Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.

InícioCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Recomenda um livro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
Gotham
Burguês/Burguesa

N. de Mensagens : 91

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Seg Ago 19, 2013 6:26 pm

Como me parece que existem por aqui vários fãs de fantasia resolvi aconselhar este livro de Susanna Clarke.

Não esperem uma história de fantasia à la Senhor dos Aneis ou Guerra dos Tronos. É bastante diferente. Não é livro para agarrar o leitor desde a primeira página, é preciso paciência para o ler pois também não tem muita ação ou suspense daquele que nos obriga a perder horas de sono até acabar.
O grande trunfo é o ambiente que cria; a complexidade das personagens nas quais tanto se encontram características positivas como negativas; os pormenores com que a escritora enriquece (ou satura, consoante o ponto de vista) o texto e todo um mundo de magia existente na Inglaterra do séc. XIX onde nos embrenhamos cada vez mais.
Existe também um cenário histórico pois a ação passa-se durante a guerra que opôs a Inglaterra à França de Napoleão (existe, lá mais para a frente, uma parte da história passada em Portugal aquando das invasões francesas).

É daqueles livros que dividem opiniões. Muitos adoraram, outros tantos detestaram. Eu estou no primeiro grupo.
Ver perfil do usuário
Glam
Deus(a) do Sol (administração)

Feminino
Áries Búfalo
N. de Mensagens : 902
Raça : Fada
Elemento : Sombra
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Seg Ago 19, 2013 11:18 pm

Gotham escreveu:

Como me parece que existem por aqui vários fãs de fantasia resolvi aconselhar este livro de Susanna Clarke.
Custou-me tanto ler este livro... pale 

Não é o pior livro que já li e a escrita da senhora (bem como a história) tem mérito, mas foi muito difícil chegar ao fim...
Ver perfil do usuário
Gotham
Burguês/Burguesa

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Seg Ago 19, 2013 11:29 pm

Suponho então que as notas de rodapé com várias páginas devem ter sido bem dolorosas! Razz
Ver perfil do usuário
Glam
Deus(a) do Sol (administração)

Feminino
Áries Búfalo
N. de Mensagens : 902
Raça : Fada
Elemento : Sombra
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Seg Ago 19, 2013 11:32 pm

Gotham escreveu:
Suponho então que as notas de rodapé com várias páginas devem ter sido bem dolorosas! Razz
Se foram... E o pior é que não conseguia ignorá-las!!! .g. 
Ver perfil do usuário
Gotham
Burguês/Burguesa

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Seg Ago 19, 2013 11:43 pm

Apesar de ter gostado imenso do livro, achei as notas de rodapé dispensáveis. A história em si é densa o suficiente.
Ver perfil do usuário
Gotham
Burguês/Burguesa

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Qua Ago 21, 2013 1:43 pm

Este livro é bem diferente da minha anterior recomendação.

É um policial bastante interessante, com duas histórias paralelas; uma centra a ação nos anos 40, durante a 2ª Guerra Mundial, quando Portugal estava no centro do negócio do volfrâmio; a outra ocorre nos anos 90 e acompanha a investigação à morte de uma adolescente.
A primeira segue o percurso de Klaus Felsen, um alemão enviado para Portugal de forma a garantir o volfrâmio essencial para alimentar a máquina de guerra alemã. Irá passar pela Beira e lidar com as suas gentes e também pelo Estoril, onde toda uma série de jogos de espionagem têm lugar.
Na segunda história, o protagonista é o inspetor Zé Coelho que terá de levantar a poeira do passado para resolver o crime que investiga.

Um policial muito bem escrito onde o leitor não se perde entre as duas histórias que no final terão a sua inevitável ligação.
Ver perfil do usuário
Gotham
Burguês/Burguesa

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Sab Ago 31, 2013 2:14 pm

Voltando agora à literatura de fantasia, aconselho a leitura de "O Nome do Vento", primeiro livro da trilogia Crónica do Regicida, a qual já viu lançada em Portugal "O Medo do Homem Sábio", a continuação da proposta que vos trago hoje.

O Nome do Vento relata a história de Kvothe, contada pelo próprio, desde a sua infância como membro de uma trupe até se tornar uma lenda viva cujas façanhas são cantadas pelos Quatro Cantos da Civilização, o mundo imaginário onde ocorre a ação.

Kvothe, após a morte dos seus pais e restantes companheiros de trupe às mãos dos misteriosos Chandrian, percorre o mundo, passando por diversas privações, na esperança de descobrir quem são e como derrotar os assassinos dos seus pais.
Isso leva-o a passar fome e a dormir ao relento ainda criança e a lutar para entrar na Universidade onde espera poder descobrir mais sobre os Chandrian. É aí que se centra a maior parte da história contada neste primeiro volume e onde Kvothe vai conhecer alguns dos seus melhores amigos (e também alguns inimigos) e começa a descobrir um mundo de magia e poderes que o tornarão mais tarde o famoso Kvothe, o Sem-Sangue; Kvothe, o Arcanista ou ainda Kvothe, o Regicida.

A música (e já que estamos num fórum bastante dedicado a ela) é um elemento bastante importante neste romance; as passagens onde são descritas as competições nas tabernas em luta pelas flautas de prata são extraordinárias. O autor consegue transmitir muito bem os sentimentos que trespassam tanto o músico como a plateia que o ouve.

Para além da música, a magia (com alguns pormenores quase científicos), a amizade e as dificuldades de um mundo cruel e implacável para um jovem órfão, são elementos sempre presentes neste cativante livro.

Acompanhem Kvothe através do seu relato que não se irão arrepender!
Ver perfil do usuário
Urânia
Rei/Rainha

Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Seg Set 02, 2013 10:34 pm

Dizem muitíssimo bem desse livro, e já o tenho aqui para o ler.  Num futuro próximo vai acontecer.
Ver perfil do usuário
Gotham
Burguês/Burguesa

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Qui Set 05, 2013 1:49 pm

Fazes bem; o livro é muito bom e a continuação, O Medo do Homem Sábio, não lhe fica atrás.
Ver perfil do usuário
Sonia
Sacerdote/Sacerdotisa

Feminino
N. de Mensagens : 207
Local : sintra
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Sab Set 28, 2013 7:55 pm

Ansiosa pelo próximo de George Martin e o fim da saga... até me dá nervos...

Última edição por Sonia em Sab Set 28, 2013 7:58 pm, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
Sonia
Sacerdote/Sacerdotisa

Feminino
N. de Mensagens : 207
Local : sintra
Raça : Hobbit
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Sab Set 28, 2013 7:56 pm

Glam escreveu:
Gotham escreveu:

Custou-me tanto ler este livro... pale 

Não é o pior livro que já li e a escrita da senhora (bem como a história) tem mérito, mas foi muito difícil chegar ao fim...
Eh pá a mim também....
Ver perfil do usuário
Urânia
Rei/Rainha

Feminino
Câncer Tigre

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Seg Set 30, 2013 10:13 pm

O livro que eu não recomendo, mas que por agora tem que ser : "Código da Estrada"

É um livro com muitas regras, algumas excepções e de uma narrativa um tanto monótona... Enfim, dizem que é a biblia da estrada, e temos que seguir todos os seus mandamentos a fim de previnir desastres. O Deus da estrada às vezes funciona mesmo e dá multas, o que é um tanto aborrecido. Sad
Ver perfil do usuário
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)

Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Raça : Gárgula
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Seg Set 30, 2013 11:00 pm

Urânia escreveu:
O livro que eu não recomendo, mas que por agora tem que ser :  "Código da Estrada"

É um livro com muitas regras, algumas excepções e de uma narrativa um tanto monótona... Enfim, dizem que é a biblia da estrada, e temos que seguir todos os seus mandamentos a fim de previnir desastres. O Deus da estrada às vezes funciona mesmo e dá multas, o que é um tanto aborrecido. Sad
lol! 

Força Urânia! Very Happy

Certe canzoni attraversano le mura con sacre ironie e parlano, senza parole, quell'unica lingua ch'è il suono.

Ver perfil do usuário
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@

N. de Mensagens : 2053
Raça : Ent/Povo das Árvores

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Dom Out 06, 2013 2:52 pm

Laughing Infelizmente é um livro que muitos dos que circulam nas nossas estradas nem devem ter cheirado.

Penso que vale bem a pena lê-lo de uma ponta à outra. É muito mais fácil fazer os exames tendo percorrido a matéria toda, do que se apenas te limitares a assistir às aulas. E, mesmo depois de ter a carta, dá jeito poder ir re-confirmar coisas que se vão esquecendo. Smile
Ver perfil do usuário
Urânia
Rei/Rainha

Feminino
Câncer Tigre

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Qui Out 10, 2013 4:13 pm

O problema são as re-actualizações ao código que só ficas a conhecer ou pelos meios de comunicação social, ou então tens que ir procurá-las. No próximo ano, há novas regras que vão entrar (que eu desconheço de momento porque o o meu exame não incide nessa altura e não vale a pena confundir-me agora)
Ver perfil do usuário
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@

N. de Mensagens : 2053
Raça : Ent/Povo das Árvores

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Qui Out 10, 2013 7:19 pm

Urânia escreveu:
O problema são as re-actualizações ao código que só ficas a conhecer ou pelos meios de comunicação social, ou então tens que ir procurá-las. No próximo ano, há novas regras que vão entrar (que eu desconheço de momento porque o o meu exame não incide nessa altura e não vale a pena confundir-me agora)
Isso acontece com todas as leis. E como temos uma comunicação social tão fantabulástica, praticamente em qualquer meio ou andas a snifar Diários da República, ou tens algum advogado que faça isso por ti, ou lixas-te da próxima em que constatares que te tiraram o tapete de baixo dos pés.

E sobre o código da estrada até nem é assim tão mau: às vezes até mencionam as alterações na comunicação social...
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   

Recomenda um livro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Tópicos similares
-
» O Livro de Rao
» Livro Vampiro: A Máscara V20 traduzido
» Draconomicon: O Livro dos Dragões
» Robert Tales e a Magia Grega Livro 1: A Espada do Olimpo