Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.

InícioCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

James Randi: O cepticismo e as provas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)

Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Local : Córdoba

MensagemAssunto: James Randi: O cepticismo e as provas.   Qui Ago 05, 2010 1:40 pm

James Randi aborda a questão do cepticismo e demonstra que não são os cépticos que têm de apresentar provas sobre a inexistência de algo, até porque isso é virtualmente impossível. Para ele, quem argumenta piamente a favor da existência de algo é que precisa de providenciar as devidas provas.

· Website | Bandcamp | SoundCloud | Last.fm ·
Ver perfil do usuário http://undogmatic.net78.net/
Aelle
Mestre

Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

MensagemAssunto: Re: James Randi: O cepticismo e as provas.   Qua Ago 11, 2010 4:07 am

Isso é válido para quem se rala com o que os outros pensam acerca de determinados assuntos. Como por exemplo a religião. Essa sempre foi uma das grandes diferenças entre os pagãos europeus e os cristãos.

Estes últimos sempre nos quiseram enfiar com a cruz pela goela abaixo. Ao contrário dos primeiros.

Tenho muito gosto em expor as minhas crenças, e as suas razões, mas se perceber que o meu interlocutor tem interesse e vontade nisso.

Mas concordo com a lógica dessa ideia, principalmente vivendo numa sociedade em que a religião oficial é o Catolicismo. É certo que as coisas estão a mudar, mas se alguém de uma geração menos jovem te ouvir dizer que és Ateu, pergunta logo "Porquê?". Quando a lógica, de facto, é alguém explicar-nos e demonstrar-nos a existência de uma realidade que contrarie o ateísmo. No caso dos Cristãos seria fácil. Um Deus Omnipotente e Omnipresente! Que criou o Universo Inteiro! Já falei com um padre uma vez, e o pobre homem engasgou-se todo com as próprias contradições da sua religião. Foi bastante engraçado.
Ver perfil do usuário
Fenris
Rei/Rainha

N. de Mensagens : 1168
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)

MensagemAssunto: Re: James Randi: O cepticismo e as provas.   Qua Ago 11, 2010 4:27 pm

Aelle escreveu:
Tenho muito gosto em expor as minhas crenças, e as suas razões, mas se perceber que o meu interlocutor tem interesse e vontade nisso.
Isto.

Quando me perguntam algo e não estou interessado em responder porque sei que a pessoa perguntou por perguntar, ou não vai perceber nada do que vou dizer, digo mesmo que me recuso a falar porque é tempo perdido. Seja sobre o que for.
Ver perfil do usuário
Averróis

Masculino

MensagemAssunto: Re: James Randi: O cepticismo e as provas.   Qui Ago 12, 2010 5:37 am

Basicamente o James Randi acabou por debater a questão do ónus da prova. E alertou para a falácia da inversão do ónus da prova.
Também me fez lembrar da analogia do bule de chá celestial de Bertrand Russel, onde se demonstra que é possível explorar algumas falhas da compreensão da realidade de forma a obter uma falsa indiscutibilidade que irá favorecer uma determinada ideia (que pode ser bem careca). Principalmente no que toca às questões do divino e do sobrenatural... Assim que se sabota a implausibilidade através de métodos e truques "menos próprios", essas questões podem virar autenticas verdades incontestáveis rapidamente...

Averróis

Masculino

MensagemAssunto: Re: James Randi: O cepticismo e as provas.   Dom Ago 15, 2010 2:58 pm

Já agora aqui fica um vídeo bem engraçado sobre estas matérias de provar ou deixar de provar:

VirtuousGod
Sacerdote/Sacerdotisa

Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 216
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)

MensagemAssunto: Re: James Randi: O cepticismo e as provas.   Dom Set 26, 2010 11:02 pm

Sou visualizador compulsivo do The Atheist Experience (pelo youtube e episodios gravados ustream), e muitas das vezes tbm vejo em directo pelo ustream.
(aparte: Há duas semanas houve um blogtv de 24 horas da comunidade de ateus do youtube para a angariação de fundos para os Médicos Sem Fronteiras e o Matt tbm foi convidado).

