Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Castro do Zambujal - Calcolitico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Roughstone
Discípulo/Discípula
avatar

Masculino
Aquário Galo
N. de Mensagens : 18
Idade : 24
Local : Turres Veteras
Raça : Gigante/Ciclope
Elemento : Ar
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Preto

MensagemAssunto: Castro do Zambujal - Calcolitico   Ter Mar 11, 2014 5:08 pm

Ora, venho-vos apresentar um lugar muito especial para mim (acho que ainda nao foi aqui falado), apesar de estar quase todo enterrado (para prevenir erosão,  vandalismo e, suponho, por não haver fundos para manter o local depois de completamente desenterrado  Laughing ). É o local onde ainda tenho de ir beber hidromel para honrar os antepassados!
Passo a citar "Ana Catarina Sousa / DGPC /2012":
Citação :

"Trata-se de uma elevação sucessivamente ocupada durante o terceiro milénio a.C. No atual estado dos conhecimentos, foram identificadas cinco fases de construção que correspondem a uma evolução do sistema defensivo estruturada em quatro linhas de muralha, a última das quais apenas detetada em 1994. A primeira fase, datada do primeiro quartel do 3º milénio, apresenta uma planta centrada numa fortificação central dotada de torres maciças e rodeada por muros radiais e pequenas entradas. A segunda fase é marcada pela construção de uma barbacã na fortificação central e de torres ocas e entradas na segunda linha de muralhas. Este sistema é reconfigurado numa terceira fase, com a colmatação da barbacã central e o encerramento das entradas na segunda linha de muralhas. Na quarta fase são edificadas torres ocas nas três linhas de muralha. Na fase final, a ocupação é restringida ao núcleo central, registando-se a existência de extensos derrubes e a colmatação da fortificação central, na área da barbacã, estruturando-se uma muralha com 16 m de largura.
As recentes pesquisas, efetuadas a partir de 1994, revelaram o perímetro total de um dos mais extensos povoados calcolíticos da Estremadura. A área inclui uma quarta linha de muralhas intervencionada nas recentes campanhas e áreas de ocupação no sopé da elevação.
A nível nacional e internacional, o Castro do Zambujal apresenta características de especial interesse científico para o conhecimento do Calcolítico na Península Ibérica. Revela ainda especial valor patrimonial, uma vez que as fortificações evidenciam um excelente estado de conservação em altura, sendo particularmente representativa das primeiras construções defensivas erigidas em território nacional."
"

Localizado a cerca de 3 Km a sudoeste de Torres Vedras e identificado pelo investigador torreense Leonel Trindade no ano de 1932, o Castro do Zambujal foi alvo das primeiras escavações em 1944 e 1959. A partir da década de 60, a pesquisa do sítio assumiu uma importância internacional com a implementação de um projeto dirigido entre 1964 e 1973 por E. Sangmeister (Universidade de Friburgo), H. Schubart (Instituto Arqueológico Alemão de Madrid) e L. Trindade e, a partir de 1994, sob a direção de M. Kunst (Instituto Arqueológico Alemão de Madrid) e P. Uerpmann da Universidade de Tübingen. A longa história das pesquisas arqueológicas aqui efetuadas e a extensa documentação publicada converteram o denominado Castro do Zambujal num dos mais emblemáticos sítios arqueológicos portugueses, assumindo um papel de revelo para o conhecimento das primeiras sociedades agro-metalúrgicas no Calcolítico da Península Ibérica, especialmente no que se refere às primeiras arquiteturas de fortificação e às práticas de metalurgia antiga."


Deixo-vos com algumas imagens e o site do IGESPAR:

http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70158/





Até já  cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Balion
Discípulo/Discípula
avatar

Masculino
Escorpião Cabra
N. de Mensagens : 11
Idade : 26
Local : Turres Veteras
Raça : Lobisomem
Elemento : Água
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Preto

MensagemAssunto: Re: Castro do Zambujal - Calcolitico   Sex Mar 14, 2014 6:33 pm

Qdo vierem a esta zona esta e uma passagem obrigatoria!!
Irao com certeza ficar maravilhados pela paisagem!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Castro do Zambujal - Calcolitico
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Folk Lusitânia :: Parte Norte :: Lugares-
Ir para: