Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 Noticias Portuguesas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Qaa Qenymin
Artista


Masculino
Leão N. de Mensagens: 412
Idade: 114
Local: Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça: Hobbit
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor: Cinzento

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Dom Ago 14, 2011 3:36 pm

“O Prazer de Fotografar”

“O Prazer de Fotografar”, é o título da exposição de Eduardo Teixeira Pinto que está patente no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim, até ao final do mês de Agosto.

São 38 imagens a preto e branco.
O autor ganhou o Grande Prémio de Camões em 1960, uma das mais altas distinções a nível nacional.

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu na freguesia de S. Gonçalo, Amarante, em 1933.
Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

Redução no número de pipas de Vinho do Porto contestado

Os protestos continuam a crescer na Região Demarcada do Douro, perante a maior diminuição de sempre do número de pipas de vinho do Porto a beneficiar numa vindima.
Das 154.000 em 2001, este ano apenas 85.000 foram aprovadas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
Ou seja, em 10 anos, a quebra é de quase 50 por cento, realidade que está a provocar muita preocupação junto dos lavradores durienses, a braços com uma das piores crises do sector vinícola do Douro.

Feira de S. Mateus em Viseu abre hoje portas

A Feira de São Mateus volta hoje a abrir portas hoje para mais 40 dias de animação sendo, há mais de 600 anos, a grande atração de pessoas de todo o país a Viseu para diversão, economia e gastronomia.

A popularmente conhecida como Feira Franca de Viseu, nome que remonta a 1392, data da sua criação, e pelo qual ainda hoje muitas das populações do distrito que ali acorrem a conhecem, volta este ano a apostar em nomes fortes da música popular como grande atracção.
Os visitantes da Feira de S. Mateus, vão poder este ano assistir ao “Teatro Mais Pequeno do Mundo”, encenado por Graeme Pulleyn, que é uma roulotte onde podem presenciar espetáculos de teatro, dança e música que duram cinco minutos.

Desde os comes e bebes, onde não faltarão as enguias, as farturas e o rancho à moda de Viseu, à diversão para crianças, até às provas de vinho, com permanente música nos palcos, com algumas estrelas da pop e do rock à música popular, passando pelo teatro de rua, tudo volta à Feira de São Mateus já a partir de hoje.

Praia com perda temporária de Bandeira Azul por menor qualidade da água de ribeira

A Bandeira Azul foi temporariamente arriada na zona balnear da Zambujeira do Mar (Odemira) devido à diminuição da qualidade da água da ribeira que atravessa a praia, mas a qualidade da água do mar “não foi afetada”.
“A qualidade da água balnear não foi ainda afetada”, disse hoje à Lusa Catarina Gonçalves, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, atribuindo a retirada temporária da distinção àquela praia por causa da falta de qualidade da água da ribeira que aí desagua no mar.

Mar engole praias da região e ameaça entrar nas povoações

As previsões quanto às consequências do prolongamento do molhe da Figueira da Foz estão-se a concretizar de forma assustadora.
O areal das praias da região está a desaparecer e o mar está cada vez mais próximo das casas, sendo previsível que, se nada for feito, dentro de poucos anos
invada as povoações

As previsões de ambientalistas e especialistas em assuntos do mar quanto às consequências do prolongamento do molhe na Figueira da Foz, de que o Jornal de Leiria foi dando conta em momentos oportunos, estão-se a concretizar de forma assustadora.

Animação de Verão está de regresso às praias

O programa “Animar as Praias”, promovido pela Câmara Municipal de Ovar, está de regresso para “animar” o Verão dos munícipes e dos milhares de veraneantes que procuram a costa de Ovar, designadamente as praias do Furadouro, Cortegaça e Esmoriz.

“Animar as Praias” é a designação deste projecto que abrange diversas áreas da cultura e do desporto e que tem como objectivo primordial gerar entretenimento nas zonas balneares.
A edição deste ano conta com programas de fitness, surf, vela, Tai – Chi, Yoga, caminhadas, construções na areia, várias actuações musicais, samba, exposições, festivais de folclore, um festival de gastronomia, o 1º Festival de Bandas Filarmónicas de Ovar, para além das grandiosas Festas do Mar de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro .

Assim, durante o mês de Agosto e início de Setembro, as praias de Ovar são as mais animadas e movimentadas da região, proporcionando momentos de lazer e de diversão a quem as visita.

“Ruas, recantos e lugares de Salvaterra de Magos”

“Ruas, recantos e lugares de Salvaterra de Magos” é a nova exposição da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e estará patente ao público no Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, até ao dia 30 de Setembro.
Fruto das pesquisas efectuadas no Arquivo Fotográfico Municipal de Salvaterra de Magos, esta exposição dá a conhecer Salvaterra de Magos, bem como a sua história e cultura ao longo dos tempos.

Aljezur é museu a céu aberto

A arte pública tomou conta do espaço urbano de Aljezur, com esculturas de Beatriz Cunha, João Renato, Manuel Pinho, Arlindo Arez, Auli Korhone, José Plácido, Carlos Bajouca e Moisés.
O largo em frente ao Mercado Municipal de Aljezur é o espaço que acolhe uma exposição de escultura urbana, certame inserido nas actividades de animação cultural do concelho.
A mostra conta com o apoio do Centro Internacional de Escultura, é composta por esculturas de Beatriz Cunha, João Renato, Manuel Pinho, Arlindo Arez, Auli Korhone, José Plácido, Carlos Bajouca e Moisés e pode ser visitada até 31 de Dezembro de 2011.

Concerto com Aulos Ensemble na Igreja da Fortaleza de Sagres

Um concerto com Aulos Ensemble, sob a direcção de Bruna Melia, vai realizar-se na Igreja de Nª Srª da Graça, na Fortaleza de Sagres, concelho de Vila do Bispo, no próximo dia 18 de agosto, a partir das 18:00 horas.

Este concerto decorre no âmbito do Protocolo de Colaboração estabelecido com a Academia de Música de Lagos e conta com Francisco Rocha (oboé), Bruna Melia (violoncelo), Catarina Rafael (violoncelo) e Irina Mamrici (piano), que interpretarão obras de L. v. Beethoven Trio Op. 11 em Si Bemol Maior, Antagonia, de Alexandre Delgado, e as 4 Estações Portenhas, de Astor Piazzolla.

Vinhedos, insectos, ervas e pinhal geram vinho biológico em Tondela

Podem-se cruzar as estradas da região vinhateira do Dão, uma das mais importantes de Portugal, e não ver uma vinha… estão “escondidas” entre os pinhais e o penedio.
É essa a sua magia.
Diz-se no Dão que seguir as estradas de terra ou secundárias é a melhor forma de descobrir os vinhedos da região, mas para encontrar uma das 110 mil garrafas de vinho biológico produzidas pela Casa de Mouraz, com sede em Tondela.

Jovens lusos integram Orquestra da União Europeia

Dezoito instrumentistas portugueses integram a Orquestra de Jovens da União Europeia (OJUE), actualmente em estágio na Áustria, e que este mês iniciou uma digressão
Os jovens portugueses integram diferentes naipes da orquestra, designadamente violinistas, violetistas, trompetistas e flautistas, com idades entre os 14 e os 24 anos.
Durante a digressão, a orquestra de 140 músicos de 27 países, será dirigida por Jaap van Zweden e pelo actual director musical da OJUE, Vladimir Ashkenazy.
O primeiro concerto realizou-se em Grafenegg, no nordeste da Áustria, na Escola de Equitação, sendo o programa constituído pela Sinfonietta, de Janacek e a Sinfonia n.º4 em mi bemol maior, “Romântica”, de Bruckner.

Obras de arte portuguesas vão a leilão em Paris

Setenta peças da Colecção Jorge de Brito vão ser leiloadas em Paris, a 22 de Outubro, entre elas pinturas de Vieira da Silva e Sonia Delaunay, cuja estimativa varia entre os 400.000 e os 700.000 euros cada.
O conjunto de obras ficará em exposição entre 5 e 22 de Outubro, data prevista para o leilão realizado pela leiloeira Tajan, que apresentará peças de arte moderna e contemporânea, pintura antiga, mobiliário, porcelana chinesa e objectos em jade.

Exposição em Lisboa destaca o Fado nas artes plásticas

São 128 obras de artistas portugueses que revelam como estes recriaram o Fado no domínio das artes plásticas.
A exposição «Ecos do Fado na Arte Portuguesa XIX-XXI» pode ser visitada até 17 de Setembro, em Lisboa.
Está patente no Páteo da Galé, em plena Praça do Comércio e enquadra-se na candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Ecos do Fado na Arte
Portuguesa XIX-XX
Sala do Risco, Pátio da Galé
Praça do Comércio
8 de Julho a 17 de Setembro
Diariamente, das 10 às 19h00
Entrada Livre

Aventuras divertidas para pais e filhos nestas férias...

Nem só de sol e praia é feito o período de férias.
O tempo do ócio e da descontracção pode também ser aproveitado de muitas outras maneiras.
A pensar principalmente nas crianças, aqui ficam algumas propostas de programas que vão agradar miúdos e também graúdos, nas férias em Portugal...

Braga
No reino da Bracalândia
A Bracalândia é um parque temático, agora localizado em Penafiel, que promete encantar os mais pequenos e não só.
Num só espaço vai poder divertir-se pela Petit Paris, a Aldeia Medieval, o Refúgio dos Piratas, no Far West, no Oriente e até nas Arábias, entre muitas outras atracções.
É um mundo encantado ao seu alcance, repleto de emoção e aventura.
O que significa que se atravessa o Zambeze em África, anda-se de montanha-russa no velho Oeste e a Corsária dá tonturas no Refúgio dos Piratas.
Rua de Santo André
Marecos - Penafiel
Coordenadas GPS: 41.221019, -8.28392
Em Agosto, está aberto das 10h às 22h
Crianças até aos 5 anos: grátis
Jovens - 5 aos 12 anos: 10 €
Adultos - 13 aos 64 anos: 15 €
Séniores - 65 aos 75 anos: 14 €
Seniores – A partir dos 76 anos: grátis
Família (2 adultos + 2 jovens) - 10,50 €

Coimbra
Férias no Chimico
O que é a biodiversidade?
Em que consiste o magnetismo?
No Museu da Ciência da Universidade de Coimbra há ateliers de ciência de meio-dia para crianças dos 5 aos 7 (de manhã) e dos 8 aos 12 (tarde).
Estão ainda disponíveis as actividades «A Incrível Máquina Humana», sobre o corpo humano.
De 16 a 19 de Agosto para miúdos dos 5 aos 7 e de 23 a 26 de Agosto e 5 a 9 de Setembro para miúdos dos 8 aos 12.
O programa de seis horas diárias - das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30, oferece a possibilidade de almoçar na cafetaria do Museu.
Inscrição prévia
Preço: 8,50 (um dia) e 30 euros (4 dias).
Tel.: 239854350
geral@museudaciencia.org
http://www.museudaciencia.org/

Proença-a-Nova
Ciência Viva nas férias
Os Campos de Férias Ciência Viva, para participantes dos 12 aos 16, decorrem ao longo do Verão.
Em Proença-a-Nova encontra-se numa zona de pinhal, o alojamento é na Praia Fluvial Aldeia Ruiva e oferece uma nova perspectiva da Floresta.
O próximo vai realizar-se de 21 a 27 de Agosto, com um programa lúdico científico centrado na floresta: actividades de garimpo e ilustração científica, visitas ao parque eólico das Corgas e ao Moinho de Vento do Pergulho.
O valor de inscrição é de 260 euros e pode ser pago na totalidade, no acto da inscrição, 50 por cento do valor no momento da inscrição e os restantes até ao início do campo de férias, 25 por cento do valor no momento da inscrição e os restantes 75 por cento até ao início do campo de férias.
Mais informações no site: http://www.cienciaviva.pt/home/
O link para a página sobre o campo de férias de Proença-a-Nova é:
http://www.cienciaviva.pt/camposdeferias/floresta_viva.asp

Lisboa
Pavilhão do Conhecimento
O Pavilhão do Conhecimento propõe diversas actividades sob o mote da ciência.
Em «Vou Investigar!», o participante torna-se um pequeno detective.
O que é preciso para resolver um crime?
Será que a culpa é sempre do mordomo?
No Pavilhão do Conhecimento, os participantes, munidos de microscópios, luvas e lupas, vão integrar uma equipa de cientistas forenses e analisar impressões digitais, fibras e pegadas.
Em «Terra, Ar, Água e Fogo», há brincadeiras e experiências à volta destes quatro elementos.
Alameda dos Oceanos
Parque das Nações
http://www.pavconhecimento.pt/home/
Adultos: 18 aos 65 anos: 7 €
Crianças dos 3 aos 6 anos: 10 €
Crianças e jovens dos 7 aos 17 jovens: 4 €
Adultos: 18 aos 65 anos: 7 €
Seniores: 4 €

Mora
À volta da água no Fluviário
O Fluviário de Mora é um equipamento único em Portugal.
De natureza científica, cultural e de lazer, recria o universo aquático, numa vertente educativa e ambiental.
O conjunto das exposições é uma mais valia na percepção da importância da biodiversidade e da riqueza ecológica.
Junto ao Parque Ecológico do Gameiro
Freguesia de Cabeção - Mora
Coordenadas GPS: 38.9558 / 8.1070
Verão: Das 10h às 19h
Crianças - 0 a 2 anos: Grátis
Crianças - 3 aos 12 anos: 5 €
Adultos - 13 aos 64 anos: 7.30 €
Seniores: 5.30 €
Bilhete Família Pais e filhos dos 3
aos 12 anos: menos 0,50€ por bilhete

Montemor-o-Novo
Num Monte Selvagem
Alojar animais que necessitem de habitats apropriados ao seu bem-estar e sensibilizar as populações para as questões ambientais e de conservação da Biodiversidade são os objectivos dos responsáveis por esta reserva animal implantada em pleno Alentejo e que acolhe répteis, aves e animais de todo o mundo.
As visitas podem ser pedestres ou de tractor.
De Abril a Outubro está aberto entre as 10 e as 19 horas.
Encerra às 2ªfeiras, excepto se feriado ou ponte. A bilheteira encerra sempre uma hora antes do fecho do parque.
Monte Selvagem
Monte do Azinhal, Lavre - Montemor-o-Novo
Crianças até 2 anos (se acompanhadas por 1 adulto pagante) - Gratis
Se em grupo escolar, pagam o preço de pré-escolar.
Crianças - 3 aos 12 anos: 9,50 €
Adultos - 13 aos 64 anos: 12,00 €
Séniores - a partir dos 65 anos: 10,50 €
Família - 2 adultos e 2 crianças - 10,50 €
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Qaa Qenymin
Artista


Masculino
Leão N. de Mensagens: 412
Idade: 114
Local: Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça: Hobbit
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor: Cinzento

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Qui Set 15, 2011 4:27 pm

História do teatro português em selos dos CTT

A história do teatro em Portugal e dos seus protagonistas, dos atores aos dramaturgos, dominam a nova emissão filatélica dos CTT Correios de Portugal que é hoje lançada em todo o país.

Amélia Rey Colaço, Laura Alves, Armando Cortez, Raul Solnado, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho são os atores homenageados na emissão intitulada "Teatro em Portugal".
Os dramaturgos, de Almeida Garrett a Bernardo Santareno, D. João da Câmara e José Régio completam os "blocos".

A pagela, "pequena página" que enquadra o conjunto de selos, reproduz uma imagem da Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Os selos têm valores faciais situados entre os 32 cêntimos e os 80 cêntimos.

A encenação de "A Visita da Velha Senhora" que Amélia Rey Colaço dominou ao ponto de quase se esquecer o autor, o dramaturgo suíço Friederich Durrenmatt, está numa das imagens escolhidas.
A peça foi levada a cena no Teatro Nacional D. Maria II, pela companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, no final da década de 1950.

O desempenho dramático de Laura Alves em "A Promessa", de Bernardo Santareno, o encontro de Eunice Muñoz e Raul Solnado em "As Fúrias", de Agustina Bessa-Luís, e a presença de Ruy de Carvalho em "Real Caçada ao Sol", de Peter Shaffer, são outras imagens recolhidas para a nova série.

Portugal em Números

45
Lugar ocupado por Portugal no ranking mundial da competitividade de 2011-2012, composto por 145 países.
No ano passado, o país ocupava a 46.ª posição. Mas em 2001 estava no 25.º lugar.
A lista elaborada pelo Fórum Económico Mundial é encabeçada pro Suíça, seguindo-se Singapura e a Suécia.

447
Mortos nas estradas portuguesas desde o início de 2011 até ao final de Agosto.
Em igual período do ano passado morreram mais 30 pessoas.
Os distritos com mais sinistralidade são Lisboa (55), Porto (47) e Leiria (36).

34
Mil hectares consumidos nos incêndios de Verão, até ao dia 31 de Agosto, menos 90 mil hectares do que em igual período do ano passado.
O distrito com mais ocorrências foi o Porto.

11.500
Custos em euros, por cidadão, de uma eventual saída de Portugal do euro, só no primeiro ano, segundo o estudo de um banco suíço.
Nos anos seguintes, o custo variaria entre 3000 e 4000 euros.

3 246
Milhões de euros de receitas no turismo em Portugal no primeiro semestre de 2011, mais 8,8 por cento do que no ano passado e acima dos 3,1 mil milhões do recorde de 2008.
A manter-se o desempenho, 2011 será o melhor ano de sempre em termos de receitas turísticas para o país.

A magia que acontece nas ruas de Coimbra

Os Encontros Mágicos de Coimbra 2011 estão nas ruas da cidade para ficarem até domingo próximo.
Com espetáculos para todos.

Isso mesmo ficou provado, uma vez mais, esta terça-feira (13), quando alguns do protagonistas da festa desceram da sala das sessões dos paços do concelho onde habitualmente decorre a sessão de abertura do evento para fazerem a magia acontecer em plena praça 8 de Maio.

Até domingo, diariamente, repetem-se as apresentações de cada um destes mágicos na praça 8 de Maio, na rua Ferreira Borges, no largo da Portagem e na rua Visconde da Luz, para encerrar no parque do Vale das Flores.
Entretanto, como sublinhou esta terça-feira Luís de Matos, o mágico que é, desde a sua primeira edição, o diretor artístico do evento, a magia volta a fazer-se em dois locais “especiais” para artistas e equipa de produção, no Hospital Pediátrico (esta quarta-feira, às 15H00) e no Estabelecimento Prisional de Coimbra (na sexta-feira, às 15H00).

Depois, destaque ainda para as duas já habituais mas sempre especiais grandes galas internacionais de magia, a decorrem sexta-feira e sábado, às 21H30, no Teatro Académico de Gil Vicente.

Mata Nacional do Buçaco acolhe Encontro de Artes

A iniciativa “Elementos à Solta”, que há seis anos é organizada com grande sucesso na aldeia de Cerdeira, Lousã, passa a ter realização anual na Mata Nacional do Buçaco, adotando outra configuração espacial ao passar de uma aldeia do xisto recuperada na Serra da Lousã, para os jardins do Palace Hotel do Buçaco.

A iniciativa vai decorrer nos próximos dias 16,17 e 18, das 10H00 às 20H00.

Este pode ser o mote para um fim-de-semana em família, na Mata Nacional do Buçaco. “Elementos à Solta” consiste num encontro de artes, ao ar livre, no qual os artistas convidam o público a participar, tendo sempre presente o encontro com a natureza e o enquadramento com o ambiente local.

Os últimos guardiões do sal de Aveiro
EDIT: Imagem colocada em spoiler para não prejudicar o aspecto do fórum.
Spoiler:
 
Oito marnotos, autênticos guardiões do salgado de Aveiro, garantem a produção de sal por métodos ancestrais em outras tantas marinhas, as últimas, fazendo erguer, cada vez com mais dificuldades, as pirâmides brancas indissociáveis da paisagem em forma de mosaico que envolve os canais da Ria.

O final da safra de mais um ano, ontem assinalado em festa e convívio entre gentes locais e visitantes de ocasião ao som de grupos etnográficos, afastou, por algum tempo, as ameaças, bem reais, que pairam de extinção da actividade artesanal.
A cobertura de um monte de sal à moda antiga é um momento raro.
Depois de envolvido com vegetação autóctone (bajunça e junco), é colocado no topo o coruto de lama, o “capacete”.
Um preparo que permitia manter o sal enquanto aguardava comprador.
Em 2007 existiam cerca de 252 marinhas identificadas. Além da salicultura, são utilizadas para aquacultura.

Actualmente subsistem a produzir sal oito marinhas em Aveiro.

Canelas ainda mais apetecível com o Festival da Francesinha

Pelo segundo ano, os olhos dos apreciadores das Francesinhas estão voltados para Canelas.
Mesmo não sendo nenhuma maravilha gastronómica portuguesa, os apreciadores desta especialidade sabem bem que é junto da comunidade canelense que pode apreciar os melhores espécimes.
Molho, confecção e originalidade, tudo junto num só espaço.
As opções são imensas, já que 12 restaurantes estão presentes na 2.ª Festa da Francesinha, num espaço anexo à Igreja.
Se estás a pensar em começar uma dieta, este talvez não seja o local certo para visitar. Mas, se por outro lado, se permites cometer alguns ‘crimes’ gastronómicos (esperemos que apenas esporadicamente) então… visita a festa da Francesinha.
Este é o local perfeito!
Como está junto à igreja, os santinhos dão uma ajudinha para minimizar este pecadinho mortal!
Mas vá rápido! A festa termina já este sábado!

Kartings voltam à cidade

É já no fim-de-semana de 17 e 18 que o “24 horas Karting” volta a animar o centro da cidade de Gaia.
Considerado o maior circuito urbano de karting a nível nacional, este percurso de 787 metros percorre a Avenida da República e passa junto ao El Corte Inglès.
Ao todo, 24 equipas vão tentar vencer este complicado circuito urbano, sem ceder ao cansaço ou às difíceis curvas que vão encontrando.
Dia e noite, faça chuva ou faça sol.
A novidade nesta terceira edição é a extensão da iniciativa a mais dois concelhos vizinhos.
Espinho (8 de Outubro) e Matosinhos (29 de Outubro).
As duas cidades recebem também um evento semelhante embora com a duração de apenas 12 horas.
Apenas em Vila Nova de Gaia os kartings rolarão ininterruptamente durante 24 horas.
Em 2012, o presidente da Gaianima pretende alargar a mais quatro municípios, nomeadamente, Paredes, Vila do Conde, Vila Real e Famalicão.
O grande objectivo é “que esta prova tenha uma projecção nacional” e que tenha um carácter permanente, desenrolando-se ao longo do ano.
Para além disso, Ricardo Fonseca de Almeida também acredita que o evento servirá também para potenciar e projectar toda a região.
Este é um evento “prioritário” para o presidente da empresa municipal, que conta,este ano, com o apoio do Turismo de Portugal e o Turismo do Porto e Norte.

Fados e corrida de toiros no sábado em Santarém

A Praça de Touros “Celestino Graça” vai ser palco, no sábado às 21h30, de uma corrida de touros, cujos os proveitos (se os houver), reverterão integralmente a favor da obra da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
O jornal O Ribatejo tem 100 bilhetes para oferecer aos primeiros 100 leitores que se dirigirem à redacção.

O espectáculo de beneficência, organizado pela empresa concessionária da praça de touros Aplaudir, conta com a participação dos cavaleiros Rui Salvador, Ana Batista, Pedro Salvador, Duarte Pinto, Joana Andrade e Maria Mira (amadora), com os grupos de forcados amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira, pertencendo os touros à ganadaria ribatejana de Manuel Veiga.
No intervalo, haverá fados com António Pinto Basto.

Bilhetes a partir dos 5 euros.
Reservas pelo telem. 914094038.

Preservação e manutenção de trajes tradicionais em Messines

O Museu do Traje e das Tradições de São Bartolomeu de Messines vai acolher, no próximo dia 24 de Setembro, o workshop «Manutenção, Preservação e Recuperação de Trajes Tradicionais», promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

Esta actividade tem uma duração total de sete horas (das 9:30 horas às 13:00 e das 14:30 às 18:00), sendo leccionada por Madalena Farrajota, na sua vertente teórica e histórica, e por Esmeralda da Silva, na sua vertente prática.

Sensibilizar as associações culturais, em especial os ranchos folclóricos e os grupos etnográficos, para aspectos relacionados com as práticas de manuseamento, acondicionamento e conservação das peças de vestuário antigo que fazem parte dos seus acervos, “privilegiando o valor simbólico e histórico dos trajes”, são os principais objectivos deste workshop.

A Fundação INATEL tem desenvolvido “um trabalho meritório na área da criação e fruição cultural”, levando a cabo acções que contribuem para a valorização de diversas actividades amadoras e tradicionais, entre as quais a música, o teatro e a etnografia, refere a autarquia de Silves.

Mais informações junto da Fundação INATEL, pelo contacto 289898940 ou pelo endereço electrónico faro@inatel.pt.

Criações contemporâneas repensam o traje vianense

O Museu do Traje tem patente até ao final de Setembro, uma exposição constituída por peças exclusivas dos estilistas Eugénia Cunha, Ana Salazar, Helena Cardoso e João Rolo, inspiradas nos trajes de Viana do Castelo.
As peças originais e exclusivas dos estilistas estão patentes na mostra «Com Tradição Criações Contemporâneas inspiradas no traje à vianesa» e pretendem demonstrar “que, com os motivos, as cores e os padrões do traje de Viana do Castelo podem ser desenhadas novas criações”, refere uma nota da autarquia.
Paralelamente, podem ainda ser vistas criações contemporâneas de 14 casas e designers.
Esta exposição temporária junta-se à exposição permanente e à nova Sala do Ouro, com peças doadas pelo ourives vianense Manuel Freitas e agora visitáveis no cofre do Museu, instalado num edifício que albergou o antigo Banco de Portugal de Viana do Castelo.

Alguns concertos pelo Pais

Hoje, 15 de Setembro de 2011 Qui
Cais Sodré Funk Connection Amadora – Dolce Vita Tejo 21:30
David Fonseca Amarante – Parque do Ribeirinho 22:00
Archybak Évora – Piscinas Municipais 21:30 livre
Dusk at the Mansion Lisboa – Club Rubik 22:30 5 €
Estrella Morente Lisboa – Coliseu dos Recreios 21:30 desde 10 €
Os Eléctricos Lisboa – Fnac Colombo 21:30 livre
Mel Lisboa – Fnac Vasco da Gama 22:00 livre
Anonima Nuvolari Lisboa – Jardim da Estrela 19:30 livre
You Can't Win, Charlie Brown Lisboa – Lux 22:00 10 €
Nosaj Thing + Fantasma Lisboa – MusicBox 22:00 desde 8 €
Expensive Soul Moita
Rita Guerra Montijo – Cinema Teatro Joaquim d'Almeida
Couple Coffee Porto – Casa da Música 22:30 livre
Rakia Vila Real – Teatro 23:00 livre

Amanhã, 16 de Setembro de 2011 Sex
Danças Ocultas Almada – Teatro Municipal
Fausto Amadora – Parque Central 22:00 livre
Prince Wadada Barcelos – Biblioteca Municipal 22:00 5 €
Melodraw + Dying Dream Benavente – Side B 22:30 2,50 €
B Fachada + O Bisonte + Birds Are Indie + O Cão da Morte + Éme + The Crawlers + Malaise + Capitão Capitão + Gobi Bear Braga – Auditorium Sá de Miranda desde 2 €
Mind da Gap Ermesinde – Parque Urbano Dr. Fernando Melo
Uaninauei + Nude + Seven Thousand + Outrora Carmim Évora – Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Amor Electro Figueira da Foz – Casino Figueira 23:00 15 €
Xavier Llonch Lisboa – Terrace Lounge 21:00 livre
Alma Rouge Maia – Tertúlia Castelense 23:30 5 €
Noidz Moita
Brando Fel Oeiras – Fábrica da Pólvora 23:00 5 €
Ogham Penafiel – Quintandona
Celina da Piedade Portimão – Teatro Municipal 22:00 2 €
Marble Avenue Porto – Basement
Fina Flor do Entulho + The Fines + 8 Crazy Faces + Destruction Eve Porto – Hard Club 22:00 4 €
Sérgio Godinho Sintra – Centro Cultural Olga Cadaval 22:00 desde 15 €
Quim Barreiros Sobral de Monte Agraço
We Trust Vila Nova de Cerveira – Fórum Cultural 22:00

17 de Setembro de 2011 Sáb
B Fachada Alcanena – Cine-Teatro São Pedro
OqueStrada Amadora – Parque Central 22:00 livre
Re-Censurados + Martelo Negro Benavente – Side B 22:30
Drums of Death + The Cobras + Salto + Sun Glitters + Dreams + Acid Sam + Moe's Implosion + Coelho Radioactivo + Wild Tiger Affair + Elektra Zagreb + The Dirty Little Bastards Braga – Auditorium Sá de Miranda desde 2 €
Barrence Whitefield Braga – Praça Multi-Cultural Vila
Sérgio Godinho Braga – Theatro Circo 21:30 desde 12,50 €
Blá Blá Blá Caldas da Rainha – Centro da Juventude 22:00 3 €
Marble Avenue Coimbra
Os Azeitonas Ermesinde – Parque Urbano Dr. Fernando Melo
Tony Carreira Évora – Arena
Botswana Évora – Sociedade Harmonia Eborense
Damien's Trail of Blood + Godofe Keyos + Last One Standing + Edge Évora – Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Noiserv Guimarães – Banhos Velhos 22:00 livre
Clã Guimarães – Centro Cultural Vila Flor 21:30
Herman José Guimarães – Centro de Artes e Espectáculos São Mamede 21:30 desde 15 €
The Subs Lisboa – Armazém F 23:00 10 €
Abdullah Ibrahim Lisboa – Culturgest 21:30 desde 5 €
Cinemuerte Lisboa – Fnac Vasco da Gama 22:00 livre
Hitt Lisboa – Museu do Oriente 22:00 10 €
Cais Sodré Funk Connection Lisboa – MusicBox 01:00 8 €
Alma Fábrica + Lítio Lisboa – Teatro da Luz 23:00 7,50 €
Terylene Lisboa – Teatro do Bairro 23:30 6 €
Old Jerusalem + Alek Rein Lisboa – Zé dos Bois 23:00 6 €
Five to One Loulé – Bafo de Baco
The Savage Within + Sacracy of Blood + Mechanica Sundown + Acromaníacos + Cipriano Mesquita + Cochaise + Bullycow Tattoo + Pubkrawl Loures – Recinto das Festas da Bobadela 17:00 livre
Prince Wadada Maia – Tertúlia Castelense 23:00
Dream Circus Marinha Grande – Ovelha Negra 22:00 2 €
Birds Are Indie Matosinhos – Fnac Mar Shopping 17:00 livre
Maria de Medeiros Olhão – Auditório Municipal 21:30
Angelus Apatrida + Carnification + Summoned Hell + Trigger Made Solution + Fake Society Ponta Delgada – Coliseu Micaelense
Fingertips Ponta Delgada – Portas do Mar 21:30
Capitão Capitão Porto – Breyner 85
Sexteto de Mário Barreiros Porto – Hard Club 22:00 desde 10 €
Birds Are Indie Senhora da Hora – Fnac NorteShopping 22:00 livre
Pedro Caldeira Cabral Serpa – Musibéria 21:30
The Lucky Duckies Tavira 22:00 livre
Ashes Torres Novas – Teatro Virgínia 23:30 livre
Fafá de Belém Torres Vedras
Terrakota Vila Nova de Cerveira – Auditório Municipal 22:00 livre
Zul Zelub Vila Nova de Cerveira – Fórum Cultural 18:00 livre
Nouvelle Vague + Jim Dungo Viseu – Campo de Viriato

18 de Setembro de 2011 Dom
Noiserv + Kathryn Calder + Filho da Mãe + I Had Plans + Larkin + Lydia's Sleep + Saur + Rudolfo + Pega Monstro + Equations + Super Clarks Braga – Auditorium Sá de Miranda desde 2 €
Mariana Nortos e Os Insolentes Lisboa – Jardim da Tapada das Necessidades 17:00
Cubasón Lisboa – Terrace Lounge 21:00 livre
Carminho Moita 22:00 livre


Última edição por Kraft durch Freude em Ter Nov 27, 2012 12:09 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Coloquei uma das imagens em spoiler para não prejudicar o aspecto do fórum)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Qaa Qenymin
Artista


Masculino
Leão N. de Mensagens: 412
Idade: 114
Local: Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça: Hobbit
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor: Cinzento

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Sex Set 30, 2011 3:56 pm

Pista do centro hípico acolhe prova nocturna de “MOTO 4”

O circuito de desportos motorizados do Centro Hípico de Baião, localizado em Campelo, na zona da Aboboreira, acolhe no dia 1 de Outubro, a partir das 20h00, uma prova nocturna de Quad Race (moto 4), organizada pelo Motoclube Baionense, com o apoio da “Baião Vida Natural”.
“Estamos à espera de mais de 40 pilotos de vários pontos do país para uma prova que promete espectacularidade e muita emoção”, refere o presidente do Motoclube Baionense, José Manuel Soares.

A prova divide-se em duas categorias: elite e promoção.
As inscrições podem ser efectuadas no próprio dia da iniciativa. As entradas para o público em geral têm um custo de três euros.

IP2 entre Bragança e a Guarda fica pronto em Novembro sem ligar os dois distritos

O IP2 entre Bragança e a Guarda fica pronto em Novembro sem ligar totalmente os dois distritos, por falta de um troço que obrigará o trânsito a continuar a atravessar o Douro sobre a barragem do Pocinho.
Uma parceria público-privada, a concessão do Douro Interior, construiu em três anos os cerca de 100 quilómetros mais a norte do itinerário projectado há 30 anos para ligar todo o interior do país, de Bragança ao Algarve.

Anadia, Feira Social em Outubro

A 3.ª edição da Feira Social de Anadia realiza-se nos próximos dias 21, 22 e 23 de Outubro, a partir das 14 h, no Pavilhão dos Desportos da cidade de Anadia.
Com entrada gratuita, participam nesta terceira edição todas as instituições sociais do concelho de Anadia, instituições particulares de solidariedade social e Santas Casas da Misericórdia, num total de 18 instituições e a Câmara Municipal de Anadia.
O evento visa não só dar a conhecer o trabalho social (Instituições e actividades) desenvolvido no concelho, como também promover um espaço de encontro entre as diversas Instituições Sociais do concelho.
Por outro lado, pretende contribuir para a credibilidade da acção social, dignificando o trabalho e os projectos desenvolvidos.

Aldeia histórica de Sortelha recria Idade Média

A aldeia histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, vai ser palco, no fim de semana, de um evento que integra recreações históricas, animação de rua e venda de produtos regionais.
A iniciativa “Muralhas com História” é promovida pela Câmara Municipal do Sabugal e pela empresa municipal Sabugal+, com o objectivo de animar a aldeia histórica e de atrair visitantes até Sortelha.
Durante os dois dias da “viagem de oito séculos”, os visitantes poderão participar numa feira medieval com mercadores de época e assistir à teatralização da lenda do anel mágico de Sortija.
Também haverá treinos de combate para a defesa raiana, combates entre a milícia da vila e salteadores castelhanos, danças e folias com saltimbancos e o momento da elevação de Sortelha a cabeça de condado por El-rei D. João III.
Os visitantes poderão ainda assistir a espectáculos de pirotecnia e percorrer as ruas da aldeia e saborear os acepipes da época, nas tabernas e tendas de mercadores.

Primeira eólica flutuante do país construída na Lisnave

Durante cerca de três meses, foi montada, numa das docas secas da Lisnave, em Setúbal, a primeira eólica flutuante a nível nacional.
Este protótipo, lançado pela EDP Inovação, foi rebocado, ontem, dos estaleiros navais para ser testado em alto-mar ao largo da Póvoa de Varzim, onde vai permanecer até meados de 2012.
O objectivo final é a criação de um parque eólico ‘offshore’ em águas profundas.

Ex-emigrante construiu na Rapoula a “Lusitânia dos Pequeninos”

Um ex-emigrante em França, com 80 anos, construiu vários edifícios em miniatura no quintal da sua casa, que já se tornaram uma imagem de marca da aldeia de Rapoula, no concelho da Guarda...

Por entre árvores e canteiros de flores assomam pequenas edificações em miniatura construídas por José dos Santos Farias com restos de materiais da construção civil (areia, cimento, pedras, madeiras, vidros, etc.).
O artesão, que trabalhou 20 anos como fotógrafo ambulante e foi operário na construção civil, refere que levou “cerca de 12 anos” a edificar a sua “Lusitânia dos pequeninos” assim designada “por se destinar, principalmente, às crianças”.
A “aventura” começou há cerca de 30 anos, quando pretendeu colocar uma torneira no quintal e decidiu “fazer um moinho de vento”.

Ferreira do Zêzere: Feira do Acordeon vai animar a vila

A Feira do Acordeon realiza-se no concelho de Ferreira do Zêzere nos dias 14 e 15 de Outubro, numa organização da Câmara Municipal e do “Atelier do Acordeon” oficina de fabrico e restauro de acordeons e concertinas do concelho.
Este novo projecto da autarquia é resultante do sucesso alcançado no ano passado com a Gala Internacional do Acordeon que este ano volta a ter nova edição.
O evento inicia-se no dia 14 de Outubro, com a abertura da Exposição e Espaço de Feira no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, que conta com a animação e actuações esporádicas de acordeon e concertinas no recinto.

Nasa divulgou imagem de astro fotógrafo português

Uma das imagens do astrónomo amador e fotógrafo português Miguel Claro foi publicada como Fotografia do Dia no portal Earth Science da NASA.
A representação visual foi captada em Julho, no Alentejo, após uma exposição de 3h30.
A fotografia combina 420 imagens, cada uma com 30 segundos de exposição e mostra estrelas que formam as constelações de Ursa Maior, Ursa Menor, Canes Venatici, Draco, Cepheus, Camelopardalis e Cassiopeia.
Miguel Claro explica que “numa longa exposição fotográfica foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a Estrela Polar”.

O velhinho eléctrico fez 110 anos

Há precisamente 110 anos, Portugal via surgir a sua rede de eléctricos.
Foi na madrugada de 31 de Agosto de 1901 que entrou em funcionamento em Lisboa a primeira linha de carros eléctricos, o número 15, que ligava o Cais do Sodré a Algés, no concelho de Oeiras.
Actualmente, um moderno eléctrico articulado faz um percurso um pouco mais longo, desde a Praça da Figueira, no centro de Lisboa.
Mas mais de um século depois, o velhinho 15 ainda passeia até Algés, passando por Belém, repleto de turistas e de moradores que regressam a casa…

Festivais de sopas em Alcogulhe e Cruz d’Areia

O fim-de-semana traz dois festivais de sopas para fazer as delícias no concelho de Leiria.
Amanhã, sábado, acontece o Festival de Sopas em Alcogulhe, Azoia, uma organização da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Alcogulhe (ARCDA), com início marcado para as 19 horas.
A oferta passa por 15 sopas diferentes, acompanhadas por bom vinho da região, terminando a degustação com um doce caseiro, café d’Avó e filhós.
No final, cada participante levará consigo a respectiva taça em barro, entregue à entrada do evento.
A animação está a cargo da de uma tuna veterana de Leiria.
Na Cruz d’Areia, há sopas, mas também grelhados, doces e salgados.
É o Festival de Sopas do CCR Telheiro, que se realiza também amanhã, sábado, no Salão Paroquial da Cruz d’Areia, Leiria.
A festa começa às 19 horas e inclui apresentação de uma coreograia por parte dos atletas do clube.

Cinco mulheres "salvam" Festas das Lajes

Graças ao trabalho de uma comissão constituída “à última da hora” por cinco mulheres da freguesia, as festas da Nossa Senhora do Rosário na Vila da Lajes arrancam já amanhã com o desfile da rainha, prolongando-se até dia 7 de Outubro, sob o lema “A tradição sai à rua, Lajes sem festa? Ainda não é desta!”
Sandra Fonseca, Marisa Inácio, Lígia Inácio, Lúcia Ponte e Marília Ornelas são as mordomas da festas.

Programa
As festas arrancam amanhã pelas 20h00 com salva de morteiros e discurso do presidente da Junta, seguindo-se desfile de filarmónicas.
O cortejo de abertura com a rainha Vanessa Silva e seu séquito começa a partir das 22h00, “centrado na natureza da Terceira”, revela Sandra Fonseca.

No domingo, Missa solene pelas 16h00 seguida de Procissão e de noite actuam as filarmónicas Progresso Lajense e Recreio Lajense às 22h00, no largo da Igreja.

Segunda-feira, dia 3, às 17h00 tourada à corda tradicional com toiros de Rego Botelho e pelas 22h00, sempre no Largo da Igreja, cantoria com José Eliseu, Maria Clara, Bruno Oliveira, José Borges, António Isidro e Carlos Andrade

Dia 4 começa com o tradicional Bodo de Leite pelas 11h30 e às cinco da tarde nova tourada à corda tradicional com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes.
De noite, os “Contratempo” actuam no largo da Igreja, a partir das 22h00.

Quarta-feira, nova tourada À corda tradicional pelas 17h00, desta vez com toiros dos Herdeiros de Ezequiel Rodrigues, sendo que às 22h00 começa a actuação dos grupos de folclore “Cantares da Eira” da Vila das Lajes e “Memórias de Nemésio” do Porto Martins.

No dia 6, a última das quatro touradas à corda do programa, novamente pelas 17h00, com toiros de Humberto Filipe e à noite é a vez do desfile de marchas.

O último dia das festas, a 7 de Outubro começa com uma bezerrada para crianças Às 16h00.
Peças 20h30 abrem os insufláveis no Largo da Igreja e no mesmo local, a partir das 22h00 actuam os “Sol menor”.

O encerramento da edição 2011 das festas de Nossa Senhora do Rosário dá-se a partir das 0h00

Fim de semana estreias de filmes

O Último Reduto
Estamos no ano 1215 e os barões rebeldes de Inglaterra juntaram-se para obrigar o desprezível Rei D. João a confirmar o seu acordo à Magna Carta, colocando o seu selo real no documento que concede pela primeira vez na história a igualdade de direitos entre homens livres.
Cinemas Cinemax Braga
( Sessões: 14:40 - 17:00 - 19:20 - 21:40 - 00:00 )
Bragashopping, Avenida Central 33, 2º - 4710-228 Braga
Telefone: 253208000

Zon Lusomundo Braga Parque
( Sessões: 13:10 - 16:00 - 18:50 - 21:40 - 00:30 )
Centro Comercial BragaParque, Quinta dos Congregados, S. Vítor - 4710-427 Braga
Telefone: 707246362

Zon Lusomundo Alvaláxia
( Sessões: 13:20 - 16:00 - 18:40 - 21:35 - 00:15 )
Estádio José Alvalade, Campo Grande, 1069-192 Lisboa
Telefone: 707246362

Zon Lusomundo CascaiShopping
( Sessões: 12:35 - 15:20 - 18:10 - 21:10 - 00:00 )
Estrada Nacional 9, Cascaishopping, 2645-543 Alcabideche
Telefone: 707246362

Os Famosos e os Duendes da Morte
Um jovem de 16 anos, residente numa pequena cidade rural do sul do Brasil, relaciona-se com o resto do mundo através da Internet.
Fã de Bob Dylan, refugia-se entre blogs e salas de chat.
Mas a chegada à cidade de um misterioso rapaz que se assemelha a Bob Dylan fá-lo mergulhar em lembranças e num mundo para além da realidade.
Cinema City Classic Alvalade
( Sessões: 00:00 - 16:20 - 19:00 - 21:40 - 00:00 - 16:20 - 19:00 - 21:40 - 00:20 - 00:00 - 21:45 )
Avenida de Roma, nº 100, LISBOA
Telefone: 218413045

Festivais
Festa da Cerveja em Lisboa
A Festa da Cerveja alemã volta a Lisboa.
O jardim do Goethe-Institut veste-se a rigor para receber Munique e a sua cultura gastronómica.
O evento recria, nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro, a típica festa da Baviera, com música ao vivo, gastronomia típica como eisbein, sauerkraut ou salsichas, dois sorteios com diversos prémios e muita animação.

Durante três dias há festa no jardim do Instituto Alemão das 11h00 às 21h00.
Munique em Lisboa é promovida pelo Goethe-Institut, Goethe Café e pela Junta de Freguesia da Pena.
A entrada é livre.

Centro Comercial Colombo com jazz no jardim
Os organizadores do festival OutJazz levam, a partir desta segunda-feira, jazz ao jardim do Centro Comercial Colombo.
São fins de tarde especiais com happy hours e música ao vivo no Jardim do piso 2.

O Colombo Jazz decorre até dia 21 de Outubro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h00.
O espaço ao ar livre conta com a actuação de grupos de jazz e DJs como Nelson Cascais Quarteto, Groove 4Tet ou DJ Mike Stellar.

Para além destes fins de tarde ao ar livre com música gratuita, é possível aproveitar alguns happy hour em estabelecimentos como o Sr. Frango da Guia, Pizza Hut, Pasta Café, entre outros.

À volta do Dia Mundial da Música
À volta do Dia Mundial da Música, o Teatro São Luiz quer mostrar que as orquestras andam pela cidade, ocupam as praças e outros lugares públicos e propõem neste dia sinalizar a falta que a música pode fazer em todos os outros lugares.
Mas as contas vão ser baralhadas e o Dia Mundial da Música no São Luiz é a triplicar.
De 30 de Setembro a 2 de Outubro o Teatro comemora este dia com LX Ensemble.
Três dias de festa para mostrar várias formas de ser orquestra.
Logo no primeiro dia, na Sala Principal, às 21h00, estará L.U.M.E. - Lisbon Underground Music Ensemble, um projecto liderado pelo compositor Marco Barroso, que reconstrói de forma original a herança da Big Band.
Ainda no mesmo dia (30 de Setembro), os Corações de Atum estarão no Jardim de Inverno, às 23h30.
Manuel João Vieira (voz), Nuno Ferreira (guitarra eléctrica), Rui Caetano (piano), Marco Franco (bateria), João Custódio (contrabaixo) levam o jazz a palco.

Fiquem com um dos singles dos Corações de Atum

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens: 3919
Idade: 28
Raça: Gárgula
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor: Vermelho

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Sex Set 30, 2011 4:26 pm

Qaa Qenymin escreveu:
Nasa divulgou imagem de astro fotógrafo português

Uma das imagens do astrónomo amador e fotógrafo português Miguel Claro foi publicada como Fotografia do Dia no portal Earth Science da NASA.
A representação visual foi captada em Julho, no Alentejo, após uma exposição de 3h30.
A fotografia combina 420 imagens, cada uma com 30 segundos de exposição e mostra estrelas que formam as constelações de Ursa Maior, Ursa Menor, Canes Venatici, Draco, Cepheus, Camelopardalis e Cassiopeia.
Miguel Claro explica que “numa longa exposição fotográfica foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a Estrela Polar”.
Altamente recomendado. O Miguel Claro tem óptimas fotos e já teve várias publicadas em revistas e sites de astronomia/astrofotografia.

Btw, estrearam 5 filmes esta semana e não 2 Razz

_________________

Certe canzoni attraversano le mura con sacre ironie e parlano, senza parole, quell'unica lingua ch'è il suono.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Qaa Qenymin
Artista


Masculino
Leão N. de Mensagens: 412
Idade: 114
Local: Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça: Hobbit
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor: Cinzento

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Qui Out 13, 2011 4:25 pm

Portimão recebe Superbike e Supersport

O Campeonato do Mundo de Superbike fecha a temporada no próximo fim-de-semana (14 a 16 de Outubro), no Autódromo Internacional do Algarve.
O espanhol Carlos Checa (Ducati) já assegurou o título mundial.
Ainda nas motas mas no Mundial de Supersport, destaque para a equipa da casa (Parkalgar) onde militam os pilotos Sam Lowes e Miguel Praia.

Para além das Superbike e Supersport vamos poder ver em acção as Superstock 1000, Susperstock 600 e ainda o Campeonato Nacional de Superbike e Superstock. Os bilhetes encontram-se à venda no site e loja do autódromo ou na ticket line.

Nas Supersport destaque claro, para a equipa da casa, a Parkalgar Honda com Miguel Praia e Sam Lowes.
A equipa portuguesa ainda não conseguiu a tão desejada vitória em Portimão pelo que ambos os pilotos vão querer fazer história.

Sam Lowes, estreante no Campeonato tem feito um percurso extraordinário subindo por diversas vezes ao pódio mas ainda sem conseguir alcançar o lugar mais alto do pódio.
O objectivo é consegui-lo em Portimão e fechar a época com chave de ouro.

Miguel Praia na frente do seu público e certamente muito apoiado, quer finalmente bater o seu recorde pessoal no mundial e fechar a época no top 5.
Chaz Davies (Yamaha) já é também o Campeão de 2011 mas o vice-campeonato está ainda em aberto, com Fabien Foret (Honda), Broc Parkes (Kawasaki), David Salom (Kawasaki), Sam Lowes (Honda) e Luca Scassa (Yamaha) matematicamente ainda em condições de atingir o segundo lugar.

As corridas do Mundial de Superbike e Supersport podem ser vistas no Eurosport ou na RTP2.

Mais de metade das entradas em Conímbriga são gratuitas.

Mais de metade dos cerca de 100 mil visitantes anuais do Museu Monográfico de Conímbriga usufruem de entrada gratuita, e apenas aos domingos, que agora o Governo quer fazer cessar, são perto de 12 mil os beneficiados.

O director do museu, Virgílio Hipólito Correia, revelou à agência Lusa que, olhando para os resultados dos últimos quatro anos, são cerca de 11.770 visitantes que usufruem de entradas gratuitas aos domingos, entre os 100.982 visitantes/ano.

Lavadeiras regressam ao Mondego e animam praia fluvial

O cheiro a sabão e os cânticos das lavadeiras, junto ao rio, surpreendem os banhistas da praia fluvial dos Palheiros.
Numa tarde de sol escaldante, as mulheres do Rancho Folclórico Rosas do Mondego correm apressadas para recriar o ritual da “barrela”, feito pelas lavadeiras do Mondego.
Uma tradição com muitos anos e que, em tempos, se assumia como a única tarefa remunerada para as mulheres das margens do rio.
Está viva e recomenda-se.

População marcha contra a fome pelo quarto ano consecutivo

Milhares de pessoas voltam a juntar-se numa acção de solidariedade que vai conquistando cada vez mais a simpatia da população

Santa Maria da Feira vê reeditada este ano a Marcha Branca, iniciativa que, no sábado, assinala o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza.
A acção, que se realiza pelo quarto ano consecutivo, vai percorrer as principais ruas do centro da cidade, a partir das 21 horas, tendo como objectivo angariar duas toneladas e meia de alimentos para distribuir pela população carenciada do concelho.
Fonte da Câmara Municipal feirense já explicou que esta é uma forma de contribuir para o primeiro dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), reduzir para metade a pobreza extrema e a fome.
A concentração está marcada para as 20 horas, na Casa do Moinho, junto às piscinas municipais de Santa Maria da Feira, onde vai estar disponível um ponto de recolha de alimentos.
Todos os participantes devem trazer uma veste branca e contribuir com um quilo de alimentos não perecíveis (ex. arroz, massas, enlatados, papas de bebé, leite em pó, cereais, leite, bolachas, compotas, entre outros).

Reabilitação da Baixa de Coimbra vai mesmo sair do papel

Constituído em Maio deste ano, com cerca de 5,4 milhões de euros referentes à primeira subscrição, o Fundo Coimbra Viva I é oficialmente lançado hoje, em Lisboa
O lançamento oficial do projecto Coimbra Viva I - Reabilitação Urbana da Baixa de Coimbra está marcado para as 18h00 de hoje, no stand da Fundbox, no Salão Imobiliário de Portugal, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
O designado Fundo Especial Fechado de Investimento Imobiliário em Reabilitação Urbana - Coimbra Viva I foi constituído em Maio deste ano, com cerca de 5,4 milhões de euros referentes à primeira subscrição.
Na primeira fase de subscrição, aderiram, para além da Coimbra Viva - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), que é a entidade inicial responsável pelo projecto de reabilitação urbana da Baixa de Coimbra, da qual fazem parte a Câmara Municipal de Coimbra e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, a empresa de construção Casais, a sociedade gestora de participações sociais Alpalantri e seis proprietários de edifícios na primeira unidade de intervenção.
O Deutsche Bank é o banco depositário.

Lixo doméstico lançado ao rio Lis

O rio Lis está a ser usado, por algumas pessoas, como contentor de lixo no troço que atravessa a cidade.
A situação é denunciada pela Câmara de Leiria, cujos serviços têm detectado a presença de sacos com resíduos de origem doméstica, “devidamente atados”, quer no leito quer nas margens do rio.
Segundo a autarquia, houve ainda pessoas que terão observado “munícipes residentes em prédios, cujas traseiras dão para o rio, a fazer daquele o seu contentor”.
O troço do rio onde a existência de sacos de lixo se detecta com mais frequência é na zona entre a ponte Hintze Ribeiro e o açude do parque, ou seja, “na zona entre prédios”, frisa o município.

Monchique desperta idosos para um envelhecimento activo

Outubro é o mês do idosos em Monchique.
Até ao final do mês, a autarquia e a associação Âncora promovem um conjunto de actividades e iniciativas que pretendem combater o isolamento e fomentar um envelhecimento saudável e activo num dos concelhos mais envelhecidos da região
Seniores mais felizes, activos e com elevada auto-estima.
São estas as bases da primeira edição do “Mês Sénior”, que a câmara de Monchique e a associação Âncora promovem, até final de Outubro, junto da população idosa do concelho.

Pedro Górgia abre Festival Internacional de Teatro de VRSA

A sexta edição do Festival Internacional de Teatro de Vila Real de Santo António começa este sábado, dia 15, com Pedro Górgia e a peça “O Bom Ladrão”, às 22h00, no Centro Cultural António Aleixo.

O evento vai prolongar-se ao longo de nove dias, menos dois do que nas anteriores edições, e inclui teatro, poesia, magia, dança, entre outras artes de palco, bem como os já habituais wokshops.
A participação internacional estará a cargo de Doina, companhia de teatro e dança da Roménia e Moldávia.

Programa:

Sábado, dia 15, 22h00
“O Bom Ladrão”, de Conor McPherson, com Diogo Górgia

Domingo, dia 16, 22h00
“Auto das Pinduronas” (Teatro Experimental de Alcoutim)

Segunda-feira, dia 17, 22h00
Noite dos Poetas (poesia com “Os Poetas do Guadiana”)

Terça-feira, dia 18, 22h00
“As Artimanhas de Mole-Ali” (Te-Atrito)

Quarta-feira, dia 19, 15h00- Clube de Teatro “Brincar ao Teatro” (da Escola de Vila Nova de Cacela)
- TeaTroTeca (Grupo de Teatro da Escola de Castro Marim, com a peça “Ataque a Santarém”)

Quinta-feira, dia 20, 22h00
“A Solidão das Horas” (Companhia de Teatro Fech’ópano) ESTREIA

Sexta-feira, dia 21, 21h30
Noite de Dança e Magia (com a Escola de Dança “O Teu Cantinho” e Ambrozio Magic)

Sábado, dia 22, 22h00
“Querida Mamã”, de Ana Cristina Oliveira (Companhia de Teatro Dois Mais Um) ESTREIA

Domingo, dia 23, 22h00
- Workshop de Artes de Circo (com João Ricardo Pita e João Bota)
- Doina (Companhia de Teatro e Dança da Roménia e Moldávia)

Hortas sociais não dão peixe, mas servem para ensinar a pescar

Não percebia nadinha de agricultura, porque cresci na cidade e não se cultiva terra dentro de apartamentos.
Agora estou a aprender e a gostar bastante da experiência.
Ainda numa fase inicial, o projecto envolve para já cinco famílias carenciadas de Santarém, em que cada uma é responsável pelo amanho de uma parcela com 50 m2 e pela gestão de um espaço comunitário com laranjeiras e limoeiros, na antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC).
A Casa Solidária fornece a água para a rega, os utensílios e o material agrícola, as sementes e a formação técnica, através da colaboração da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS).

3408 empresas fecharam portas entre Janeiro e Setembro

Insolvências aumentaram em 2011, atingindo 3408 empresas entre Janeiro e Setembro, o que representa uma média de 13 por dia, segundo dados da COSEC - Companhia de Seguro de Créditos.
Em comparação com o ano passado, verificam-se mais 313 falências (10 por cento) do que em 2010.

Não são números animadores para o sector empresarial, que reflecte os efeitos da crise.
Há mais empresas a fechar portas em 2011, com um aumento de 10 por cento em comparação com o ano passado e um total elevado:
3408 insolvências nos nove primeiros meses do ano.

"A distribuição de insolvências por distrito mantém-se inalterada, em comparação com o trimestre anterior", segundo dados fornecidos pela COSEC.
Por outro lado, as empresas dos ramos da construção (27 por cento) e do comércio (21 pontos percentuais) lideram esta estatística negra, destaca a mesma fonte.

Os distritos mais afectados são Porto, Lisboa e Braga, por esta ordem.
No Porto, verificaram-se 829 insolvências, cerca de um quarto do total registado no País.
Já Lisboa tem 716 falências, o que representa 21 por cento.
O distrito de Braga assinala 13 por cento do total, com 439 casos.

Na causa desta distribuição estão precisamente os distritos com menor força empresarial e menos construção:
Bragança (16 empresas que fecharam as portas) e Beja (11 insolvências), o que constitui 0,5 e 0,3 por cento, respectivamente.

Segundo a COSEC, 912 falências dizem respeito a empresas dos sectores construção e de materiais (27 por cento).
No ramo alimentar, automóvel e de vestuário, há 674 insolvências, o que representa 20 por cento.
Os sectores têxtil e do calçado (456 encerramentos de actividade) e do agro alimentar (460) ocupam também os lugares de topo nesta lista.

Em todo o mundo, tendo como base o Índice Global de Insolvências da Euler Ermes, verifica-se uma descida, que inverte a tendência registada nos últimos dois anos, onde se verificou um pico.
Em 2010, registou-se uma quebra de cinco por cento.

Portugal simula terramoto em todo o país a 24 de Novembro

O primeiro simulacro nacional de preparação para sismos vai ser organizado às 11:15 de 24 de Novembro, pela Associação Nacional de Voluntariado de Protecção Civil (REDE).
«A nível nacional é a primeira vez e a nossa ambição é que tenha um grande impacto do ponto de vista da comunidade e dos cidadãos em vários locais, nomeadamente escolas, centros comerciais e nos lugares em que as pessoas estiverem naquele momento», afirmou Flávio Barbini, membro da REDE.

Com o nome Terramoto, o exercício público nacional de preparação para sismos decorrerá essencialmente nas escolas, centros comerciais e praças de município.
Esta acção prevê sete passos que permitem aos cidadãos saber como se devem comportar antes, durante ou após um sismo.

«O mais importante são as pessoas.
As pessoas é que serão os actores desta iniciativa.
Eles é que serão responsáveis, naquele momento, naquele minuto, por adoptar comportamentos», assinalou Barbini, à margem do seminário internacional sobre risco sísmico, que decorreu hoje na sede da ANPC.

"Sangue do Meu Sangue" já é o filme de ficção nacional mais visto do ano

Depois das críticas positivas e das distinções em San Sebastian, "Sangue do Meu Sangue", realizado por João Canijo, volta a afirmar-se como um dos grandes filmes portugueses de 2011 ao ser visto por mais de cinco mil espectadores no primeiro fim-de-semana de estreia, tornando-se no filme de ficção português mais visto do ano.

Em exibição em apenas 15 salas de cinema de todo o país, o melodrama familiar de Canijo teve este fim-de-semana 3916 espectadores, deixando para trás "O Estranho Caso de Angélica", de Manoel de Oliveira, que se estreou no final de Abril e foi visto por 2504 pessoas, e "A Morte de Carlos Gardel", de Solveig Nordland, estreado a 22 de Setembro e que soma até agora 2427 espectadores, segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
O filme venceu o prestigiado Prémio da Crítica Internacional e a Menção Especial do Júri do Prémio "Otra Mirada", atribuído por um júri presidido pela directora da TVE2 em San Sebastian, festival onde teve a sua estreia mundial.
Depois disso foi também apresentado no Festival de Toronto e mais recentemente no Festival de Bussan, na Coreia.
Estão ainda agendadas as exibições no Festival do Rio de Janeiro, no Brasil, em Munique, na Alemanha, em Linz, na Áustria, em Vílnius, na Lituânia, e na Corunha, em Espanha, onde será acompanhado por uma retrospectiva da obra do realizador.
A distribuição alternativa nos EUA no próximo ano também já está assegurada.
A versão longa do filme está em exclusivo no Cinema City Classic Alvalade em Lisboa, circulando depois por todo o país em sessões especiais, de cineclubes e associações culturais.
Está ainda previsto um corte do filme para televisão, em três episódios de 52 minutos cada.


Metropolitana vai ao Museu dos Coches

A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai estar no sábado 15 de Outubro no Museu dos Coches para um concerto que será o primeiro de outros em resultado da parceria celebrada entre o espaço museológico e aquela orquestra lisboeta.
Sem dúvida que o cruzamento entre a música e o património histórico é uma proposta excelente para atrair os dois públicos a um evento onde os dois interesses confluem.
Este é o objectivo destes concertos, que abrem com a Sinfonia em Si bemol de Leal Moreira, compositor que foi um dos primeiros a escrever obras com letras em português.
Criado pela rainha D. Amélia, o Museu dos Coches conta no seu acervo mais de trinta veículos, vários dos instrumentos originalmente usados pela Charamela Real, uma novidade nestes concertos, bem como partituras e outro material bibliográfico.
Trata-se pois de um conjunto de peças de importante valor histórico que os músicos da Metropolitana vão voltar a fazer reviver fazendo-os soar ao longo de algumas das apresentações que terão lugar neste museu lisboeta.

Alguns concertos para este fim de semana
13 de Outubro de 2011 Qui
Gwyn Ashton Almada – Clube Knock Out 23:00 livre
The Paperboats Almada – Fnac 22:00 livre
Couple Coffee Amadora – Dolce Vita Tejo 21:30
André Barros & Joana Viana Lisboa – Fnac Colombo 21:30 livre
Miúda + Alucina Lisboa – MusicBox 22:00 6 €
Selah Sue Lisboa – Op Art 23:00 10 €
Kolme Lisboa – Teatro A Barraca 23:00 5 €
Orquestra Jazz de Matosinhos & Lee Konitz Porto – Casa da Música 22:00 25 €
Preminger & Lackner & Kamaguchi & Lencastre Group Porto – Embaixada Lomográfica 19:00 desde 3 €
Klepht Porto – Hard Club
Stuart Staples + Sandy Kilpatrick Sintra – Centro Cultural Olga Cadaval 21:30 desde 20 €
B Fachada + Lula Pena Torres Novas – Teatro Virgínia -21:30 livre

14 de Outubro de 2011 Sex
Filho da Mãe Almada – Fnac 22:00 livre
Symphony X + Pagan's Mind + DGM Almada – Incrível Almadense 21:00 22 €
The Paperboats Amadora – Fnac Alfragide 22:00 livre
Gwyn Ashton Arcos de Valdevez – Casa das Artes 22:30
Birds Are Indie Barcelos – Biblioteca Municipal 22:00 3 €
Tiago Sousa Barreiro – Casa da Cultura 21:30 2,50 €
Hugo Pina Cascais – Fnac CascaiShopping 22:00 livre
Marenostrum + Camaleão Azul + Nobre Ventura + Migna Mala + Santa Mouraria Faro – Teatro Lethes 21:30 10 €
Sofia Ribeiro & Bartolomeo Barenghi Guarda – Teatro Municipal 22:00 livre

15 de Outubro de 2011 Sáb
Skypho Albergaria-a-Velha – Salão dos Bombeiros 22:00 3 €
Beware Jack & DJ Yoke Albufeira – Fnac Algarve 17:00 livre
UHF Alcobaça – Pataias 21:30
Veinless Almada – Santuário do Rock
Mike Bramble Aveiro – Centro Cultural e de Congressos
Touro Aveiro – Estúdio Performas
Paulo Cavaco Barreiro – Casa da Cultura 21:30 2,50 €
Apotheus Benavente – Side B
Joah Ann Lee Braga – Centro Cultural Braga Viva 22:30 4 €
Horselaughter Braga – Fnac 17:00 livre
Stone Slaves Caldas da Rainha – BlackBox 22:00 3 €
Danças Ocultas Caldas da Rainha – Centro Cultural e Congressos 22:00 15 €

16 de Outubro de 2011 Dom
Pedro Esteves Barreiro – Casa da Cultura 21:30 2,50 €
Joah Ann Lee Guimarães – Fnac 17:00 livre
James Blunt Lisboa – Coliseu dos Recreios 21:00 desde 28 €
Patrick Wolf Lisboa – TMN ao Vivo- 21:00 22 €

"E depois do adeus" em exposição em Lisboa

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) inaugurara hoje dia 13 de Outubro, em Lisboa, uma exposição dedicada à canção "E Depois do Adeus", com texto de José Niza e música de José Calvário.

A canção, que venceu o Festival RTP da Canção em 1974, foi a primeira senha radiofónica do movimento dos capitães do 25 de Abril, que destituíram a ditadura imposta desde 1926, e foi defendida em Lisboa e no palco da Eurovisão em Brighton, Reino Unido, por Paulo de Carvalho.

A mostra ficará patente até ao final do ano e “será uma evocação especial da figura de José Niza, um dos nomes mais importantes da música portuguesa das últimas décadas e presidente da Assembleia-Geral da SPA”, escreve a cooperativa.
O compositor e poeta José Niza, 73 anos, faleceu no passado dia 23, em Lisboa, no Hospital de Santa Maria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@


N. de Mensagens: 2006
Raça: Ent/Povo das Árvores
Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Ter Nov 27, 2012 12:14 pm

Finalmente uma boa notícia. Smile
Citação :
Metade dos alunos de Miranda do Douro estão a estudar Mirandês
26 Novembro de 2012 - 21:32

O presidente do agrupamento de Escolas de Miranda do Douro disse, esta segunda-feira, que nunca houve um número de alunos matriculados na disciplina de língua e cultura mirandesa como aquele que verifica no atual ano letivo.



"Este ano ultrapassámos os 450 alunos matriculados na disciplina de língua e cultura mirandesa, sendo que este número representa mais de metade da população estudantil do AEMD", explicou António Santos.

Em relação ao anterior ano letivo, verifica-se um aumento de mais de duas dezenas de alunos.

"Fico satisfeito com o aumento do interesse demonstrado pelos alunos para estudarem língua e cultura mirandesa, mesmo sendo uma disciplina de opção", frisou o responsável.

Este aumento crescente dos alunos pela disciplina reflete-se em diversos trabalhos elaborados no âmbito das atividades extracurriculares, como é caso de uma revista e de um jornal escritos em língua mirandesa pelos alunos.

"Eu creio que há uma nova vitalidade em torno da língua mirandesa e estou muito otimista em relação ao seu futuro. Mas preciso criar melhores condições para o ensino do mirandês no meio escolar para se continuar no bom caminho ", acrescentou António Santos.

Já Thibaut Ferreira, um aluno que deixou o AEMD para continuar os estudos em outras paragens, disse que aprender mirandês foi importante na sua vida.

"Os meus pais sempre me incentivaram a aprender a língua mirandesa, coisa que faço desde os cinco anos e logo que comecei a escrever as primeiras palavras", recordou o antigo aluno.

Thibaut Ferreira foi um dos muitos alunos que, esta segunda-feira, se reuniram na Escola Secundária de Miranda do Douro para assistirem a apresentação de uma nova publicação bilingue (Mirandês/Português), acontecimento que colocou os alunos em contacto com estudiosos, escritores e investigadores que ainda resistem em manter "viva" a segunda língua oficial em Portugal.

Na opinião de Amadeu Ferreira, um dos mais relevantes investigadores e escritores do Mirandês, as escolas do concelho de Miranda do Douro têm um papel importante na dinamização e aprendizagem da língua mirandesa.

O ensino do Mirandês, como opção, nas escolas do concelho de Miranda do Douro, é ministrado desde o ano letivo 1986/1987, por autorização do ministério da Educação.
Fonte: http://www.jn.pt/blogs/aulamagna/archive/2012/11/26/metade-dos-alunos-de-miranda-do-douro-est-227-o-a-estudar-mirand-234-s.aspx
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Anvilfolk
Burguês/Burguesa


Masculino
N. de Mensagens: 58
Local: Lisboa
Elemento: Metal
Deus: Hefesto (Metalurgia/Fogo/Vulcões)
Cor: Preto

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Ter Nov 27, 2012 11:46 pm

Altamente, excelentes notícias! Obrigado por partilhares Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.ferroforjado.org
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens: 3919
Idade: 28
Raça: Gárgula
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor: Vermelho

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Dom Maio 26, 2013 3:36 am

Breve reportagem sobre o cinema independente na Europa e, especialmente, em Portugal. A primeira pessoa a falar é o Tiago Pereira, d'A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e realizador da Sinfonia Imaterial.

http://pt.euronews.com/2013/05/20/cinema-independente-em-tempos-dificeis/

_________________

Certe canzoni attraversano le mura con sacre ironie e parlano, senza parole, quell'unica lingua ch'è il suono.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens: 3919
Idade: 28
Raça: Gárgula
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor: Vermelho

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Dom Nov 24, 2013 3:54 pm

Porque continuamos a não consumir Cultura? Falta de Educação e dinheiro

_________________

Certe canzoni attraversano le mura con sacre ironie e parlano, senza parole, quell'unica lingua ch'è il suono.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Drone
Sacerdote/Sacerdotisa


Masculino
N. de Mensagens: 242
Raça: Espectro
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor: Preto

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Dom Nov 24, 2013 4:30 pm

Ceinwyn escreveu:
Porque continuamos a não consumir Cultura? Falta de Educação e dinheiro
Por acaso estive a dar uma vista de olhos nessa notícia antes de passar por aqui. Sinceramente, acho que a falta de interesse pela cultura já não é de agora. A crise pode ter motivado uma quebra nos consumos e daí surgir este assunto, mas infelizmente não é novidade nenhuma.

O que me custa mais é ver os espaços a fechar, como por exemplo o King... No
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens: 3919
Idade: 28
Raça: Gárgula
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor: Vermelho

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Dom Nov 24, 2013 7:25 pm

Drone escreveu:
O que me custa mais é ver os espaços a fechar, como por exemplo o King... No
Essa notícia do King deixou-me mesmo mal. Ontem fui lá, suponho que pela última vez Neutral

_________________

Certe canzoni attraversano le mura con sacre ironie e parlano, senza parole, quell'unica lingua ch'è il suono.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Drone
Sacerdote/Sacerdotisa


Masculino
N. de Mensagens: 242
Raça: Espectro
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor: Preto

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Ter Nov 26, 2013 2:02 am

Ceinwyn escreveu:
Drone escreveu:
O que me custa mais é ver os espaços a fechar, como por exemplo o King... No
Essa notícia do King deixou-me mesmo mal. Ontem fui lá, suponho que pela última vez Neutral
Eu estive no King no Domingo, fui ver O Gosto do Saké. Embora não estivesse cheia a sala estava bastante composta. Foi curioso ver grande parte dos presentes a tirar fotos às salas, corredores, cartazes e até mesmo às casas de banho. A despedirem-se dos funcionários e desejarem-lhes boa sorte. Creio que se fosse noutro sítio tal não aconteceria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens: 3919
Idade: 28
Raça: Gárgula
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor: Vermelho

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Ter Nov 26, 2013 10:19 pm

Drone escreveu:
Ceinwyn escreveu:
Drone escreveu:
O que me custa mais é ver os espaços a fechar, como por exemplo o King... No
Essa notícia do King deixou-me mesmo mal. Ontem fui lá, suponho que pela última vez Neutral
Eu estive no King no Domingo, fui ver O Gosto do Saké. Embora não estivesse cheia a sala estava bastante composta. Foi curioso ver grande parte dos presentes a tirar fotos às salas, corredores, cartazes e até mesmo às casas de banho. A despedirem-se dos funcionários e desejarem-lhes boa sorte. Creio que se fosse noutro sítio tal não aconteceria.
De facto, sempre me senti lá muito bem, como não acontece noutros sítios, excepto talvez na Cinemateca ou no Nimas. Por ser perto de casa e ter o género de filmes que mais aprecio, considerava o King o "meu" cinema e custa-me bastante vê-lo fechar. Felizmente por enquanto resta ainda o Monumental, esperemos que dure muitos anos.

_________________

Certe canzoni attraversano le mura con sacre ironie e parlano, senza parole, quell'unica lingua ch'è il suono.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Drone
Sacerdote/Sacerdotisa


Masculino
N. de Mensagens: 242
Raça: Espectro
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor: Preto

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Qui Nov 28, 2013 3:28 pm

Ceinwyn escreveu:

De facto, sempre me senti lá muito bem, como não acontece noutros sítios, excepto talvez na Cinemateca ou no Nimas. Por ser perto de casa e ter o género de filmes que mais aprecio, considerava o King o "meu" cinema e custa-me bastante vê-lo fechar. Felizmente por enquanto resta ainda o Monumental, esperemos que dure muitos anos.
Sem dúvida alguma. Sempre me diverti a observar a fauna que por ali passava, geralmente nunca se viam grandes grupos, eram mais casais, dois ou três amigos ou pessoas isoladas. Ir ao King não era propriamente um evento social, não era a típica saída de fast food e picocas, por aquelas portas só passava quem realmente gostava de cinema. Por isso também sempre me senti muito bem ali, apesar de rodeado de estranhos, o ambiente era sempre muito familiar.

Agora estou curioso para dar um salto ao Nimas, não vou lá há bastante tempo e quero ver como ficou instalada a Les Enfants Terribles. Para além disso em Dezembro vai haver um ciclo “Cinema Clássico” com bilhetes a 4€. cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Drone
Sacerdote/Sacerdotisa


Masculino
N. de Mensagens: 242
Raça: Espectro
Elemento: Terra/Rocha
Deus: Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor: Preto

MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Ter Dez 03, 2013 4:17 pm

Cinema mais antigo de Lisboa vai reabrir Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Noticias Portuguesas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Folk Lusitânia ::  ::  :: -