Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Se for capaz convença o seu filho a não tirar um destes 10 cursos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Gonçalo
Cavaleiro/Dama


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 172
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

MensagemAssunto: Se for capaz convença o seu filho a não tirar um destes 10 cursos   Ter Mar 13, 2012 10:40 pm

Com base nos dados constantes no site da Forum Estudante, e que resultam do tratamento da informação colocada pelas instituições de ensino superior naquela plataforma online, criou-se um ranking dos cursos com mais saída, até aos que têm menos. Os dados apresentados referem-se a 2011. Veja aqui algumas das licenciaturas que menos saída profissional têm.



1. Filosofia. Por muito atrativo que seja estudar o pensamento de Aristóteles, Sócrates ou Platão, a verdade é que as saídas profissionais para os licenciados em Filosofia são cada vez mais estreitas. A ideia (errada) de que se trata de uma disciplina perfeitamente dispensável nos dias que correm afasta-a das preferências de muitos alunos. A taxa de empregabilidade entre os licenciados da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nesta área está pouco acima dos 16%. What a Face

2. Radiologia. Os cortes na saúde não são boa notícias para que escolheu Radiologia como via profissional. É que este é um dos cursos com mais alta taxa de desemprego pós-licenciatura. No curso do Instituto Politécnico de Coimbra, apenas 30% dos estudantes que terminaram o curso conseguiram colocação no mercado de trabalho.

3. Relações Internacionais. Foi um curso muito popular durante os anos de 1990. A plena integração europeia e a internacionalização e globalização económica deram asas à licenciatura. Mas os tempos de ouro já lá vão há muito. Atualmente, o desemprego atinge cerca de 50% dos licenciados que tiram este curso na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

4. Ciências da Comunicação. Os cursos de comunicação social foram-se multiplicando à mesma velocidade que o mercado se ia contraindo e muitas publicações fechavam portas. O programa acabou por se ir alargando às assessorias mediáticas, permitindo mais algumas saídas profissionais. Mas, nos dias que correm, é uma escolha de alto risco, com altíssimas taxas de desemprego. No curso disponível na Escola Superior de Viseu, por exemplo, apenas 52% dos licenciados conseguiu começar a trabalhar. Mas desde então, o mercado estreitou-se ainda mais.

5. História. Um dia vai ser preciso alguém para contar toda a história dos tempos conturbados que se vivem em Portugal. Mas atualmente, tirar o curso de História é um passo de gigante para o desemprego. Pelo menos para quem quiser exercer a atividade. A vertente do ensino está praticamente fechada e a investigação apresenta idênticas dificuldades de acesso. Aproximadamente metade (55%) dos formados em História pela Universidade de Lisboa não conseguem trabalho na área.

6. Psicologia. Aqui está outra licenciatura que, eventualmente, poderá ainda vir a ser muito útil aos portugueses. No entanto, a realidade atual é de que se trata de um curso com cada vez menos saída profissional, com altas taxas de desemprego entre os licenciados. No Instituto Superior da Maia, por exemplo, apenas 31% dos licenciados entrou no mercado de trabalho.

7. Bioquímica. A Bioquímica, anteriormente chamada de química biológica ou fisiológica, é uma ciência interdisciplinar que estuda principalmente a química dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos. É voltada principalmente para o estudo e tecnologia da estrutura e função de componentes celulares. Mas não tem muita saída. A taxa de sucesso dos licenciados em Bioquímica na Universidade Nova de Lisboa anda pelos 15,3%.

8. Línguas e Literaturas. Nem com o novo Acordo Ortográfico o curso de Línguas e Literaturas consegue ter mais saídas profissionais. Uma vez mais, a vertente ensino está completamente esgotada e a única hipótese para quem é formado nesta área parece ser mesmo sair da «zona de conforto». É que na Universidade de Lisboa, a título de exemplo, apenas 25% dos licenciados nesta área conseguiu emprego. What a Face

9. Estudos Europeus. É verdade que nunca se falou tanto de Europa como atualmente, mas a verdade é que esta é uma licenciatura com pouquíssimas hipóteses de saída profissional. Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a taxa de licenciados nesta área a conseguir emprego era de 18%...

10. Ciências Bioanalíticas. É o curso com menos possibilidades de saída profissional. Tem competências multidisciplinares com aplicação em áreas analíticas e pré-clínicas de controlo da qualidade alimentar, ambiental, agro-ambiental, de produtos farmacêuticos e cosméticos, de águas, efluentes e solos, bem como de análises químico-biológicas de aplicação ao diagnóstico clínico e toxicológico. Só existe da Universidade de Coimbra e a taxa de empregabilidade em 2011 era de apenas 15%.

http://www.dinheirovivo.pt

Se for capaz convença o seu filho a não tirar um destes 10 cursos - por isso que é eu me inscrevi no segundo Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 30
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

MensagemAssunto: Re: Se for capaz convença o seu filho a não tirar um destes 10 cursos   Qua Mar 14, 2012 12:39 am

Tive um momento de felicidade por ver que não foi má ideia não ir para dois cursos daí que me interessavam, que foi breve porque me lembrei que vou para o desemprego na mesma Very Happy

_________________

Certe canzoni attraversano le mura con sacre ironie e parlano, senza parole, quell'unica lingua ch'è il suono.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gonçalo
Cavaleiro/Dama


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 172
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

MensagemAssunto: Re: Se for capaz convença o seu filho a não tirar um destes 10 cursos   Qua Mar 14, 2012 5:39 pm

Se abrissem 10 000 vagas de medicina por ano, daqui a 7 ou 8 anos veríamos os call-centers cheios de jovens prodígios da medicina.

O problema não está nos cursos mas antes em dois problemas fundamentais. Por um lado a teoria generalizada que toda a gente tem que ir para a universidade, simplesmente porque sim, mesmo que entre em cursos em 4ª ou 5ª opção, mesmo que não tenha a mais pequena vocação para o que está a estudar e eu conheço tantos casos assim. Este problema leva a outro, que é a proliferação de cursos e vagas no público e no privado que ninguém percebe muito bem porquê. O problema não está no curso de filosofia (falo desta porque é o conheço melhor), se o ensino superior avaliasse as necessidades do mercado e em ver de abrir 250 vagas por ano em 7 ou 8 instituições diferentes, se abrisse 40 em dois polos no país, os licenciados em filosofia tinham de certeza outra margem de empregabilidade, para além de que as médias de entrada subiriam e a qualidade dos cursos teria que ser outra. Acabavam também as “pragas” que aparecem nos cursos em que a média de entrada é baixa, ou seja, os tipos da 4ª e 5ª opção que falei há pouco.
Um bom exemplo disto que falei é o curso de direito, que graças a esta anarquia no número de vagas e instituições, passou de curso de prestígio para via verde para a caixa do continente.
Para acabar com isto é preciso que os governos tenham a coragem de, em primeiro lugar, acabarem com os lobbys das universidades privadas e públicas (sim, porque não se percebe como é que Lisboa tem a universidade técnica, a universidade nova e a universidade de lisboa, ambas em estado de decadência financeira), em segundo lugar a coragem de ao reduzir drasticamente o número de vagas, receber novos milhares de desempregados nas suas estatísticas de desemprego.
Também é verdade que as empresas deixavam de poder contratar licenciados pela miséria que pagam atualmente, mas parece-me que conseguíamos viver com isso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Manwë
Mestre


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 23
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

MensagemAssunto: Re: Se for capaz convença o seu filho a não tirar um destes 10 cursos   Qua Mar 21, 2012 5:32 pm

"Estudos" destes metem-me sempre confusão, este ainda mais porque inclui o meu curso.
Além do mais creio que este estudo refere-se apenas a dados de uma universidade - não me lembro qual - e não à situação geral do país.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://whoknewindeed.wordpress.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Se for capaz convença o seu filho a não tirar um destes 10 cursos   Hoje à(s) 10:21 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Se for capaz convença o seu filho a não tirar um destes 10 cursos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» O Meio-Sangue Filho de dois deuses
» Show do Filho de Poseidon!
» Sequestro do filho de Hermes
» Teste para Filho de Poseidon - Novembro
» Treino de Kratos(Indefinido) e Johny Williams(Filho de Ares)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Masmorras-
Ir para: