Folk Lusitânia Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial. |
|
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
Váli Deus(a) do Sol (administração)

N. de Mensagens: 1688 Idade: 23 Local: Lisboa Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Madeira Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Verde
 | Assunto: Re: LARP Seg Fev 02, 2009 7:38 am | |
| Ahm… é assim fiquei com uma ideia com o que li, um bocado vaga, e acho que quem está de fora estará certamente relutante. Mais devagarinho pode ser? Entretanto fui dar uma vista na wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_action Pelo que percebi existem um ou mais mestres (narradores) que têm a função de dirigir a história para um grupo de pessoas que não a conhece. São dados papeis ás pessoas os quais se vão desenrolando através daquilo que os mestres contam. Depois podem existir combates, físicos, através de dados ou de outras formas. Por exemplo a pessoa pode tentar enganar um rei ou conquistar uma rainha numa varanda de um castelo, recitando um poema, e o sucesso dessa pessoa pode ser decido através de um lançamento de dados, por exemplo. Depois desenrola-se a história consoante o que acontecer. Mas é preciso ter uma historia preparada para ambas as situações certo? (caso consiga conquistar a rainha ou não) Tive a reler o topico | Citação: | | Nunca fiz LARP num grupo grande e no meio da rua, como vi em alguns vídeos no youtube. Mas sou jogadora de Vampire: The Masquerade |
Está a falar na possibilidade de juntar cartas, ou foi um off topic? (eu gosto muito de Magic the gathering)
| Citação: | | Como RPG que é a história é muito importante, e aqui temos duas opções: ou utilizamos como cenário um RPG que já existe... ou criamos tudo de raíz. Não sei até que ponto estão familiarizados com RPGs de mesa... mas a única coisa que um RPG nos dá é um cenário e um contexto, a história é inteiramente nossa |
Ahm…se calhar o melhor seria por começar com RPG de tabuleiro e antes disso organizar alguns meetings. Por exemplo visitavamos um castelo e íamos jogar na torre mais alta (isso é que era) ou numas mesas que por lá houvesse. Depois do pessoal estar integrado então começamos a discutir Larps cada vez mais complexos.
Vá lá meninas tomem o controlo aqui disto, tipo, vocês é que percebem disto |
|  | | Entropic Thing Guerreiro/Guerreira

