Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.

InícioCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

O que é ser homem?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Floresta
Herói/Heroína mitológic@

Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens: 2418
Local: Lisboa
Raça: Gigante/Ciclope
Elemento: Fogo/Trovão
Deus: Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor: Preto

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Qua Out 12, 2011 9:27 pm

Aelle escreveu:
Sim, mas isso tanto se aplica ao Homem, como à Mulher, como ao Menino! Ou até ao cão e ao gato!

A parte da Mulher, cão e gato aceito completamente. Mas o tópico fala de Homens. A parte do Menino, não. O menino não aceita as responsabilidades. Não quer dizer que não as faça, no entanto.

Alpha and Omega, raining fire from the skies, burning the aether.
Caress the abyss, for it's silence is your shadow, and it's noise, your soul.
Ver perfil do usuário
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)

Masculino
Sagitário N. de Mensagens: 3202
Local: Córdoba

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Qui Out 13, 2011 5:59 am

Ser um "homem a sério" depende do contexto em que o evocamos tal conceito.
No contexto biológico, para ser-se homem, basta ser-se do sexo masculino.
Noutros contextos sociais, ser-se homem compreende desempenhar com sucesso todo um conjunto de funções e cumprir com as expectativas que temos sobre o papel social desse indivíduo, papel esse que varia largamente com o tipo de sociedade onde se insere. Não há definições universais, que não variem de sociedade para sociedade.
Em certos contextos sociais, especialmente aqueles que se regem por princípios de isonomia (igualdades de direitos e deveres para todos os indivíduos), ser-se um homem a sério não é mais do que preencher com sucesso os requisitos que exigimos a qualquer cidadão, independentemente do seu sexo. É com recurso a isso mesmo que podemos por vezes dizer que há muitos homens homossexuais que conseguem ser "mais homens" que muitos homens heterossexuais, pois o conceito de ser homem aí já transcende a simples condição biológica.
Acho que actualmente, na nossa sociedade, o conceito de "homem a sério" não é muito diferente no geral do conceito de um "cidadão a sério".

Portanto acho que para nós a questão é mais: o que é ser um cidadão ou uma cidadã a sério? A nível sociológico ser um cidadão a sério é saber honrar os compromissos sociais, ter um sentido apurado de cidadania, saber contribuir para uma sociedade melhor, saber usufruir dos direitos e respeitar os seus deveres fundamentais. Em caso de discórdia perante os parâmetros sociais, ou quando identifica um erro na sociedade, é saber organizar-se e agir no sentido de incentivar a melhoria da sociedade perante esses problemas, é saber interagir com os outros e compreender que há uma interdependência. É saber preservar a sua integridade e reconhecer que existem benefícios mútuos a colher quando se coopera para atingir um fim comum. É ser responsável como disse o Floresta, não no sentido de ser um carneiro acrítico, como alertou o Aelle, mas no sentido de buscar a melhor postura possível para o seu bem-estar pessoal e o bem-estar social daqueles que o rodeiam: a sua família, os seus amigos e, ao fim e ao cabo, todos os indivíduos que interagem directa ou indirectamente consigo.

Ser um homem a sério é ser um cidadão a sério. E ser um cidadão a sério é saber buscar o melhor para si, sem deixar de buscar o melhor para os outros também, pois não vivemos em pleno isolamento, dependemos uns dos outros e até mesmo as tribos mais isoladas cooperam entre si e tentam honrar a suas relações e compromissos, buscando o sucesso da sua tribo, garantir a sua sobrevivência é o princípio mais básico de qualquer forma de vida.

Mestre

Masculino
Virgem Porco
N. de Mensagens: 685
Local: Sintra
Elemento: Terra/Rocha

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Qui Out 13, 2011 6:25 am

Aelle escreveu:
Hum, esta discussão parece-me ter as fronteiras bastante limitadas, e portanto, está adulterada à nascença.

Bom, o que separa o Homem da Mulher?

Ou o que separa o Homem de outras espécies animais?

Confunde-se género sexual com certos tipos de personalidade, associados ao macho, ou vice-versa. Ou até, orientação sexual.

"um HOMEM aceita as suas responsabilidades, um menino não". - Esta frase parece muito bonita, é muito dejá vú, deve ser repetida por todos credos e igrejas desse mundo fora, mas é completamente limitadora, igualmente.

O que são as responsabilidades? Estagnação? Aceitação do que lhe é proposto? Eu compreendo o que quer dizer o Floresta: Reconhecimento dos seus deveres, e cumprimento dos mesmos. Sim, mas isso tanto se aplica ao Homem, como à Mulher, como ao Menino! Ou até ao cão e ao gato!

O que é ser Homem? Em rigor, não há uma resposta unificada. A partir daí, há subdivisões de personalidades, características, etc, que atravessam géneros, idades e até, espécies.

Ai vamos nós para uma aula avançada de psicologia, não podia ser de psiquiatria? é a verdade o homem aceita responsabilidades e o menino não, no sentido que o homem, adquiriu capacidades que lhe permitem ver o mundo de uma maneira mais straight, deveres e afins , e o menino infelizmente ,lol, ainda nao as adquiriu ou nunca as irá adquirir e será sempre um menino !
Ver perfil do usuário http://ondetudoarde.blogspot.pt/
Aelle
Mestre

Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens: 664
Raça: Druida/Feiticeiro
Elemento: Metal
Deus: Ártemis (Lua/Bosques/Magia)

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Qui Out 13, 2011 5:13 pm

Siivet, sabes que no século XIX, meninos com 7 anos já trabalhavam 15 horas por dia nas minas, ou em fábricas, e não consta que metessem baixas ou faltassem ao emprego.

É preciso mencionar exemplos históricos de adolescentes que lideraram e comandaram exércitos? Vercingetorix com 16 anos uniu os "homens" adultos que chefiavam as inúmeras tribos briguentas e imaturas da Gália, e bateu os Romanos em Gergóvia.

E agora, no início do século XXI, apanhar um gajo antes dos 30 que já não viva na casa dos pais... vai lá vai...

Fait-divers, meus caros, fait-divers. Tem a ver com preparação, carácter, inerente ao indivíduo, ou patrocinado e inculcado pela sociedade que o rodeia. E tanto mais.

Essencialmente, e no contexto em que foi feita, concordo em pleno com a intervenção do Averróis, sim. Apenas quis prestar o meu tributo aos "meninos" que envergonham muitos "homens".

Portanto, acrescento História à Psicologia, Siivet!
Ver perfil do usuário http://www.reverbnation.com/weapon1143
RedHead

Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens: 2745
Local: Olissipo/Liberalitas Julia
Raça: Elfo
Elemento: Ar
Deus: Urano (Céu/Elevação/Perfeição)

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Qui Out 13, 2011 5:46 pm

Aelle escreveu:
Siivet, sabes que no século XIX, meninos com 7 anos já trabalhavam 15 horas por dia nas minas, ou em fábricas, e não consta que metessem baixas ou faltassem ao emprego.

É preciso mencionar exemplos históricos de adolescentes que lideraram e comandaram exércitos? Vercingetorix com 16 anos uniu os "homens" adultos que chefiavam as inúmeras tribos briguentas e imaturas da Gália, e bateu os Romanos em Gergóvia.

E agora, no início do século XXI, apanhar um gajo antes dos 30 que já não viva na casa dos pais... vai lá vai...

Fait-divers, meus caros, fait-divers. Tem a ver com preparação, carácter, inerente ao indivíduo, ou patrocinado e inculcado pela sociedade que o rodeia. E tanto mais.

Essencialmente, e no contexto em que foi feita, concordo em pleno com a intervenção do Averróis, sim. Apenas quis prestar o meu tributo aos "meninos" que envergonham muitos "homens".

Acho que quando a palavra "Menino" foi empregue, não se referia a um estatuto de idade, mas precisamente àquilo que tem sido debatido no tópico: alguém que ainda não tem maturidade suficiente para ser considerado um Homem. Se calhar, até um rapaz de 7 ou de 16 anos pode ser considerado um Homem.

Herói/Heroína mitológic@

Masculino
Escorpião Cobra

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Qui Out 13, 2011 10:16 pm

RedHead escreveu:
Se calhar, até um rapaz de 7 ou de 16 anos pode ser considerado um Homem.

E porque não? Infelizmente há pessoas que têm que sacrificar a sua infância pela sua família...

Ver perfil do usuário
Averróis

Masculino
Sagitário N. de Mensagens: 3202
Local: Córdoba

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Sex Out 14, 2011 2:47 am

E podemos não saber bem o que é ser homem a sério, mas sabemos o que não é ser um homem a sério. É mais fácil citar exemplos do que não é ser um homem a sério.
A meu ver:

Não se é um homem a sério quando o indivíduo...
...faz um filho e depois abandona-o e à parceira e nem sequer busca suportar os custos da sua educação, alimentação, saúde e de todos os outros cuidados básicos, nem tampouco pensa em visitar o filho;
...acha que a mulher é um objecto puramente sexual que pode ser usado a bel-prazer do marido sem ser reconhecida na sua plenitude. E vou mais longe: Isso nem sequer é gostar verdadeiramente de mulheres, no sentido lógico da palavra. Quem o faz e diz à boca cheia que gosta muito de mulheres, ainda não deve ter reflectido bem sobre o assunto. Gostar muito de sexo com mulheres não é sinónimo de gostar muito de mulheres;
...promete mundos e fundos com objectivos interesseiros e depois não cumpre a sua promessa e prejudica terceiros com isso;
...acha que premir um gatilho para matar alguém que lhe aparece à frente é tudo o que precisa para ser um homem;
...assiste a uma grave injustiça e não faz o que está ao seu alcance para o impedir. Pior ainda quando até colabora na injustiça:
...acha que está na posição de fazer justiça pelas próprias mãos, esquecendo-se do seu viés emocional que lhe tolda a sua visão de justiça, levando-a a aplicar um castigo bem mais severo do que seria justificado (por exemplo a morte);
...acha que patriotismo significa concordar sempre com governo que estiver no poder na altura, achando que o governo nunca erra;
...acha que comprar mais um carro de luxo, mais uma mansão, etc, é mais importante que respeitar os seus funcionários que por vezes se matam para meter pão e água na mesa nas suas casas, quanto mais para o resto das necessidades básicas. Ou seja: quando acha que meter outra pessoa num regime de escravatura (literal ou figurada) a trabalhar para si é uma coisa positiva e não sente peso na consciência;
...acha que é aceitável matar alguém só porque esse alguém é de outra religião, outro clube, outro partido, outra etnia, outra inclinação sexual, ou o que quer que seja;
...acha que ter um vasto currículo de parceiras ao longo dos anos é tudo o que precisa para afirmar-se como pessoa e dar por confirmada toda a sua "masculinidade";
etc.

Última edição por Averróis em Sex Out 14, 2011 6:18 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário http://en.wikipedia.org/wiki/Averroes
RedHead

Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens: 2745
Local: Olissipo/Liberalitas Julia
Raça: Elfo
Elemento: Ar
Deus: Urano (Céu/Elevação/Perfeição)

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Sex Out 14, 2011 3:19 am

Floresta, Ex-Odal escreveu:
RedHead escreveu:
Se calhar, até um rapaz de 7 ou de 16 anos pode ser considerado um Homem.

E porque não? Infelizmente há pessoas que têm que sacrificar a sua infância pela sua família...

Precisamente.

Mestre

Masculino
Virgem Porco

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Sex Out 14, 2011 6:31 am

RedHead escreveu:
Aelle escreveu:

Acho que quando a palavra "Menino" foi empregue, não se referia a um estatuto de idade, mas precisamente àquilo que tem sido debatido no tópico: alguém que ainda não tem maturidade suficiente para ser considerado um Homem. Se calhar, até um rapaz de 7 ou de 16 anos pode ser considerado um Homem.

Só tu me entendes pah, é por eu ter barba meio ruiva,lol. Aelle, é isto que ela disse que me referia, nex time Ill get her to translate !
Aelle
Mestre

Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens: 664
Raça: Druida/Feiticeiro
Elemento: Metal
Deus: Ártemis (Lua/Bosques/Magia)

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Ter Out 18, 2011 8:27 am

Estou a ver. Culpemos as diferenças culturais. Aqui no Norte usa-se o termo "MeninA", no feminino, sim. Pequenos detalhes, mas que às vezes retêm a sua importância nesta batalha constante que é a comunicação.

Infelizmente para mim o debate não se expandiu muito, nem convidou à reflexão sobre a natureza humana, e as suas ramificações em que se cruza com outras espécies, o que era o meu objectivo. Mas admito que já constituiria outro tema (ou um polvo deles!), e eu sou Balança ascendente Sagitário, o que perfaz uma combinação bastante explosiva no que toca ao gosto pelo discurso, e heterogeneidade escalonada do conteúdo do mesmo!

Mas sim, Siivet, à parte o preciosismo irónico (mas verdadeiro!) da minha frase inicial neste comentário, alusiva à minha região, eu percebi, sim! Simplesmente não quis que estacionássemos aí!

Ver perfil do usuário http://www.reverbnation.com/weapon1143
Siivet
Mestre

Masculino
Virgem Porco

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Ter Out 18, 2011 8:38 am

Aelle escreveu:
Estou a ver. Culpemos as diferenças culturais. Aqui no Norte usa-se o termo "MeninA", no feminino, sim. Pequenos detalhes, mas que às vezes retêm a sua importância nesta batalha constante que é a comunicação.

Infelizmente para mim o debate não se expandiu muito, nem convidou à reflexão sobre a natureza humana, e as suas ramificações em que se cruza com outras espécies, o que era o meu objectivo. Mas admito que já constituiria outro tema (ou um polvo deles!), e eu sou Balança ascendente Sagitário, o que perfaz uma combinação bastante explosiva no que toca ao gosto pelo discurso, e heterogeneidade escalonada do conteúdo do mesmo!

Mas sim, Siivet, à parte o preciosismo irónico (mas verdadeiro!) da minha frase inicial neste comentário, alusiva à minha região, eu percebi, sim! Simplesmente não quis que estacionássemos aí!

Acho que não será por isso que o tópico irá estacionar !

Floresta
Herói/Heroína mitológic@

Masculino
Escorpião Cobra

MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   Ter Out 18, 2011 9:12 am

Aelle escreveu:

Cruzamento com outras espécies? Os animais tornam-se adultos a partir da altura que os pais acham que estão mais que aptos para sobreviver sozinhos sem terem que estar sempre lá. Na raça humana isso acontece quando a criança aceita que tem responsabilidades e precisa de as resolver e cuidar. Mas pelo confortismo que se vive actualmente (e desde há muitos anos), muitas pessoas não chegam a essa fase sequer. E toda a gente sabe bem demais no quão mal o mundo está, podemos culpar os pais de se agarrarem aos seus filhos, o sangue do seu sangue, com unhas e dentes? Bem sei que se fosse pai e um filho meu me dissesse que, nesta economia, queria ir morar sozinho, mais depressa o punha num hospital mental que num apartamento.

Ver perfil do usuário

O que é ser homem?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Tópicos similares

-
» homem branco se olhando no espelho
» [FICHAS] Survivorman: Homem vs Natureza
» Homem Aranha- The Amazing [Filme]
» Os gif's do pequeno grande homem
» Google maps homem cavalo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum