N. de Mensagens: 155 Idade: 167 Local: Matrix Raça: Povo das Arvores Elemento: Água Cor: Preto
Assunto: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 10:47 am
O meu nome é Gonçalo, fiz 25 anos e moro para os lados de Sintra. Em termos académicos a minha especialidade é deixar cursos a meio, ficou por acabar um de filosofia, outro de informática e provavelmente seguirá o mesmo caminho o actual de artes e humanidades. Os anos trouxeram-me alguma ponderação musical, já não ouço exclusivamente metal, ganhei um gosto particular pela música étnica, pelo folclore e pelo fado. Em termos políticos sou um liberal, não gosto do estado paternalista tanto em termos sociais como económicos. Sou casado, ateu, recentemente abracei o budismo, sou vegetariano, tenho meia dúzia de filhos de quatro patas, tenho um emprego que detesto e cujas funções poderiam bem ser desempenhadas pelo Gervásio (sim, o que separava as embalagens) mas é o que há. Não costumo ter paciência para fóruns, já tive muitos e desisti de todos, alias, por norma aborreço-me com muita facilidade com tudo.
N. de Mensagens: 1104 Idade: 25 Raça: Elfo Elemento: Ar Deus: Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor: Verde
Assunto: Re: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 10:52 am
Olá Gonçalo, boas vindas aqui a este cantinho, esperemos que desta vez te mantenhas por cá mais tempo.
Budista... Linda religião pela qual me interesso bastante. E adorei a expressão "tenho meia dúzia de filhos de quatro patas" ^^ Eu tenho duas filhas gatas também.
Assunto: Re: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 10:56 am
Hey, Gonçalo, bem-vindo ao fórum. Um percurso de vida interessante esse que nos contas. Espero que este fórum se apresente como uma agradável excepção à tua lista de fóruns que (aparentemente) têm-te desiludido.
N. de Mensagens: 155 Idade: 167 Local: Matrix Raça: Povo das Arvores Elemento: Água Cor: Preto
Assunto: Re: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 11:15 am
E não menos importante, o facto de conhecer o Vali, se não me falham as contas, há quase 10 anos (como o tempo voa).
Sabes que não é por má vontade, o Crepúsculo dos Pensadores está abandonado há uns anos, acabei por fechar o Fórum Filosofia, sou moderador em mais dois fóruns cuja presença se limita a umas visitas bi-anuais. Não sei bem explicar porquê, mas de vez em quando farto-me do computador e fico meses sem o utilizar com regularidade. O que vou escrevendo no face são só umas bacoradas para provocar o pessoal, nada que mereça ser postado aqui.
N. de Mensagens: 2557 Idade: 23 Local: Ofiussa Raça: Troll Elemento: Madeira Deus: Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor: Verde
Assunto: Re: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 11:29 am
Muito Bem vindo!!
Faço minhas as palavras do Averróis, mas julgo que por mais efémera que seja a tua estadia aqui vai ser bastante frutífera para o forum
Btw, também sou um ateu que já andou a "flirtar" com o budismo, mas prezo muito a minha liberdade filosofica para pegar mais do que retalhos das diferentes linhas de pensamento.
Assunto: Re: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 11:32 am
Signatus escreveu:
Btw, também sou um ateu que já andou a "flirtar" com o budismo, mas prezo muito a minha liberdade filosofica para pegar mais do que retalhos das diferentes linhas de pensamento.
Pois é. Costumo dizer que se eu fosse religioso, então provavelmente seria mais rapidamente adepto do Budismo ou do Jainismo do que das religiões abraãmicas.
Assunto: Re: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 11:35 am
Não encaro o budismo como uma filosofia castradora da minha liberdade e autonomia de pensamento, antes pelo contrário. O budismo permite uma perspectiva mais abrangente sobre nós e sobre a nossa relação com todos os seres. Não vejo nenhuma forma mais pura de liberdade intelectual e espiritual.
Assunto: Re: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 11:40 am
Averróis escreveu:
Signatus escreveu:
Pois é. Costumo dizer que se eu fosse religioso, então provavelmente seria mais rapidamente adepto do Budismo ou do Jainismo do que das religiões abraãmicas.
Eu diria antes que o budismo é compativel com todas as religiões (ou ausência delas). Não haveria contradição se fosses por exemplo, budista e católico.
Assunto: Re: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 11:45 am
Gonçalo escreveu:
Não encaro o budismo como uma filosofia castradora da minha liberdade e autonomia de pensamento, antes pelo contrário. O budismo permite uma perspectiva mais abrangente sobre nós e sobre a nossa relação com todos os seres. Não vejo nenhuma forma mais pura de liberdade intelectual e espiritual.
O Budismo Theravada apela de facto a uma liberdade e espírito crítico do indivíduo e à não-aceitação da existência de divindades. Contudo o Budismo continua a ser uma religião e como tal também tem os seus dogmas, os seus ritos, as suas tradições e as suas posturas, por muito que estas sejam quase negligenciáveis em posições moderadas ou quando comparadas com as típicas religiões abraãmicas que temos por cá.
Por exemplo acho que a prática cultural de isolação de crianças, jovens adolescentes e homens Budistas para fins de ascetismo, através de um rito de passagem, não é propriamente a melhor ideia (convicção pessoal). Claro que não é tão má quanto incitar à violência, ao ódio e à guerra religiosa (práticas totalmente condenáveis em todos os aspectos e infelizmente muito comuns) mas continua a ser uma questão de imposição sobre a liberdade do indivíduo. Contudo poder-se-á dizer que essa práticas só são válidas e implementadas nas sociedades asiáticas mais rurais, onde os jovens do sexo masculino vão para os mosteiros. Mas ainda assim é algo que está ligado à religião e é um dos (poucos) pontos que tenho a criticar no Budismo.
Última edição por Averróis em Qua Set 14, 2011 11:51 am, editado 1 vez(es)
Assunto: Re: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 11:50 am
Gonçalo escreveu:
Eu diria antes que o budismo é compativel com todas as religiões (ou ausência delas). Não haveria contradição se fosses por exemplo, budista e católico.
Não concordo por uma questão muito simples: Ser-se católico é incompatível porque o Budismo original (tradição Theravada) apela à não aceitação de divindades. Jesus/Deus no catolicismo são divindades. Além do mais o catolicismo é altamente dogmático quando em comparação com o tipo de conduta incitada pelo budismo.
No catolicismo há uma visão totalmente teocêntrica, que é largamente incompatível com a visão budista.
Só numa adulteração muito extrema é que se conseguem conjugar essa duas posições tão diferentes.
Buda disse:
Citação:
Do not believe in anything simply because you have heard it. Do not believe in anything simply because it is spoken and rumored by many. Do not believe in anything simply because it is found written in your religious books. Do not believe in anything merely on the authority of your teachers and elders. Do not believe in traditions because they have been handed down for many generations. But after observation and analysis, when you find that anything agrees with reason and is conducive to the good and benefit of one and all, then accept it and live up to it.
N. de Mensagens: 1104 Idade: 25 Raça: Elfo Elemento: Ar Deus: Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor: Verde
Assunto: Re: Apresentação Gonçalo Qua Set 14, 2011 12:12 pm
Averróis escreveu:
Gonçalo escreveu:
Não concordo por uma questão muito simples: Ser-se católico é incompatível porque o Budismo original (tradição Theravada) apela à não aceitação de divindades. Jesus/Deus no catolicismo são divindades. Além do mais o catolicismo é altamente dogmático quando em comparação com o tipo de conduta incitada pelo budismo.
No catolicismo há uma visão totalmente teocêntrica, que é largamente incompatível com a visão budista.
Só numa adulteração muito extrema é que se conseguem conjugar essa duas posições tão diferentes.
Buda disse:
Citação:
Do not believe in anything simply because you have heard it. Do not believe in anything simply because it is spoken and rumored by many. Do not believe in anything simply because it is found written in your religious books. Do not believe in anything merely on the authority of your teachers and elders. Do not believe in traditions because they have been handed down for many generations. But after observation and analysis, when you find that anything agrees with reason and is conducive to the good and benefit of one and all, then accept it and live up to it.