Btw, Matt is the God of Reasoning. That's for sure. Rolling Eyes

Falando por exemplo termos de conversas sobre provar as crenças

1) Tentam descredibilizar a ciência para criarem a noção da religião ser a única e verdadeira resposta.
Usam o facto de "ah isso é só uma teoria", como que a dizer que é apenas algo que deu "na panca" a alguém e agora tudo acredita neles, não percebendo que o conceito de teoria científica tem por detrás demonstração e verificação, método científico e que mesmo após isso as teorias continuam a ser alvo constante de tentativas de refutação, e ao superarem-nas é isso mesmo que lhes vai dando força. Teoria da evolução já teve algumas modificações, e foi posta em prova quando surgiu a genética, pois isso poderia acabar com ela, mas não tudo o que daí surgiu só dá mais base para a teoria.

2) "Look around you" stuff. Tentando enfatizar a beleza da realidade e tentando ligá-la a um intuito de ter sido criada.

3) Têm ideia de lhes ter acontecido milagres ou sinais de Deus.
Um exemplo:
"Estava zangada com Deus e pedi um sinal, durante os meses seguintes estava à procura de uma coisa na garagem e encontrei a Bíblia!" (http://www.youtube.com/watch?v=tjssr5aBivo, ela para além disso diz mais dois episódio de "prova" mas ainda mais ridículos, como umas quantas borboletas terem ficado por um bocado a voar à volta dela)

Quando se está disposto (num mindset) a aceitar uma boa quantidade de possíveis eventos, durante um longo período de tempo (pois pelos vistos Deus está muito ocupado e se se pede um sinal mesmo que aconteça um bom tempo depois teve claramente a ver com aquele pedido...) haverá sempre qualquer coisa que vai funcionar como "prova" para tal.

E dps trocam-se todos "acho q não foi Ele que faz com que aquela pessoa tivesse cancro, isso é parte do livre-arbítrio"
What?...ter-se cancro tem a ver com vontade própria...? *facepalm*
Isto acontece pois já foram instruídos para dizer/pensar que tudo o que é bom é porque foi Deus que criou/provocou, se é mau é porque tem a ver com o livre-arbítrio que Deus nos deu. Mas dps até se trocam tbm com isso.

4) "Sem haver Deus e vida após a morte, isto não tem sentido" - Como é que não tem sentido sem isso e tem com vida após morte? Se assim fosse o que estamos a viver seria apenas um "beta-test" para ou sermos rejeitados (maybe too many bugs?) ou para passarmos para a staff pessoal de Deus. E aí o único propósito da nossa existência seria venerar Deus para conseguirmos fazer essa passarem para "full version" (pois só passa quem acredita e o venera). E isso tem mais sentido do que viver a vida com os nossos objectivos, vivendo uns para os outros em vez de viver para algo, que segundo o próprio conceito, apenas quer atenção? Não.

The meaning of life is to give life meaning - A.A.Lucassen
Ver perfil do usuário http://musiclieswithin.wordpress.com/
RedHead

Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

MensagemAssunto: Re: James Randi: O cepticismo e as provas.   Qua Jul 04, 2012 12:48 am

Good. Smile Creio que podemos alargar este tópico para o tema "Cepticismo", portanto, deixo aqui mais dois vídeos sobre pensamento crítico vs pseudociência, falácias e afins. Smile

“Aqui Há Dragões” é um vídeo de 40 minutos de introdução ao pensamento crítico. A maioria das pessoas aceita sem qualquer crítica afirmações paranormais e pseudocientíficas promovidas pelos meios de comunicação social. “Aqui Há Dragões” oferece um conjunto de ferramentas que ajudam a reconhecer e a entender os perigos da pseudociência, assim como, apreciar os benefícios da ciência real. Estão disponíveis legendas em português.

Como detectar disparates em 10 pontos, por Michael Shermer:

Fonte: Astro PT

MensagemAssunto: Re: James Randi: O cepticismo e as provas.   

James Randi: O cepticismo e as provas.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» newback acusando sem provas.
» Bruxos da Era Potter
» Missão OP Fácil para Riley James - Gás do medo
» Galeria de lenka
» O mistério do Hospital St. James

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-