dinheiro e etc amanha roubaremos e lutaremos por um pingo de agua putavel. Vejo isto como um abismo e o fundo dele no futuro. Por isso ate nem tamos mal actualmente. |
|  | | Entropic Thing Guerreiro/Guerreira

N. de Mensagens: 43 Idade: 29 Raça: Anjo Elemento: Fogo/Trovão Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
 | Assunto: Re: Racismo Qui Jan 29, 2009 6:41 am | |
| | Selene Morgan escreveu: | | Isto dava um bom topico sobre imigraçao/ emigraçao |
Sim. Quando andava na faculdade fiz uma reportagem sobre emigração/imigração e descobri coisas interessantes. Por exemplo, que as pessoas vêm mesmo ao engano, pensam mesmo que vão viver melhor, que vão ter melhores condições de vida... Enfim.
Quanto ao racismo em si, não faz sentido. Ponto final. Não é verdade que todos sejamos racistas. Mas é verdade que todos já tivemos comportamento preconceituosos. Eu estou sempre vigilante em relação aos meus e considero-me uma pessoa pouco preconceituosa. |
|  | | Jordán Guerreiro/Guerreira

N. de Mensagens: 49 Idade: 21 Local: Parede, Cascais Raça: Elfo Elemento: Sombra Deus: Ártemis (Lua/Bosques/Magia)
 | Assunto: Re: Racismo Qui Jan 29, 2009 7:15 am | |
| Vejo à minha volta que a maioria das pessoas, realmente tem tendência a afastar-se de quem é diferente. Isso faz-me bastante confusão...
Eu adoraria conhecer mais pessoas diferentes de mim, Africanos, Chineses, Nativos Americanos ( cujos ideais e cultura me fascinam imenso), Japoneses...Isto porque, o que eu acho é que, na diferença de culturas e pessoas é que reside a sabedoria. É tão emocionante aprendermos coisas novas com os outros. Oiçam bem a musica da Pocahontas, Colors of the wind ( xD desculpem lá mas aquela música tem com cada verdade que até dói)!
O unico senão nesta mistura cultural e racial é a tendência para criticar os costumes dos outros e não aceitar nem compreender os ideais de cada um. Bem, isto é que é o racismo não é verdade? É uma pena... E não querendo julgar ninguém, os imigrantes, talvez pela falta de condiçoes, é obvio que são obrigados a tornarem-se por vezes criminosos. O que as pessoas se esquecem é que tanto os do noss Pais como os Imigrantes praticam crimes.. mas foi dito, quem é diferente é quem tem culpa...portanto as pessoas fecham os olhos e tapam os ouvidos perante os criminosos, neste caso, Portugueses e a culpa e sempre dos que vêm lá de fora "Vêm lá do País deles, destabilizar o nosso! Por isso é que isto está assim!" já eu ouvi dizer tantas e tantas vezes. É assim que se desencadeia uma grande parte do Racismo. Não ando contente com Imigrantes e com filhos de imigrantes já considerados Portugueses, mas é necessário não ver isto como se fosse por causa da sua raça, nacionalidade ou por causa das suas origens. É necessário perceber que são Pessoas, só pessoas.
cumprimentos! |
|  | | Kraft durch Freude Rei/Rainha

N. de Mensagens: 1619 Raça: Povo das Arvores Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
 | Assunto: Re: Racismo Qui Jan 29, 2009 1:22 pm | |
| Uma coisa é o racismo, que como está indicado no primeiro post deste tópico, se refere à "convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros". Na minha humilde opinião esta definição chega a cair no ridículo. Dada a quantidade e variedade de pessoas que há, inclusive com características físicas e de carácter semelhantes, sendo cada uma diferente, é impossível determinar à partida que alguém "não presta". Considerar que os outros são inferiores porque são diferentes é estúpido demais para merecer ter outro nome. Qualquer contribuição da minha parte sobre este tipo de "racismo" (que tenho dificuldade em acreditar que exista, assente nas premissas de irracionalidade em que nos é normalmente apresentado) resume-se a isto. Outra, é a discussão acerca das vantagens e desvantagens da imigração sobre as sociedades actuais, e sobre se a situação actual deve manter-se ou se deve ser alterada, e em que sentido. Na minha humilde opinião, por aqui já há muito por onde se poderia pegar. O aumento da criminalidade provocada pela exclusão social é inegável. É inegável que existem desvantagens na imigração massiva que se verifica nos dias de hoje. Infelizmente, há muita gente que prefere apelidar de "racista" a quem pretende discutir estas questões, em vez de aceitar essa discussão. Não os censuro: a alteração do panorama de qualquer sociedade nunca foi conveniente às maiorias, e manter o rumo da sociedade tal como se encontra hoje é a melhor solução para quem nela encontra conforto e receia o que poderia vir de tal alteração. A homogeneização que se verifica actualmente provoca uma grande perda cultural, da qual muitos de nós certamente já nem nos apercebemos. Quantos dos imigrantes que para cá vêm mantêm as ligações com as suas raízes? Não falo das primeiras, mas das segundas e terceiras gerações, que "já são portugueses". Quantos desses novos "portugueses" têm alguma ligação com a cultura portuguesa? Quantos de nós temos ainda alguma ligação com a cultura portuguesa? E por "cultura portuguesa" não me refiro a "ser português". Quantos de nós pertencemos a associações culturais, a ranchos, a grupos recreativos, participamos em eventos que nos liguem à nossa comunidade e celebramos o nosso passado, fazendo-o propagar-se no nosso presente? O problema central, a meu ver, não se encontra na imigração, mas na perda da identidade dos povos, na acefalia global e sensação de não-pertença a parte alguma para onde grande parte das pessoas neste mundo se encaminha. Os problemas da imigração massiva que se verificam hoje são consequências deste problema (e vice-versa). Foi realmente triste e uma felicidade estranha, quando estive em Idanha-a-Velha e constatei que o grupo cultural que ainda sobrevive é constituído praticamente apenas por pessoas com mais de 60 anos. O mais jovem do grupo tinha cerca de 40, se não estou em erro. Já não há jovens na aldeia, e os que há são os filhos de pais que estão a viver em Lisboa ou outras cidades, que detestam ir à aldeia nas férias porque não têm ninguém da sua idade com quem estar. Tal como este exemplo, muitos outros há por todo o interior de Portugal (e não só, lá fora passa-se o mesmo em muitos sítios com passados históricos riquíssimos, que se arriscam a perder-se com a indiferença a que são deixados). Que cultura para partilhar terão os filhos destas famílias que deixaram as suas raízes? Onde estão as suas raízes? Que cultura têm para partilhar com os imigrantes que vêm para Portugal, e que, muito provavelmente, acabarão por se fundir também neste tipo de sociedade "desenraizada"? Talvez um dia se lembrem que em tempos, nem toda a gente era igual, e que cada povo tinha a sua forma de viver. Espero que nesse dia não seja tarde demais para ainda recuperar a sua história. Recomendo a audição da primeira parte * do programa Planeta 3 da Antena 3 desta semana, em que está incluída uma entrevista com o falecido João Aguardela que, a certa altura (por volta dos 9 minutos), diz algo como: | Citação: | | "Nós temos duas hipóteses, a liberdade é mesmo isso: se nós queremos que a nossa cultura seja isto que todos nós conhecemos, que conhecemos quando vamos a um concerto, quando ligamos um rádio... Se queremos que seja isto, tudo bem. Agora, se queremos que seja outra coisa, temos todos de contribuir para isso. (...) Este processo foi acontecendo gradualmente, e o processo a que eu me refiro é um processo de aculturação - mesmo nas coisas mais alternativas, as pessoas estão formatadas. Mesmo naquilo que é considerado independente ou alternativo, a coisa está completamente formatada." |
Durante o programa ele fala da forma como tentou dar a conhecer a cultura portuguesa, não através de um saudosismo sobre o passado, mas preservando-a, misturando essa cultura ancestral com elementos modernos.
Como li algures, "Tradição é a passagem do fogo, não a veneração das cinzas".
* - não sei até quando o link estará a funcionar, mas posso fazer o upload do ficheiro para algum lado, se quiserem ouvir. Basta pedir. |
|  | | Entropic Thing Guerreiro/Guerreira

N. de Mensagens: 43 Idade: 29 Raça: Anjo Elemento: Fogo/Trovão Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
 | Assunto: Re: Racismo Sex Jan 30, 2009 1:14 am | |
| | Kraft durch Freude escreveu: | A homogeneização que se verifica actualmente provoca uma grande perda cultural, da qual muitos de nós certamente já nem nos apercebemos. Quantos dos imigrantes que para cá vêm mantêm as ligações com as suas raízes? Não falo das primeiras, mas das segundas e terceiras gerações, que "já são portugueses". Quantos desses novos "portugueses" têm alguma ligação com a cultura portuguesa? Quantos de nós temos ainda alguma ligação com a cultura portuguesa? E por "cultura portuguesa" não me refiro a "ser português". Quantos de nós pertencemos a associações culturais, a ranchos, a grupos recreativos, participamos em eventos que nos liguem à nossa comunidade e celebramos o nosso passado, fazendo-o propagar-se no nosso presente?
|
A homogeneização não tem tanto a ver com as questões da imigração, mas mais com as da globalização. Perguntaste bem: " Quantos de nós temos ainda alguma ligação com a cultura portuguesa?". Sim, quantos? Parece que, cada vez mais, a tendência é o desaparecimento dos regionalismos, seremos cada vez mais globais, com tudo o que de negativo e positivo isso acarreta.
Mas não sejas tão negativo. Não estarias num fórum de folk se algumas tradições não sobrevivessem. E em Portugal têm surgido nos último tempos têm aparecido artista, bandas e projectos que têm procurado expressar essa identidade portuguesa. E o que dizer do renascimento do fado. Claro que estas expressões estão modernizadas, o que também é positivo, porque uma cultura que se adapta não morre.
| Citação: | O problema central, a meu ver, não se encontra na imigração, mas na perda da identidade dos povos, na acefalia global e sensação de não-pertença a parte alguma para onde grande parte das pessoas neste mundo se encaminha. Os problemas da imigração massiva que se verificam hoje são consequências deste problema (e vice-versa).
|
Os problemas da imigração massiva são de outra natureza. São problemas económicos. Quem tem qualidade de vida geralmente não emigra.
Quanto à sensação de pertença não acho que ela tenha desaparecido. As pessoas ainda querem pertencer a qualquer coisa, mas não às mesmas coisas de há algumas décadas atrás. |

N. de Mensagens: 1619 Raça: Povo das Arvores Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
 | Assunto: Re: Racismo Sex Jan 30, 2009 6:26 am | |
| | Entropic Thing escreveu: | | Os problemas da imigração massiva são de outra natureza. São problemas económicos. Quem tem qualidade de vida geralmente não emigra. |
Referia-me aos "problemas causados pela imigração massiva" e não às causas dessa imigração, talvez me tenha expressado mal. Os problemas sociais que a imigração traz poderiam ser evitados em grande medida, tanto se houvesse um sentimento de pertença à comunidade de destino, como se as raízes dos migrantes e sua descendência não se perdessem, o que até poderia contribuir mais para a troca de experiências culturais. Mas a sociedade em que vivemos não está "formatada" para isto, e acabamos (quase) todos por ir engolindo o que vem dos ecrãs, deixando o tempo passar passivamente, consumindo e vivendo no pacato rebanho de revoltados-mas-parte-do-problema.
Depois de ter escrito sobre as adufeiras de Idanha-a-Velha, lembrei-me de quando lá estive as ter ouvido cantar. Havia pelo menos uma letra de uma música em que diziam algo como "sou uma rapariga ainda jovem, ainda não fiz 20 anos", e que falava sobre as suas "aventuras", enquanto andava atrás dos rapazes lá do sítio, e a música era mesmo animada. Para além da alegria transmitida e que se sentia, o que entristecia mesmo era constatar que aquele grupo era composto apenas por senhoras de mais de 60, 70 e 80 anos, quando se notava que as músicas tinham sido em tempos parte de outro estilo de vida, votado ao esquecimento em grande parte por ignorância e desinteresse.
Posso ter soado negativo, mas entristece-me mesmo o estado a que as coisas se deixam chegar. Sei que é fácil generalizar mas normalmente o que tento fazer é transmitir a minha percepção daquilo que vejo à minha volta e da minha experiência. Penso que não erro ao afirmar que a maior parte das pessoas da minha geração que observo na minha vida corresponde à caracterização que apresentei de cidadãos do mundo e de parte alguma ao mesmo tempo.
Por outro lado, este fórum alegrou-me imenso. A sério que não contava ter encontrado nada assim. Já tinha andado à procura, várias vezes ao longo dos últimos anos, mas o melhor que encontrei foi um fórum semelhante, brasileiro, com milhares de utilizadores. Espero sinceramente que seja possível fazer deste espaço algo mais do que um cantinho para debitarmos as nossas ideias, e que todos possamos aprender algo uns com os outros, e que isso sirva para enriquecer a vida de cada um.  |
|  | | Selene Morgan Burguês/Burguesa

N. de Mensagens: 68 Idade: 19 Local: Monte da lua Raça: Elfo Elemento: Sombra Deus: Hades (Submundo/Pranto/Morte)
 | Assunto: Re: Racismo Sex Jan 30, 2009 7:50 am | |
| Visto que ja passaram para outro tema tambem parte deste mas nao propriamente este ... e visto que dava outro bom topico criei um. Tem um topico de emigraçao/ imigraçao na parte da filosofia.  |
|  | | Sir Martinez Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 102 Idade: 22 Local: Benfica/Lisboa Raça: Gigante/Ciclope Elemento: Água Deus: Zeus (Justiça/Regência/Sentença)
 | Assunto: Re: Racismo Sab Jan 31, 2009 3:58 am | |
| Só tenho a citar o seguinte:
Eu sou racista e com muito gosto, mas so penso assim e reago dessa maneira para aqueles que me fazem mal e aos que me rodeiam, que julgam-me ou quando simplesmente apontam-me o dedo quando não tem razão de o fazer, independentemente da raça que for, preto, branco amarelo etc etc.
sem mais nada dizer... |
|  | | Nuno Mestre

N. de Mensagens: 552 Idade: 19 Local: Bracara Augusta Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Ar Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Verde
 | Assunto: Re: Racismo Sab Jan 31, 2009 7:40 am | |
| Então não és racista pah. |
|  | | Sir Martinez Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 102 Idade: 22 Local: Benfica/Lisboa Raça: Gigante/Ciclope Elemento: Água Deus: Zeus (Justiça/Regência/Sentença)
 | |  | | Nuno Mestre

N. de Mensagens: 552 Idade: 19 Local: Bracara Augusta Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Ar Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Verde
 | Assunto: Re: Racismo Sab Jan 31, 2009 9:57 am | |
| Mas então se reages mal quando te fazem mal independentemente da cor das pessoas isso não é racismo, é agir com sensatez. |
|  | | Váli Deus(a) do Sol (administração)

N. de Mensagens: 1688 Idade: 23 Local: Lisboa Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Madeira Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Verde
 | Assunto: Re: Racismo Dom Fev 01, 2009 2:25 am | |
| Eu não me considero racista mas, só para continuarmos o debate, existem questões complicadas. Se por exemplo for provado que o QI da raça branca é superior essa verdade deve ser escondida ou divulgada? Ou se a sociobiologia ou a psicologia evolucionista justificar a superioridade da raça branca como sendo a raça mais apta a sobreviver (dominante) e mais inteligente serão essas ciências racistas? Poderão ter consequências negativas? http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociobiologia Ou se eu preferir a mulher nórdica á mulher latina, estou a ser racista? (  ) |
|  | | Nuno Mestre

| Assunto: Re: Racismo Dom Fev 01, 2009 2:51 am | |
| Dado que eu considero o racismo como uma atitude de ódio irracional tendo como base apenas a cor das outras pessoas, não acho que essas ciências, sendo apoiadas por factos cientificamente comprovados, fossem racistas. E quanto ao preferires mulheres nórdicas às latinas, isso também não é racismo. São gostos. Racismo era se tratasses mal mulheres latinas apenas por serem latinas. |

| Assunto: Re: Racismo Seg Fev 02, 2009 11:18 am | |
| Penso que o tema da imigração/emigração não se desvia assim tanto da discussão da situação actual das raças humanas. Uma vez que cada vez mais nos dirigimos para a uniformização das sociedades em que vivemos, tem-se vindo a perder gradualmente a diversidade racial: - Muitas sociedades perderam grande parte da sua cultura para uma "ocidentalização" cada vez mais presente, principalmente se observarmos grandes cidades fora do continente europeu ou norte-americano, cidades essas onde se encontra uma enorme percentagem das população de alguns países. Por um lado ganham as comodidades desse tipo de vida. Por outro, perdem o que caracterizava a sua cultura, e alguns hábitos que poderiam até ser mais saudáveis do que os que recentemente "importados". - Para além da cultura, com o passar de alguns séculos ou milénios, se o ritmo de miscigenação racial continuar a aumentar, também algumas características físicas de certos povos se irão diluir, perdendo-se os seus traços e "diferenças", para traços absorvidos por outros. Há várias teorias sobre as vantagens ou desvantagens deste ponto, como por exemplo a melhor ou pior resistência do Homem a um maior número de doenças ou a eliminação ou aumento da probabilidade da ocorrência de deficiências pela maior diversidade genética. Não sei se tudo isto será maioritariamente negativo ou positivo, mas, como disse a Jordán, "na diferença de culturas e pessoas é que reside a sabedoria". Se por um lado, para assegurar a existência dessas diferenças, a solução mais fácil seria fechar fronteiras e negar tudo o que não fosse "genuinamente nosso", por outro, o que se ganharia com um total fecho das culturas sobre si mesmas? A história já nos mostrou que daí à intolerância sobre as diferenças pode ser um passo pequeníssimo e com consequências por vezes terríveis. Um meio-termo é o que me parece que seria mais vantajoso... Onde se encontra tal meio-termo, tenho dificuldade em discernir. Quanto à questão do QI, apesar de ser um assunto muitíssimo controverso, vários estudos apontam para que os resultados se agrupem de acordo com a origem genética ou cultural (ou outros factores, conforme a teoria que preferirem investigar). Segundo vários estudos, em termos gerais os africanos serão aqueles que obtêm os piores resultados nos testes para determinação do quociente de inteligência, seguidos dos nativos americanos, estando depois os europeus, e, com os melhores resultados, os asiáticos. É óbvio que estes estudos estão sujeitos a imensas críticas pela subjectividade da sua validade. No entanto, podem servir para validar o facto de que estas diferenças existem. [Mais aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Race_and_intelligence - por acaso é um dos artigos que já vi na Wikipédia com mais notas externas e referências de outras fontes] Fica sempre bonito dizermos que somos "todos diferentes, todos iguais", mas (talvez para ficarem bem vistos e imunizarem-se a críticas,) para muitos parece ser mais fácil olhar para a segunda parte, a dos "todos iguais", esquecendo-se que há mesmo diferenças, com as quais todos ganharíamos se forem preservadas para poderem ser estudadas e compreendidas. P.S.- Antes que venha alguém acusar-me de empregar termos incómodos como "raça", "racial" ou "miscigenação", leiam o(s) meu(s) post(s) com olhos de ler, e deixem-se de preconceitos. Estas palavras existem na língua portuguesa, e não é por algumas pessoas as associarem a parvoíces sem sentido que as deixarei de empregar quando penso que fazem sentido. P.P.S.- Desculpem lá os meus testamentos, mas eu às vezes até tenho de me controlar para não escrever mais.  |
|  | | Ella Guerreiro/Guerreira

N. de Mensagens: 32 Idade: 23 Raça: Druida/Feiticeiro Deus: Afrodite (Amor/Prazer/Beleza)
 | Assunto: Re: Racismo Seg Fev 16, 2009 7:14 am | |
| | Váli escreveu: | Eu não me considero racista mas, só para continuarmos o debate, existem questões complicadas. Se por exemplo for provado que o QI da raça branca é superior essa verdade deve ser escondida ou divulgada? Ou se a sociobiologia ou a psicologia evolucionista justificar a superioridade da raça branca como sendo a raça mais apta a sobreviver (dominante) e mais inteligente serão essas ciências racistas? Poderão ter consequências negativas?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociobiologia
Ou se eu preferir a mulher nórdica á mulher latina, estou a ser racista? ( ) |
Mesmo que tudo isso fosse verdade. Dar-te-ia o direito de discriminar os outros? |
|  | | |
Tópicos similares |  |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |
|