Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Divindades Celtas - Sucellus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
0000000000000
Guerreiro/Guerreira
avatar

Masculino
N. de Mensagens : 35
Local : Álfheim
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Céu

MensagemAssunto: Divindades Celtas - Sucellus   Seg Mar 12, 2012 1:19 pm


Na mitologia celta, Sucellus era o deus da agricultura, florestas e bebidas alcoólicas, por vezes qualificado como rei dos deuses, carregava um grande martelo de cabo longo. O seu nome significava O que Bate Bem. Ele usava o martelo para bater na terra, acordando as plantas e anunciando o início da primavera.
Sua mulher era a deusa da natureza Nantosvelta, outra figura da fertilidade, que era também deusa do lar. Quando juntos, são frequentemente acompanhados por símbolos associados à prosperidade e domesticidade. Este deus também era venerado entre os lusitanos. Sucellus representa a fertilidade e é um dos deuses mais poderosos da mitologia Celta.

Este deus celta foi sobretudo venerado no continente, sendo casado com Nantosuetta (entre outras).
Sendo representado com um porte atlético, barba, coberto apenas com uma pele de lobo ou com vestes engalanadas.

Aparece reproduzido com uma taça e uma bolsa, o que pode indicar uma relação com a fertilidade, havendo também representações suas com um martelo ou ceptro encimado pela cabeça de um martelo (o que pode remeter para a hipótese de ser um deus relacionado com a morte, apesar de ser mais provável que seja um talismã ou mero símbolo). A taça poderá conter uma bebida, que seria o produto da colheita levada a bom termo devido à protecção do deus. Era representado também com atributos como círculos e cruzes na roupa, possivelmente aludindo ao céu.

Somente se conhecem representações suas na Gália de influência romana, sendo muitas vezes confundido com o deus Silvano (deus da floresta) por terem os mesmos atributos, emprestados reciprocamente.

Fonte:http://www.infopedia.pt/$sucellus


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Divindades Celtas - Sucellus
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento :: Historia e Mitologia-
Ir para: