Assunto: Re: Que video estou a ver... Qua Dez 21, 2011 2:37 am
Ceinwyn escreveu:
Não se trata de pôr tolerância vs. intolerância, a escolha aí é evidente. Eu tinha "contra", entre aspas, por alguma razão
Vi o Zizek falar disso numa conferência sobre o fim da ideologia. De forma muito resumida, ele diz que a luta por direitos políticos e sociais por parte de minorias, que se via em décadas passadas (o exemplo dado é o de Martin Luther King), foi em grande parte substituída por apelos à tolerância na actualidade. Além disso, segundo ele, muitos meios de esquerda são dominados pelo politicamente correcto, devido a uma certa obsessão com essa questão da tolerância.
A exposição completa está aqui, esta parte é logo o início.
Parece-me que esse problema surge exactamente por causa da tentativa de promover o conceito de tolerância a um absoluto incondicional, bem como a concentração excessiva em torno do desfecho em tolerância ou intolerância em vez de procurar ir ao cerne da questão. E obviamente que sim: Há outras causas para os problemas para além da mera "falta de tolerância". Normalmente a "falta de tolerância" é um desfecho onde estão implicadas diversas variáveis. Por exemplo a questão da escravatura não tinha apenas a ver com "falta de tolerância". A estratificação social e os valores permeados na sociedade é que levavam à interiorização da escravatura como algo normal entre as pessoas (pelo menos as que não eram abolicionistas ou pro-abolicionismo). Nesse caso a solução não poderia ser jamais uma mera critica à intolerância, ignorando o problema de fundo, mas antes uma procura em reformar a mentalidade, as noções éticas e morais, as leis, enfim, a fonte dessa estratificação social que remetia as pessoas a papeis de escravatura.
Quando se começou a usar o termo "tolerância" neste contexto, parece-me que era mais como um termo genérico para se referir a todo o conjunto de medidas necessárias para garantir a resolução dos problemas (por exemplo: racismo, sexismo, xenofobia, homofobia, etc.)
Temos então dois problemas: Por um lado gente a tentar usar o conceito de tolerância como um absoluto, como se a tolerância tivesse que ser perfeitamente incondicional. Por outro temos gente a usá-lo de forma superficial, como se o único problema estivesse na fachada e na relutância individual de cada pessoa.