Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Português ganha 250 mil euros para estudar galáxias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
avatar

Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 30
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

MensagemAssunto: Português ganha 250 mil euros para estudar galáxias   Seg Jul 30, 2012 4:58 pm

Deixo aqui esta notícia sobre um antigo colega meu que é uma inspiração para quem trabalha em ciência Smile

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54998&op=all

Citação :
Português ganha 250 mil euros para estudar galáxias

David Sobral vai desenvolver projecto na Holanda durante três anos

2012-07-26
Por Susana Lage

David Sobral acaba de ganhar um ‘Veni’ de 250 mil euros da Organização Holandesa para Investigação Científica (NWO, na sigla inglesa) para desenvolver um projecto de investigação nos próximos três anos.

“Conseguir um financiamento tão prestigiante num concurso tão competitivo e num outro país é algo muito gratificante. É um reconhecimento não só do trabalho que tenho desenvolvido nos últimos anos, mas também do método que tenciono implementar para responder a muitas perguntas que continuam sem resposta no que toca à formação e evolução de galáxias como a nossa”, revela ao Ciência Hoje o investigador português actualmente na Universidade de Leiden, Holanda.
O projecto financiado, intitulado «Das Primeiras Galáxias ao Pico da Formação Estelar no Universo», pretende descobrir como é que galáxias como a nossa se formaram e evoluíram desde a formação das primeiras galáxias, há cerca de 13 mil milhões de anos, até aos dias de hoje.

Isto implica não só identificar galáxias tal como eram há vários milhões de anos, mas sobretudo compreender em que ‘ambiente’ vivem, quão ‘ricas’ são (quanta massa em estrelas têm), quão produtivas são (quantas estrelas estão a formar), etc. Uma vez combinados, estes dados vão possibilitar uma visão única sobre o que muda, o que não muda, e quais os processos responsáveis por existirem galáxias como a nossa.

Algo que torna este projecto único é a utilização de uma só técnica para identificar e estudar galáxias de forma homogénea ao longo da história do Universo, enquanto que previamente cada amostra de galáxias era seleccionada de uma forma ligeiramente diferente, resultando em dados heterogéneos e com os quais era mais difícil compreender o que se está a passar.

“Através do projecto que vou desenvolver vai ser finalmente possível eliminar muitas das incertezas e incógnitas que têm limitado a nossa compreensão. Não só resultará em amostras altamente completas e ‘limpas’, como serão as maiores alguma vez recolhidas. Vai ser possível perceber o que é mais importante: a ‘genética’ ou o ‘ambiente’ para a evolução de galáxias, e como e quando é que ambos os ‘fenómenos’ tomam lugar. E, espero, juntamente com contribuições de outros investigadores, que resulte numa compreensão muito mais detalhada e profunda não só da história de formação estelar no Universo inteiro desde o seu início, mas sobretudo dar-nos as ferramentas para sabermos pelo menos as razões principais que fizeram da nossa galáxia aquilo que hoje ela é”, explica David Sobral.

O projecto, de “forte componente observacional”, começa no início de Setembro e vai ser desenvolvido na Universidade de Leiden (Observatório de Leiden).

“Na Holanda há acesso privilegiado a telescópios rádio e ainda a telescópios que operam no óptico e infra-vermelho que se encontram nas Canárias”, sublinha o astrónomo.

_________________

Certe canzoni attraversano le mura con sacre ironie e parlano, senza parole, quell'unica lingua ch'è il suono.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Português ganha 250 mil euros para estudar galáxias
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pika das Galáxias
» Oração forte e poderosa de São Cipriano para ganhar dinheiro!
» [Filler] F10 [Izura] Aposta Ganha
» RPG Maker VX Ace: Trial traduzido para português
» A Noite Sem Fim - Serenata para a Eternidade (Crônica Oficial)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento-
Ir para: