Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.

InícioCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

ENDOVELLICUS - O Muito Bom

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa

Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens: 273
Local: Lusitania
Raça: Druida/Feiticeiro
Elemento: Ar
Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor: Azul Escuro

MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   Seg Jul 04, 2011 2:38 am

Olá,
és lá agora uma criatura estranha, Signatus!
Em tempos julguei o mesmo! Depois percebi que as coisas não são como nos sempre fizeram crer que são, dentre de nós existe um universo por explorar, acredita que tu já entraste bem fundo dentro dele! 99% dos seres Humanos fica apenas à porta!
Outra coisa, aqui em Portugal como à semelhança de muitos locais da Europa os rituais cristãos são adaptações dos rituais pagãos, os quais evoluiram com o tempo!
S. Miguel, por exemplo, o matador de dragões veio substituir o Deus Brigus, não é ao acaso que quando vejo uma figura de S.Miguel que fico maravilhado, pois o Deus lusitano com quem me identifico e adoro é Brigus.

Para quem não sabe:
BRIGO (BRIGUS)– Deus da Criação. É um Deus protector e fomentador da civilização humana. É o destruidor do caos, das trevas e do inferno, está ligado à criação do Cosmo. É o símbolo da vitória do homem racial sobre a natureza selvagem. Ele representa a ordem, a estabilidade e a felecidade. Os cristãos adoptaram-no como S. Miguel que vence o dragão. É o esposo de Trebaruna.
Ver perfil do usuário http://div-aga-coes.blogspot.com/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)

Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens: 2557
Local: Ofiussa
Raça: Troll
Elemento: Madeira
Deus: Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor: Verde

MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   Seg Jul 04, 2011 2:44 am

Nantumaurus escreveu:
Olá,
és lá agora uma criatura estranha, Signatus!
Em tempos julguei o mesmo! Depois percebi que as coisas não são como nos sempre fizeram crer que são, dentre de nós existe um universo por explorar, acredita que tu já entraste bem fundo dentro dele! 99% dos seres Humanos fica apenas à porta!
Outra coisa, aqui em Portugal como à semelhança de muitos locais da Europa os rituais cristãos são adaptações dos rituais pagãos, os quais evoluiram com o tempo!
S. Miguel, por exemplo, o matador de dragões veio substituir o Deus Brigus, não é ao acaso que quando vejo uma figura de S.Miguel que fico maravilhado, pois o Deus lusitano com quem me identifico e adoro é Brigus.

Para quem não sabe:
BRIGO (BRIGUS)– Deus da Criação. É um Deus protector e fomentador da civilização humana. É o destruidor do caos, das trevas e do inferno, está ligado à criação do Cosmo. É o símbolo da vitória do homem racial sobre a natureza selvagem. Ele representa a ordem, a estabilidade e a felecidade. Os cristãos adoptaram-no como S. Miguel que vence o dragão. É o esposo de Trebaruna.

Uma vez que és tão letrado no assunto não queres criar um tópico sobre os lusitanos, os seus hábitos e mitologias? Eu também posso contribuir mas as minhas fontes são limitadas (90% Europa Barbarorum Razz )
Há uns tempos falava-se em mudar-se os Deuses Gregos no Profile por Lusitanos/Iberos/Celtiberos mas na altura argumentou-se que não havia informação suficiente, será que é agora que pudemos mudar isso?

Ex:
Trebaruna
Ataegina
Endovellicus
Runescensius
Bandue
Brigus
Epona
etc

"Quisque est Barbarus Alio"
Ver perfil do usuário
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa

Masculino
Aquário Cavalo

MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   Seg Jul 04, 2011 2:51 am

HEhE!
Eu quando entrei no forum não coloquie nenhum Deus exactamente por causa disso! Mas dep lá acabei por aceitar a brincadeira! Agora te digo que condicia bastante mais com o forum se os Deuses do profile fossem lusitanos e não gregos!
Esta noite vou tar de serviço, entre outras coisas faço isso!
Vou procurar não me estender muito, fazendo as coisas o mais simples e breves!
Signatus

Masculino
Virgem Dragão

MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   Seg Jul 04, 2011 2:55 am

Nantumaurus escreveu:
HEhE!
Eu quando entrei no forum não coloquie nenhum Deus exactamente por causa disso! Mas dep lá acabei por aceitar a brincadeira! Agora te digo que condicia bastante mais com o forum se os Deuses do profile fossem lusitanos e não gregos!
Esta noite vou tar de serviço, entre outras coisas faço isso!
Vou procurar não me estender muito, fazendo as coisas o mais simples e breves!

Nah, usa spoilers, metes o resumo fora deles e uma descarga mental dentro

Tipo Isto:
Spoiler:

E tens conhecimentos sobre outros povos iberos como os Tartessos ou os Celtici ou limitas-te aos lusitanos?

Ver perfil do usuário
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa

Masculino
Aquário Cavalo

MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   Seg Jul 04, 2011 3:13 am

spoilers? Na se fazer isso!
Como sabes eu não sou letrado em nada, digamos apenas que fiz uma pesquisa quer na net, quer em bibliotecas a respeito do assunto. Acima de tudo centrei-me nos lusitanos, embora saiba alguma coisa sobre outros povos da peninsula, mas muito pouco.
No entanto digo-te já que o povo ancestral que deixou mais testemunhos foram os Gailacos, ou seja, as tribos que viviam a norte do douro. A respeito dos lusitanos digamos que sei quase tudo o que há para saber, mas que nunca escrevi, para alem do meu romance, nada sobre eles! Quanto aos celtici ou lusitanos do sul, sabe-se muito pouco. No entanto posso arriscar a escrever sobre estes tres povos. Tipo uma espécie de ficha consica a respeito de cada um, com os seus Deuses, custumes, etc.
Signatus

Masculino
Virgem Dragão

MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   Seg Jul 04, 2011 4:04 am

Nantumaurus escreveu:
spoilers? Na se fazer isso!
Como sabes eu não sou letrado em nada, digamos apenas que fiz uma pesquisa quer na net, quer em bibliotecas a respeito do assunto. Acima de tudo centrei-me nos lusitanos, embora saiba alguma coisa sobre outros povos da peninsula, mas muito pouco.
No entanto digo-te já que o povo ancestral que deixou mais testemunhos foram os Gailacos, ou seja, as tribos que viviam a norte do douro. A respeito dos lusitanos digamos que sei quase tudo o que há para saber, mas que nunca escrevi, para alem do meu romance, nada sobre eles! Quanto aos celtici ou lusitanos do sul, sabe-se muito pouco. No entanto posso arriscar a escrever sobre estes tres povos. Tipo uma espécie de ficha consica a respeito de cada um, com os seus Deuses, custumes, etc.

Há muita forma de se tornar letrado e olha que já acreditei mais que a académica seja a mais eficaz.

Spoilers: nas cenas que tens em cima da caixa onde escreves tens um botão "Outros" em que tens spoilers entre outras opções. Ou então podes fazer manualmente, usas "[ spoiler ]" para começar e "[ /spoiler ]" para acabar, sem as aspas e os espaços.

Sim, dos Galaicos há bastantes vestígios, até não sei se conheces os Sangre Cavallum mas falam exactamente sobre eles.

Dos Celtici também não sei quase nada. Neutral
Mas faz isso, estou ansioso por ver os resultados dessa pesquisa. Depois posso também ir acrescentando as minhas fontes. E talvez falar também um pouco dos restantes povos Ibéricos, por exemplo duvido que muita gente aqui já tenha ouvido falar nos Tartessos, uma das grandes civilizações do mediterrâneo que até os gregos consideravam civilizados (tendo em conta que consideravam toda a gente incluindo os romanos bárbaros é um feito Laughing ) e que estão relacionados aos mitos da Atlântida.

Ver perfil do usuário
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa

Masculino
Aquário Cavalo

MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   Seg Jul 04, 2011 5:14 am

Porreira a musica, posta mais deste género! Wink
Eu conheço Tartessos, foram os antepassados dos trudetanos ( povo que cujos clãs e/ou povoados se situavam ao longo do vale do rio baetis, local onde mais tarde foi formada a provincia romana ulterior. Sim diz que os tartessos eram descendentes dos atlantes, o certo é que foram os primeiros ou pelo menos dos primeiros a comercializar com os gregos e fenicios. Eram comerciantes, sabiam ler e tinham escravos. Os cartaginezes e as guerras que com eles vieram deitaram este reino por terra. Mais tarde com a chegada dos romanos uns povoados eram seus aliados e defendiam as suas politicas, enquanto outros queriam seguir o seu proprio curso, tendo se aliado aos lusitanos. No entanto quando Viriato estava fraco, aos poucos foram-se todos passando para o lado de roma. A traição veio de lá, os homens que trairam viriato eram turdetanos e não lusitanos, e não eram amigos deles eram comandantes de tropas aliadas............
Signatus

Masculino
Virgem Dragão

MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   Seg Jul 04, 2011 8:22 am

Nantumaurus escreveu:
Porreira a musica, posta mais deste género! Wink
Eu conheço Tartessos, foram os antepassados dos trudetanos ( povo que cujos clãs e/ou povoados se situavam ao longo do vale do rio baetis, local onde mais tarde foi formada a provincia romana ulterior. Sim diz que os tartessos eram descendentes dos atlantes, o certo é que foram os primeiros ou pelo menos dos primeiros a comercializar com os gregos e fenicios. Eram comerciantes, sabiam ler e tinham escravos. Os cartaginezes e as guerras que com eles vieram deitaram este reino por terra. Mais tarde com a chegada dos romanos uns povoados eram seus aliados e defendiam as suas politicas, enquanto outros queriam seguir o seu proprio curso, tendo se aliado aos lusitanos. No entanto quando Viriato estava fraco, aos poucos foram-se todos passando para o lado de roma. A traição veio de lá, os homens que trairam viriato eram turdetanos e não lusitanos, e não eram amigos deles eram comandantes de tropas aliadas............

Que tinham sido turdetanos a trair Viriato não sabia. Mas sabia que eles tinham fama de evitar a guerra preferindo utilizar mercenários celtiberos, um pouco como os cartagineses e que por isso tinham fama de pacifistas ou até de cobardes por entre os povos vizinhos (enquanto os Lusitanos são conhecidos por continuarem todos os anos a fazer guerra mesmo 100 anos após a sua pacificação oficial!). Talvez fosse essa divergência de opiniões que os tenha feito optar por um final drástico mas rápido para a "revolta ibérica". E tendo em conta que os lusitanos eram conhecidos por fazer "visitas" regulares às terras mais ferteis dos Turdetanos é natural que nutrissem algum ressentimento.

Sangre Cavallum é fenomenal e infelizmente há poucas bandas assim.
As mais parecidas que conheço são
Arnica (Catalunha)

Joy of Nature (Açores se bem que perdem piada por terem letras Cristãs)

Galandum Galundaina (Miranda do Douro, mas já bem mais tradicional)

Devem haver mais por Espanha mas não conheço....
Mas vê a secção de bandas do forum, de certeza que vais ter muito boas surpresas Wink

Ver perfil do usuário

ENDOVELLICUS - O Muito Bom

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Tópicos similares

-
» paciencia e muito trabalho
» Elsword:Um Jogo Muito Parecido Com Grand Chase
» ENDOVELLICUS - O Muito Bom
» Olá gente , gostaria muito que vocês lessem este tpc.
» Floodar é muito bom , que pena que da dor nas costas.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Folk Lusitânia :: Parte Norte :: Oficina de Arte-