|
| Autor | Mensagem |
|---|
Ártemis Deus(a) da Lua (moderação)

N. de Mensagens: 1290 Local: Monte Olimpo Raça: Elfo Elemento: Ar Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Vermelho
 | Assunto: Citânia de Briteiros Sab Jun 18, 2011 6:35 am | |
| A citânia de Briteiros está situada no alto do monte de São Romão, no concelho de Guimarães, apresenta características da cultura celta, remonta à Idade do Ferro e deve ter sido habitada até ao século III. À semelhança dos castros do noroeste da Península Ibérica, é uma povoação fortificada, defendida, neste caso, com três linhas de muralhas, que apontam para uma altura de cerca de cinco metros e dois metros de largura. Apesar de apresentar evidências da presença romana, este povoado tem a sua maior importância pelas características da cultura anterior à romanização, como é o caso do um balneário, com câmaras para tomarem banhos de vapor e para banhos de água fria. Outras características desta cultura são o traçado das muralhas, ou a planta circular das casas, mas no Museu da Cultura Castreja, podem ser apreciados artefactos em ouro, com decorações muito elaboradas, trabalhos em pedra e instrumentos usados em diversas actividades.      |
|
 | |
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)

N. de Mensagens: 3202 Idade: 813 Local: Córdoba
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Sab Jun 18, 2011 7:27 am | |
| Muito belo. Um dia hei-de fazer uma visita a muitos desses locais interessantes em Portugal e também no estrangeiro. _________________  |
|
 | |
Ártemis Deus(a) da Lua (moderação)

N. de Mensagens: 1290 Local: Monte Olimpo Raça: Elfo Elemento: Ar Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Vermelho
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Sab Jun 18, 2011 8:15 am | |
| Já lá fui duas vezes, mas já lá vai muito tempo. Ando com ideias de organizar uma excursão, mas ninguém alinha |
|
 | |
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)

N. de Mensagens: 3202 Idade: 813 Local: Córdoba
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Sab Jun 18, 2011 8:18 am | |
| |
|
 | |
MewSa Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 123 Idade: 24 Local: Sintra Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Terra/Rocha Deus: Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor: Purpura
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Sab Jun 18, 2011 9:23 am | |
| Eu já lá fui e recomendo sempre a toda a gente interessada nestas coisas =) Para quem anda a passear pelo nosso país, de pedragulho em pedragulho (como a minha mãe diz), é um sítio a não perder! E para quem tem paixão pela fotografia, é um sitio que permite composições muito boas! |
|
 | |
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)

N. de Mensagens: 2745 Idade: 23 Local: Olissipo/Liberalitas Julia Raça: Elfo Elemento: Ar Deus: Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor: Preto
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Sab Jun 18, 2011 1:01 pm | |
| Fantástico.  _________________  |
|
 | |
Vampiria Rei/Rainha

N. de Mensagens: 1182 Local: Ilha dos Sonhos Raça: Povo das Arvores Elemento: Terra/Rocha Deus: Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor: Roxo
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Sab Jun 18, 2011 1:05 pm | |
| Brutal!! Também quero!! Já estive numa citânia perto de Viana do Castelo (não me recordo do nome). Que saudades de Vianinha!! |
|
 | |
Sonia Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 195 Local: sintra Raça: Elfo Elemento: Água Deus: Ártemis (Lua/Bosques/Magia) Cor: Preto
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 5:52 am | |
| | Ártemis escreveu: | Já lá fui duas vezes, mas já lá vai muito tempo. Ando com ideias de organizar uma excursão, mas ninguém alinha |
Eu alinho e conta com mais quatro... |
|
 | |
Sonia Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 195 Local: sintra Raça: Elfo Elemento: Água Deus: Ártemis (Lua/Bosques/Magia) Cor: Preto
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 5:53 am | |
| Se alinharem numa de excursões a locais de interesse histórico-cultural com pessoas intelectualmente estimulantes vou a todas! |
|
 | |
Nuno Mestre

N. de Mensagens: 552 Idade: 19 Local: Bracara Augusta Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Ar Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Verde
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 6:53 am | |
| Também já lá estive umas duas vezes |
|
 | |
MewSa Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 123 Idade: 24 Local: Sintra Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Terra/Rocha Deus: Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor: Purpura
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 7:28 am | |
| | Sonia escreveu: | | Se alinharem numa de excursões a locais de interesse histórico-cultural com pessoas intelectualmente estimulantes vou a todas! |
Isso era mesmo óptimo Sónia Poder partilhar esses sítios com pessoas que realmente se interessam pela história, pela cultura e dão valor a esses locais, torna a experiência muito mais interessante! Tenho imensas sugestões hehe |
|
 | |
Siivet Mestre

N. de Mensagens: 685 Idade: 28 Local: Sintra Elemento: Terra/Rocha Cor: Preto
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 7:33 am | |
| | Sonia escreveu: | | Se alinharem numa de excursões a locais de interesse histórico-cultural com pessoas intelectualmente estimulantes vou a todas! |
Tens o Museu de Odrinhas,costumo la ir, fazem visita guiada á noite so com tochas e falam latim, tirando o latim e os romanos é muito bom. |
|
 | |
Sonia Cavaleiro/Dama

| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 9:03 pm | |
| Conheço o Museu de Odrinhas, estive lá em uma das Feiras do ciclo de feiras históricas de sintra, penso que foi em 2009. Já tenho uns Castelos e umas aldeias históricas na minha lista, Marialva e Monsanto são das minhas preferidas... Estive em Marialva em 2000, mas agora que foi tudo restaurado tenho de voltar lá... |
|
 | |
Siivet Mestre

N. de Mensagens: 685 Idade: 28 Local: Sintra Elemento: Terra/Rocha Cor: Preto
 | Assunto: Re: Citânia de Briteiros Seg Jun 20, 2011 7:00 am | |
| | Sonia escreveu: | Conheço o Museu de Odrinhas, estive lá em uma das Feiras do ciclo de feiras históricas de sintra, penso que foi em 2009. Já tenho uns Castelos e umas aldeias históricas na minha lista, Marialva e Monsanto são das minhas preferidas... Estive em Marialva em 2000, mas agora que foi tudo restaurado tenho de voltar lá... |
Monserrate, fui la ainda em restauros, mas agora ja deve de andar melhor. |
|
 | |
MewSa Cavaleiro/Dama

| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Seg Jun 20, 2011 10:13 am | |
| |
|
 | |
|