Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Fernando Pessoa, o poeta nacionalista, e o seu opúsculo "O Interregno - Defesa e Justificação da Ditadura Militar em Portugal"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Aelle
Mestre
avatar

Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 33
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

MensagemAssunto: Fernando Pessoa, o poeta nacionalista, e o seu opúsculo "O Interregno - Defesa e Justificação da Ditadura Militar em Portugal"   Ter Nov 26, 2013 9:22 pm

O internacionalíssimo poeta português, Fernando Pessoa, leccionado nas nossas escolas secundárias - ainda bem - tanto na sua versão ortónima, como através dos seus numerosos heterónimos, era um homem inteligente. E também nacionalista.

Se a sua "Mensagem" ainda oferece algumas dúvidas, pelo menos ao pior cego, que é aquele que não quer ver, o seu opúsculo, olvidado, aliás, apagado, qual lápis azul que os "democratas" tanto atacam, pelos vencedores (?) da história, cujo título figura no cabeçalho do tópico, este, parece ser bastante taxativo.

Em "O Interregno - Defesa e Justificação da Ditadura Militar em Portugal" (1928, Lisboa, Núcleo de Acção Nacional), Pessoa justifica a ditadura militar por três razões:

1- estado latente de guerra civil no país, resultado de este se encontrar divido entre monárquicos e republicanos em partes iguais;

2- inadequação do constitucionalismo liberal às condições portuguesas e necessidade de um estado de transição que permitisse encontrar um regime adequado às exigências do país:

3- fatalidade de substituir pela força a base do Governo que a opinião pública se revelara incapaz de proporcionar e que já não podia ser proporcionada por uma autoridade ancorada na tradição.


Por certo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
avatar

N. de Mensagens : 2053
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

MensagemAssunto: Re: Fernando Pessoa, o poeta nacionalista, e o seu opúsculo "O Interregno - Defesa e Justificação da Ditadura Militar em Portugal"   Ter Nov 26, 2013 10:53 pm

Para aqueles que ficaram curiosos, aqui fica o link para download d'O Interregno, cortesia do arquivo da Biblioteca Nacional de Portugal:

http://purl.pt/13962
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gotham
Burguês/Burguesa
avatar

N. de Mensagens : 91

MensagemAssunto: Re: Fernando Pessoa, o poeta nacionalista, e o seu opúsculo "O Interregno - Defesa e Justificação da Ditadura Militar em Portugal"   Qua Nov 27, 2013 10:56 pm

Parafraseando outro Fernando: E esta hein?!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Fernando Pessoa, o poeta nacionalista, e o seu opúsculo "O Interregno - Defesa e Justificação da Ditadura Militar em Portugal"   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Fernando Pessoa, o poeta nacionalista, e o seu opúsculo "O Interregno - Defesa e Justificação da Ditadura Militar em Portugal"
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Diálogo em uma história narrada em primeira pessoa
» Agradeçam a Luffy pela pessoa + linda no mundo estar no fórumn
» ORAÇÃO PODEROSA PARA AMARRAR A PESSOA AMADA:
» ORAÇÃO PODEROSA PARA AMARRAR A PESSOA AMADA
» ORAÇÃO PODEROSA PARA AMARRAR A PESSOA AMADA: Faça e verá o que acontece, oração poderosa para amarrar a Pessoa Amada. Em 10 minutos após publicar a pessoa vai te ligar. Troque as iniciais entre parênteses. Importante ter Fé.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento-
Ir para: