Folk Lusitânia Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial. |
|
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
Tulcakelumë Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 159 Idade: 21 Local: Évora Raça: Povo das Arvores Elemento: Terra/Rocha Deus: Deméter (Terra/Natureza/Estações)
 | Assunto: O que é ser homem? Sex Set 30, 2011 8:58 am | |
| Não, não é um tópico dedicado ao machismo nem a nada associado, é apenas para discutir o que separa um 'homem' de um 'rapaz'.
Em certas culturas, há um ritual de passagem que simboliza essa transformação, o momento em que deixam de ser rapazes e passam a ser homens.
Na nossa sociedade não há nenhum evento que defina essa passagem, ela é entendida como gradual e variável consoante o indivíduo do sexo masculino.
O que se pretende discutir aqui é tanto a perspectiva "ritualista" como a perspectiva "ocidental", procurando entender o que separa um homem de um rapaz. |
|  | | Tiago Costa Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 139 Idade: 16 Local: Évora Raça: Elfo Elemento: Madeira Deus: Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor: Verde
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Sex Set 30, 2011 9:13 am | |
| Boas, penso que hoje em dia o conceito de ser um "homem" é diferente de antigamente na nossa cultura. Antes talvez fosse um verdadeiro homem aquele que era trabalhador, que cultivava os campos, o forte, o protector da família, o corajoso, talvez o rude e firme etc. Hoje com a introdução do metro-sexualismo o conceito modificou-se, o homem está mais sensível, já não é esperado que tenha o tipo de valores que referi atrás e há mais homogeneização social com a mulher. Para mim um homem, engloba parte dos valores antigos e dos actuais. |
|  | | Váli Deus(a) do Sol (administração)

N. de Mensagens: 1690 Idade: 23 Local: Lisboa Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Madeira Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Verde
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Dom Out 02, 2011 5:39 am | |
| "Ser homem" é uma expressão muito relativa. Poder-se-ia dizer do mesmo modo o que é ser cidadadão? Não queres explicar melhor o conceito do tópico? |
|  | | Carol Burguês/Burguesa

N. de Mensagens: 63 Idade: 22 Local: Brasil Raça: Elfo Elemento: Ar Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Vermelho
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Dom Out 02, 2011 6:48 am | |
| Pocha, ta ai um conceito muito complexo.
Há quem diga que a diferença entre homem e menino seja puramente biológica, passou da puberdade, é homem.
Há quem diga, que a diferença está na carga de responsabilidade, que pode ser devida, como já foi dito antes, a trabalho, cuidar de uma família, essas coisas.
E há quem diga, na verdade eu é que digo kkk, que está na mentalidade.
É incrivel a maneira como todos querem ser "homens", mas nem todos o são. Chamar um cara de menino, muleque, parece ofender muito. Mas na prática, nas atitudes, na maneira de pensar, a maioria dos homens ainda é menino, e não quer se dar conta disso.
Um exemplo muito simples, são as coisas que os homens valorizam, que são bem diferentes das valorizadas por um menino.
Usando o exemplo mai bobo porém mais eficiente, oque um menino quer numa mulher? Que ela seja bonita, linda, maravilhosa, e ponto final. Oque um homem quer? Que ela tenha qualidades que a tornaram uma boa mãe, uma boa esposa e companheira, a beleza é apenas um detalhe agradavel do pacote.
Bom... é isso oque eu acho.
Na nossa sociedade, apesar de ainda existir a pressão social dos meninos se tornarem homens, não há recursos oferecidos para o menino amadurecer de fato. Pensem comigo, como um pai pode ensinar seu filho a ser homem, se nem mesmo ele o é? |
|  | | Floresta Herói/Heroína mitológic@

N. de Mensagens: 2418 Idade: 22 Local: Lisboa Raça: Gigante/Ciclope Elemento: Fogo/Trovão Deus: Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor: Preto
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Dom Out 02, 2011 9:23 am | |
| IMO:
Nesta sociedade actual, um HOMEM reconhece e aceita as suas responsabilidades. Um menino não. _________________ The vibrating echoes of nothingness, a song for the destruction of the self. Rebirth of the goddess, she who comes forth from the stars. The all-consuming light of destruction, the all-embracing darkness of life. Alpha and Omega, raining fire from the skies, burning the aether. Caress the abyss, for it's silence is your shadow, and it's noise, your soul.
|
|  | | Váli Deus(a) do Sol (administração)

