Folk Lusitânia Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial. |
|
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
Váli Deus(a) do Sol (administração)

N. de Mensagens: 1690 Idade: 23 Local: Lisboa Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Madeira Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Verde
 | Assunto: Re: Sistema de Ensino Ter Out 04, 2011 11:51 am | |
| Esta num campo metafisico superior  Boa noite |
|  | | Gonçalo Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 155 Idade: 167 Local: Matrix Raça: Povo das Arvores Elemento: Água Cor: Preto
 | Assunto: Re: Sistema de Ensino Qui Out 06, 2011 8:49 am | |
| | Váli escreveu: | Eu acho que deveríamos ser diferenciados logo desde cedo (6ano) conforme as nossas capacidades e fazer dois tipos de ensinos paralelos: um mais objectivo outro mais voltado para a universidade. Os cursos secundários deveriam de ser substituídos por cursos profissionais caso possivel. Não concordo com o facto de ser o privado a dirigir o sistema de ensino porque corremos o risco de sermos explorados financeiramente. Basta vermos as exorbitâncias que precisamos para fazer um simples exame de condução.
Já que falo nisso outra coisa que o estado deveria de fazer seria nacionalizar as empresas rodoviarias e fornecer cartas a quem tem mais dificuldades económicas. Os testes rodoviarios deveriam de ser mais praticos e não me venham dizer que aquela ladroagem tem ponta por onde se lhe pegue |
Estás a partir do principio que quem vai (ou devia ir) para a universidade é inteligente e quem vai para os cursos profissionais é ignorante, para além de altamente discriminatório isso não faz sentido nenhum. Em primeiro lugar porque não é aos 11 anos que podes fazer esse tipo de distinção, as pessoas mudam e passam por fases que influenciam positiva ou negativamente o seu desempenho escolar e académico. Em segundo lugar, porque um excelente aluno a artes mas péssimo a tudo o resto, não deve ser obrigado a tirar um curso profissional quando a sua vocação é um curso superior de escultura (é só um exemplo, podíamos usar centenas deles) e vice-versa, terceiro e ultimo motivo, não acreditemos que são as notas que definem a inteligência das pessoas, algumas das pessoas mais inteligentes que conheci eram alunos medianos e alguns dos mais ignóbeis era muito bons a copiar e tinham notas altas. Portanto como vês o que escreveste acaba por não fazer muito sentido.
Quem não tem dinheiro não tira a carta, anda de transportes públicos. Eu também acho que o estado devia nacionalizar a worten para dar playstations a pessoas mais necessitadas (eu), a ideia é igualmente disparatada mas que era bom era.
Ainda sobre o o primeiro tema lembrei-me agora, eu conheci um gajo que era um bom aluno até ao 9º ano, dos melhores da turma dele, mas que depois esteve alguns 6 anos para fazer o secundário, sabes de quem é que eu estou a falar?
|
|  | | Váli Deus(a) do Sol (administração)

N. de Mensagens: 1690 Idade: 23 Local: Lisboa Raça: Druida/Feiticeiro Elemento: Madeira Deus: Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor: Verde
 | Assunto: Re: Sistema de Ensino Qui Out 06, 2011 10:05 am | |
| Problemas com a matemática...olha mas em relação a nacionalização da Worten não precisas porque tens antes o Magalhães que é mais indicado para o teu caso (era para ser seca).
É um erro pensar que o gosto ou a capacidade de raciocínio é o factor mais preponderante na escola. O proprio Einstein dizia que era 99% de trabalho e apenas 1% de genialidade.
Imaginando que alguém teria vocação para escultura mas que á partida o mercado não daria vazão, eu acho preferível cortar as expectativas de raiz e redireccionar a pessoa para algo mais pragmático, dando-lhe as informações necessárias para poder escolher, do que deixar a pessoa viver na ilusão do que conseguirá o que pretende. |
|  | | Kraft durch Freude Rei/Rainha

N. de Mensagens: 1619 Raça: Povo das Arvores Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
 | Assunto: Re: Sistema de Ensino Qui Out 06, 2011 10:15 am | |
| | Gonçalo escreveu: | | Estás a partir do principio que quem vai (ou devia ir) para a universidade é inteligente e quem vai para os cursos profissionais é ignorante |
Onde é que isso está implícito (já que não o vejo dito explicitamente em lado nenhum)? |

N. de Mensagens: 155 Idade: 167 Local: Matrix Raça: Povo das Arvores Elemento: Água Cor: Preto
 | Assunto: Re: Sistema de Ensino Qui Out 06, 2011 6:29 pm | |
| | Kraft durch Freude escreveu: | | Gonçalo escreveu: | | Estás a partir do principio que quem vai (ou devia ir) para a universidade é inteligente e quem vai para os cursos profissionais é ignorante |
Onde é que isso está implícito (já que não o vejo dito explicitamente em lado nenhum)? |
| Citação: | | Eu acho que deveríamos ser diferenciados logo desde cedo (6ano) conforme as nossas capacidades |
|
|  | | Kraft durch Freude Rei/Rainha

N. de Mensagens: 1619 Raça: Povo das Arvores Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
 | Assunto: Re: Sistema de Ensino Qui Out 06, 2011 8:00 pm | |
| | Gonçalo escreveu: | | Kraft durch Freude escreveu: | | Gonçalo escreveu: | | Estás a partir do principio que quem vai (ou devia ir) para a universidade é inteligente e quem vai para os cursos profissionais é ignorante |
| Citação: | | Eu acho que deveríamos ser diferenciados logo desde cedo (6ano) conforme as nossas capacidades |
|
Um bocadinho rebuscado, não? |

| Assunto: Re: Sistema de Ensino Sex Out 07, 2011 7:03 am | |
| | Váli escreveu: | Problemas com a matemática...olha mas em relação a nacionalização da Worten não precisas porque tens antes o Magalhães que é mais indicado para o teu caso (era para ser seca).
É um erro pensar que o gosto ou a capacidade de raciocínio é o factor mais preponderante na escola. O proprio Einstein dizia que era 99% de trabalho e apenas 1% de genialidade.
Imaginando que alguém teria vocação para escultura mas que á partida o mercado não daria vazão, eu acho preferível cortar as expectativas de raiz e redireccionar a pessoa para algo mais pragmático, dando-lhe as informações necessárias para poder escolher, do que deixar a pessoa viver na ilusão do que conseguirá o que pretende. |
Por acaso nem me importava de ter um magalhães, já que andei a pagar tantos podiam ter tido a decência de me ter dado um.
Ou seja, se tivesse na escola o próximo Kant ias mandá-lo tirar um curso profissional de pasteleiro só porque as licenciaturas de letras não dão "vazão"? Então e que tal dar a opção às pessoas de se ferrarem se for essa a sua vontade? Eu estou a estudar artes e humanidades, já estudei filosofia e mais uma carrada de "tretas" que valem socialmente menos do que saber engolir fogo vestido de mimo, sei e sabia a priori, que não ia ter as empresas à pancada umas com as outras para me contratarem. Por tudo isto, acredito, que devem ser as pessoas a decidirem o que fazer, desde que sintam esse “chamamento”, desde que tenham vocação (independentemente de terem ou não 18´s) e não escolham a universidade só porque fica mal ir para um curso profissional (muitos até só para fugir ao trabalho). Aborrece-me ver tipos que estão na universidade só para passar tempo sem sequer terem a mínima ideia do que ali estão a fazer, muitas vezes a queimarem bolsas e vagas que fazem falta aos outros.
|
|  | | Tiago Costa Cavaleiro/Dama

N. de Mensagens: 139 Idade: 16 Local: Évora Raça: Elfo Elemento: Madeira Deus: Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor: Verde
 | Assunto: Re: Sistema de Ensino Sex Out 07, 2011 8:13 am | |
| | Váli escreveu: | Um exemplo de como o nosso sistema de ensino falhou são as casas do chines que existem. Em portugal estuda-se 12 anos e não se sabe nada enquanto que na china eles estudam so 9 e conseguem exportar materiais e abrir negocios num pais do qual não sabem sequer a língua. A pergunta fica: não éramos nós capazes de fazer isso?
Parece que o nosso sistema de ensino peca por ser demasiado abstracto e selectivo sendo que nos seria mais conveniente uma politica mais terra a terra e pragmática.
O mal da planificação do sistema de ensino e da tentativa de tornar o pais um pais de sector terciario é que encaminhamos as nossas crianças para cursos sem saida e os quais, pelos vistos, não são importantes. |
O problema de Portugal e a vantagem da China é que o chineses parecem ser pessoas extremamente trabalhadoras (generalizando), isso vê-se pelo numero de horas e dias que trabalham, assim como a capacidade de organizar cadeias de lojas e restaurantes. Se os portugueses tivessem a mesma vontade de trabalhar, capacidade de investir etc as coisas seriam diferentes, mas no geral conformamos-nos e dizemos mal deles porque vendem tudo barato e é só bugigangas, mas se não fossem as suas lojas muitos estariam a rasca para desenrascar umas compras. E Váli, não acho que para exportar materiais e abrir esse género de negócios sejam necessários tantos anos de estudo, mas nem todos podem ser doutores e engenheiros e o mal da sociedade é forçar a que todos ascendam a isso, depois resultam por ai corruptos e homens fracassados que em pequenos não foram pelo caminho certo. A escola está bem assim, o problema é a pressão social, bastava dar liberdade a todos para escolher e se cada um encontrasse o caminho certo, faria o que quer com gosto e empenho pelo trabalho e honestidade.  |
|  | | |
Tópicos similares |  |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |
|