N. de Mensagens: 43 Idade: 29 Raça: Anjo Elemento: Fogo/Trovão Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
 | Assunto: Re: LARP Seg Fev 02, 2009 10:31 am | |
| | Váli escreveu: | Pelo que percebi existem um ou mais mestres (narradores) que têm a função de dirigir a história para um grupo de pessoas que não a conhece. São dados papeis ás pessoas os quais se vão desenrolando através daquilo que os mestres contam. |
Os narradores/mestres (dependendo do sistema em que estás a jogar) criam uma história e vão dirigindo a história, dando desafios às personagens. Os narradores/mestres também participam na história e desempenham papéis: as personagens dos narradores são os NPCs - Non Player Characteres. Assim, numa situação da LARP, em vez de andarem a dizer: "agora vai acontecer isto", põem um NPC a despoletar o acontecimento. Por exemplo, se tu fores um jogador e a tua personagem quiser conquistar a rainha, esta pode ser um NPC interpretado por um narrador. Nos RPGs de mesa costuma haver apenas um narrador ou mestre, porque geralmente são poucos jogadores. Quando são muitos jogadores pode surgir a necessidade de haver um grupo de narradores (2 ou 3) a trabalhar em conjunto.
Quanto à personagem, nos RPGs (e consequentemente nos LARPs) os narradores ou mestres não distribuem os papéis. É o jogador que cria e desenvolve a sua personagem.
| Citação: | Depois podem existir combates, físicos, através de dados ou de outras formas.
|
Geralmente através de dados, embora possam existir outras formas.
| Citação: | Por exemplo a pessoa pode tentar enganar um rei ou conquistar uma rainha numa varanda de um castelo, recitando um poema, e o sucesso dessa pessoa pode ser decido através de um lançamento de dados, por exemplo.
|
Não necessariamente. Depende muito do sistema em que jogas e, sobretudo, do narrador. Certas sistemas utilizam mais os dados, outros utilizam-nos menos. Por exemplo, o sistema de Vampire e de outros RPGs- o sistema Storyteller - está preparado para uma utilização de dados reduzida ao mínimo. É por isso que neste sistema se chama Narrador ao Mestre - porque o mais importante é a história e a interpretação e não o lançamento de dados.
Por outro lado, certos narradores gostam de dados e usam-nos muito, outros nem por isso. Na situação que descreveste, e se fosse narradora, talvez não utilizasse dados. Deixaria que tu conquistasses a rainha através de interpretação. Se fizesses uma boa interpretação e usasses bons argumentos a rainha seria conquistada. Claro que terias de agir de acordo com a natureza da tua personagem. Se a personagem que interpretas não é um conquistador, se é tímido, introvertido... decerto nem sequer tentaria conquistar fosse quem fosse.
Já nos combates ou situações muito específicas, os dados podem e devem ser utilizados. Mas como se trata de um LARP que vive da dramatização e da interpretação o ideal é reduzir o lançamento de dados ao necessário para não se quebrar o ambiente.
| Citação: | Depois desenrola-se a história consoante o que acontecer. Mas é preciso ter uma historia preparada para ambas as situações certo? (caso consiga conquistar a rainha ou não)
|
Claro. Uma boa história é essencial, assim como boas personagens e jogadores dispostos a interpretar. Mas é sempre uma história sem guião, tudo pode acontecer, as personagens são imprevisíveis e os narradores/mestres têm sempre de ter um plano B e, muitas vezes, improvisar. Ser narrador/mestre é uma tarefa bastante complicada
| Citação: | | Está a falar na possibilidade de juntar cartas, ou foi um off topic? (eu gosto muito de Magic the gathering) |
Vampire: The Masquerade é um RPG de mesa.... e também se organizam LARPs. Existe uma versão em cartas, sim, mas são coisas diferentes. (Eu também gosto de Magic, mas ainda estou a aprender, sou uma principiante ehehe).
| Citação: | Ahm…se calhar o melhor seria por começar com RPG de tabuleiro e antes disso organizar alguns meetings. Por exemplo visitavamos um castelo e íamos jogar na torre mais alta (isso é que era) ou numas mesas que por lá houvesse. Depois do pessoal estar integrado então começamos a discutir Larps cada vez mais complexos.
|
Não precias de tabuleiro. Só folha, papel, lápis, dados e muita imaginação. Eu também acho que não se deve começar logo pelo LARP puro e duro, mas pela versão de mesa. No rpg de mesa também pode haver interpretação: as personagens interpretam os diálogos, e executam algumas acções físicas, mas não tem o grau de exigência de um LARP. Também podemos organizar um joguinho online, aqui no fórum ou no MSN, para se habituarem às regras, etc  |
|  | | Jordán Guerreiro/Guerreira

N. de Mensagens: 49 Idade: 21 Local: Parede, Cascais Raça: Elfo Elemento: Sombra Deus: Ártemis (Lua/Bosques/Magia)
 | Assunto: Re: LARP Ter Fev 03, 2009 9:56 am | |
|  Larp deve ser divertidissimo, mas concordo com o Vali, nao nos podemos precipitar. E melhor começarmos com coisas pequenas e meetings e depois, talvez, consigamos organizar um evento destes. Eu a jogar Magic sou uma nodoa cumprimentos! |
|  | | Entropic Thing Guerreiro/Guerreira

N. de Mensagens: 43 Idade: 29 Raça: Anjo Elemento: Fogo/Trovão Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
 | Assunto: Re: LARP Qua Fev 04, 2009 5:01 am | |
| |
|  | | PedroCast Aldeão/Aldeã

N. de Mensagens: 4 Local: Brasil, RJ Cor: Verde
 | Assunto: Re: LARP Qua Abr 18, 2012 7:38 am | |
| Sempre joguei RPG de mesa, acho que minha paixão pela época medieval se iniciou nestes jogos, mas LARP também nunca joguei.
Apesar disso tenho um grupo que usa as espadas de espuma do swordplay para fazer treinos de lutas medievais, não temos a intenção de larp mas o figurino seria interessante até para simular batalhas históricas, o difícil é achar esses equipamentos no Brasil, as espadas de treino nós mesmos quem fazemos, armaduras não tem por aqui..
Se puderem me informar de qualquer evento na próxima semana ou feira com equipamentos e roupas medievais, estarei em Lisboa e na região, pela primeira vez. |
|  | | |
Tópicos similares |  |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |
|