N. de Mensagens: 1690 Idade: 23 Local: Lisboa Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Madeira Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Verde
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Dom Out 02, 2011 10:49 am | |
| Quer queiramos quer não a nossa sociedade também tem rituais de passagem ao estado de adulto. Por exemplo eu não gosto de automoveis e sinto que sempre que digo isto os meus colegas tomam-me como alien ou respondem algo do género: então gostas de motas? Sinto-me quase obrigado a perceber de mecânica só para não ser inferiorizado. No entanto o acto de gostar de carros para mim é tão cultural como subir as árvores e colher bananas, bem mas isto sou eu que sou meio desaculturado.
Depois existem outros rituais como tengatar uma gaja e perder a virgindade, daqui que a expressão "ser homem" para mim tem uma conotação negativa já que implica todo o conjunto de normas que tem de ser seguidas dogmaticamente e das quais nem sempre estou de acordo. |
|  | | Nuno Mestre

N. de Mensagens: 552 Idade: 19 Local: Bracara Augusta Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Ar Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Verde
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Qui Out 06, 2011 1:24 am | |
| | Floresta, Ex-Odal escreveu: | IMO:
Nesta sociedade actual, um HOMEM reconhece e aceita as suas responsabilidades. Um menino não. |
Principalmente isto.
Há muito que um "homem" deixou de ser a besta controladora com cheiro a cavalo. |
|  | | Nantumaurus Sacerdote/Sacerdotisa

N. de Mensagens: 273 Idade: 34 Local: Lusitania Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Ar Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Azul Escuro
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Qui Out 06, 2011 7:51 am | |
Nesta sociedade actual, um HOMEM reconhece e aceita as suas responsabilidades. Um menino não. |
Esta é melhor resposta, sem duvida! Tudo o mais, são apenas experiências mais ou menos boas, que podem ou não contibuir de uma forma positiva para o amadurecimento do indíviduo, fazem parte do crescimento e pronto. Pois por muitos carros que um Homem conduza, por muito alcool ou droga que consuma e por muitas mulheres que engate, se de facto não for responsável e sensato continua a ser apenas um menino. Acreditem que o que não faltam para aí são crianças de 40 anos! lol |
|  | | Tulcakelumë Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 159 Idade: 21 Local: Évora Raça: Povo das Arvores Elemento: Terra/Rocha Deus: Deméter (Terra/Natureza/Estações)
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Qui Out 06, 2011 9:28 am | |
Uma excelente resposta. |
|  | | Carol Burguês/Burguesa

N. de Mensagens: 63 Idade: 22 Local: Brasil Raça: Elfo Elemento: Ar Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Vermelho
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Sex Out 07, 2011 4:07 am | |
| Concordo plenamente.
Além disso, essa resposta exemplificou bem melhor oque eu tentei dizer usando o exemplo do tipo de mulher que um menino procura, e o tipo de mulher que um homem procura.
Da na mesma.
OBS: Mas a relação com o "carro" é um fato. Parece que homem tem a obrigação de gostar desse tipo de coisa, e que a mulher que gosta é masculina...bizarro mas é verdade. |
|  | | Tiago Costa Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 139 Idade: 16 Local: Évora Raça: Elfo Elemento: Madeira Deus: Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor: Verde
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Sex Out 07, 2011 4:36 am | |
| | Carol escreveu: | Concordo plenamente.
Além disso, essa resposta exemplificou bem melhor oque eu tentei dizer usando o exemplo do tipo de mulher que um menino procura, e o tipo de mulher que um homem procura.
Da na mesma.
OBS: Mas a relação com o "carro" é um fato. Parece que homem tem a obrigação de gostar desse tipo de coisa, e que a mulher que gosta é masculina...bizarro mas é verdade. |
E o caso dos carros aplica-se ao futebol e a pertencer a um clube, ás vezes consumir álcool/drogas, etc enfim, coisas que não têm nada a ver. |
|  | | Siivet Mestre

N. de Mensagens: 685 Idade: 28 Local: Sintra Elemento: Terra/Rocha Cor: Preto
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Sex Out 07, 2011 5:50 am | |
| Apesar de na nossa sociedade já não haver rituais de passagem demarcados, há uns quantos que poderão ser feitos por vontade própria , talvez numa tentativa de no seu auto conhecimento a pessoa se comprovar perante si mesma que já é Homem.
Agora Homem na sua essência será aquele que não depende dos outros para arcarem com as consequências dos seus atos, um Homem acorda todos os dias e faz o seu melhor independentemente se isso é para si benéfico ou não mas faz o que é justo, essa é acima de tudo a minha noção de Homem e pela qual me rejo ! |
|  | | Schatzi Sacerdote/Sacerdotisa

N. de Mensagens: 216 Raça: Dragão Elemento: Ar Deus: Apolo (Sol/Medicina/Profecia) Cor: Branco
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Qua Out 12, 2011 1:14 am | |
| Concordo perfeitamente com a ideia do do Floresta: o ser adulto é aquele reconhece e aceita as suas responsabilidades. Agora se é Homem ou Mulher a questão torna-se ambígua dado à alteração/desvalorização/relativação de valores. O extremo dessa alteração vê-se quando os putos acham que cresceram na vida porque já tem um carro ou que podem já conduzir um carro. Sim o carro pode ser benéfico para algumas coisas, mas esquecem-se que têm de assumir responsabilidades. Não é a primeira vez que vejo putos aparecem todos partidos por levarem o audi do pápá à noite e queriam mostrar que sabiam conduzir como machos para impressionar meninas... quem beneficia desta situação são doentes que precisam de transplantes, se sobrou alguma coisa no meio da carne picada claro. As meninas também não escapam à minha critica, quando vejo a loucura daquelas que querem logo casar com um gajo e emprenham à força toda para assegurar o laço e sem conhecimento do namorado... até que ele dá às botas e elas decidem abortar. E depois há aqueles parvos e parvas que acham que para terem qualidade de vida têm de ser conhecidos e badalados, resultante da lavagem cerebral televisiva e das revistas da trampa. Prescindem da privacidade, destroem relações e fazem outros disparates a bem das audiências. E depois, quando são despejados por outra vedeta, deprimem-se e tentam suicidar. Quanto aos metrossexuais só digo que têm problemas em assumir a sua orientação sexual e que se decidam.
|
|  | | Urânia Rei/Rainha

N. de Mensagens: 1104 Idade: 25 Raça: Elfo Elemento: Ar Deus: Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor: Verde
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Qua Out 12, 2011 2:42 am | |
| | Schat escreveu: | | Sim o carro pode ser benéfico para algumas coisas, mas esquecem-se que têm de assumir responsabilidades. Não é a primeira vez que vejo putos aparecem todos partidos por levarem o audi do pápá à noite e queriam mostrar que sabiam conduzir como machos para impressionar meninas... quem beneficia desta situação são doentes que precisam de transplantes, se sobrou alguma coisa no meio da carne picada claro. |
| Schat escreveu: | As meninas também não escapam à minha critica, quando vejo a loucura daquelas que querem logo casar com um gajo e emprenham à força toda para assegurar o laço e sem conhecimento do namorado... até que ele dá às botas e elas decidem abortar. E depois há aqueles parvos e parvas que acham que para terem qualidade de vida têm de ser conhecidos e badalados, resultante da lavagem cerebral televisiva e das revistas da trampa. Prescindem da privacidade, destroem relações e fazem outros disparates a bem das audiências. E depois, quando são despejados por outra vedeta, deprimem-se e tentam suicidar. Quanto aos metrossexuais só digo que têm problemas em assumir a sua orientação sexual e que se decidam.
|
Eu acho que há pessoas que não se apercebem da fragilidade da vida humana e da sua própria fragilidade, e às vezes fazem escolhas precipitadas com consequências mais ou menos graves, a longo prazo. |
|  | | Aelle Mestre

N. de Mensagens: 664 Idade: 28 Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Metal Deus: Ártemis (Lua/Bosques/Magia)
 | Assunto: Re: O que é ser homem? Qua Out 12, 2011 4:27 pm | |
| Hum, esta discussão parece-me ter as fronteiras bastante limitadas, e portanto, está adulterada à nascença.
Bom, o que separa o Homem da Mulher?
Ou o que separa o Homem de outras espécies animais?
Confunde-se género sexual com certos tipos de personalidade, associados ao macho, ou vice-versa. Ou até, orientação sexual.
"um HOMEM aceita as suas responsabilidades, um menino não". - Esta frase parece muito bonita, é muito dejá vú, deve ser repetida por todos credos e igrejas desse mundo fora, mas é completamente limitadora, igualmente.
O que são as responsabilidades? Estagnação? Aceitação do que lhe é proposto? Eu compreendo o que quer dizer o Floresta: Reconhecimento dos seus deveres, e cumprimento dos mesmos. Sim, mas isso tanto se aplica ao Homem, como à Mulher, como ao Menino! Ou até ao cão e ao gato!
O que é ser Homem? Em rigor, não há uma resposta unificada. A partir daí, há subdivisões de personalidades, características, etc, que atravessam géneros, idades e até, espécies.
|
|  | | |
Tópicos similares |  |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |
|